Mudanças da partilha

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mudanças da partilha

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Minha planilha de testes.
O anexo Calculo.xls não se encontra mais disponível
Anexos
Calculo.xls
(18.5 KiB) Baixado 104 vezes
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mudanças da partilha

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Em anexo minha tabela SIGLAS.DBF completa.
Anexos
SIGLAS.rar
Tabela completa 2015
(1.21 KiB) Baixado 64 vezes
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mudanças da partilha

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

A minha pergunta é:

E quando o percentual de ICMS interno do destino for maior que o percentual de ICMS interestadual, ocasionando um DIFAL negativo?

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mudanças da partilha

Mensagem por JoséQuintas »

E minha pergunta é:

E quando for um produto que numa UF tem uma tributação e na outra UF tem outra, por exemplo, redução de base de cálculo somente numa das UFs.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mudanças da partilha

Mensagem por fladimir »

Meus calculos batem com a planilha do Rochicha e tb com a discussão do link q postei...

Com relação a pergunta do Rochinha de DIFAL negativo acredito q terá q ser considerado ZERO (não tenho certeza)
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mudanças da partilha

Só não entendi de onde vieram os valores de 200,00 pra FCP e de 400,00 pra ICMSDest

De resto bate com meu cálculo.

Também não entendi se o imposto vai ser 1.700, porque destacar na nota apenas 1.200, independente de existir ou não algo sobre isso na nota técnica.

Se não é ICMS, é o que? Roubo com recibo?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

fladimir
Colaborador
Colaborador

Mudanças da partilha

Mensagem por fladimir »

Só não entendi de onde vieram os valores de 200,00 pra FCP e de 400,00 pra ICMSDest
Tem uma tabela (não lembro onde) q informa o % do FCP de cada estado, ou seja, como no exemplo do Rochinha o % do FCP da UF Destino é 2% incidindo sobre 10.000,00 = 200,00 (não sei se era esta a dúvida)
Com relação ao dizer q os calculos batem eu errei ao dizer q bateu com meus cálculos e com dos links q postei...

Retificando minha fala...
Nos meus cálculos teve algumas divergências...

Estou usando como base uma planilha disponibilizada no link q passei q posto aki tb em anexo pra comparações...

Lembrando q não tenho plena certeza foi algo muito discutido em outro fórum (ACBr) onde chegamos a este consenso com relação aos cálculos...

[]´s
Anexos
Planilha Preenchimento XML ICMS.xls
(11.34 KiB) Baixado 72 vezes
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mudanças da partilha

E porque 440?

O ICMS calculado é 200.
Então no ICMS destino vai somar com FCP 200, que dá 400. De onde vieram os 40?

Só como adicional extra a todos os textos, o texto da CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
VII - nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado, adotar-se-á a alíquota interestadual e caberá ao Estado de localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota interestadual; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 87, de 2015) (Produção de efeito)

a) (revogada); (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 87, de 2015)

b) (revogada); (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 87, de 2015)

VIII - a responsabilidade pelo recolhimento do imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual de que trata o inciso VII será atribuída: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 87, de 2015) (Produção de efeito)

a) ao destinatário, quando este for contribuinte do imposto; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 87, de 2015)

b) ao remetente, quando o destinatário não for contribuinte do imposto; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 87, de 2015)

E quem puder traduzir isto, a emenda é de 16/04/2015:
Art. 3º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos no ano subsequente e após 90 (noventa) dias desta.
Isso significa que vai valer a partir de julho/2015, e também a partir de 2016? uma anta colocou duas datas iniciais?

Porque fizeram a lei da CONFAZ se já fizeram na constituição federal? falta do que fazer?

Vicente Alves de Oliveira é um político brasileiro. Mais conhecido como Vicentinho Alves
Nos nomes dos que assinaram está o apelido e não o nome. O documento tem valor jurídico?

Quanto mais mexe... mais fede.... kkkkkk
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mudanças da partilha

Só pra reforçar, é exatamente o cálculo que fiz.

Código: Selecionar todos

IF mipIcdAli > 0
   mipIcdVal := Max( 0, Int( mipIcmBas * mipIcdAli ) / 100 - mipIcmVal )
 ELSE
   mipIcdVal := 0
 ENDIF
 IF mipFcpAli > 0
   mipFcpVal := Int( mipIcmBas * mipFcpAli ) / 100
 ELSE
   mipFcpVal := 0
 ENDIF

No cálculo antigo, que ainda existe, é calculado o ICMS pra UF:
Exemplo: 12%

10.000,00 X 12% = 1.200,00

O cálculo novo adicional, é usando a alíquota interna de destino:

10.000,00 x 17% = 1.700,00

Igual à substituição tributária, o que na verdade é também, existe a diferença entre os valores

1.700,00 - 1.200,00 = 500,00

Essa diferença é que vai ser rateada, 60% pra cá e 40% pra lá.

500,00 X 60% = 300,00
500,00 x 40% = 200,00

O de lá, precisa recolher antecipado.

E fora isso, tem o fundo de combate à pobreza, também recolhido antecipado, que se for 2%

10.000,00 x 2 % = 200,00

Mas parece que no XML, alguns valores são somados, na nota destaca o imposto parcial (não os 1.700,00)....

Não entendo porque os posts complicaram tanto.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mudanças da partilha

Voltando à tela que postei:
imposto.png
Uma vez que é igual substituição tributária, e também é a diferença de imposto, acho que o correto é fazer igual: mostrar direto a diferença.

Mas existe uma necessidade a mais aí:
É importante mostrar o quanto vai ter que recolher antecipado.

Seria aquele valor x 40%

Não sei se acrescento aí, ou somente nos totais do pedido.

Nota: Ainda bem que estou usando 40 linhas x 132 colunas!! Cabem até os impostos nacionais.... rs
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mudanças da partilha

A propósito, fugindo um pouco do assunto, mas chamando a atenção pra um detalhe:

Antigamente eu alinhava a digitação do pedido pra ficar certinho de acordo com o tbrowse.
Aquilo de parecer digitando numa planilha.

Passei a abrir essa janela, é o INCLUI ou ALTERA na linha do tbrowse.

Como dá pra perceber, acaba com problemas de alinhamento ou limitação de espaço.
A cor é padrão em janelas, então ficou assim, talvez altere depois.
José M. C. Quintas

janio
Colaborador
Colaborador

Mudanças da partilha

Mensagem por janio »

E porque 440?

O ICMS calculado é 200.
Então no ICMS destino vai somar com FCP 200, que dá 400. De onde vieram os 40?
Quintas,

FCP = Base * 2% (R$ 200,00)
Icms Destino = 600,00 * 40% (R$ 240,00) + FCP (R$ 200,00) = 440,00
Icms Origem = 600,00 * 60% (R$ 360,00)

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
janio
Colaborador
Colaborador

Mudanças da partilha

Mensagem por janio »

Uma coisa que eu gostaria de saber:

Essa diferença de imposto entre o Estado de Origem e o Estado Destino, o destinatário vai pagar? Se sim, como?

Janio

PS: O icms normal ja está embutido no preço da mercadoria, logo pagando a mercadoria o cliente estará pagando o imposto tbm. Mas a diferença do imposto não está embutida na mercadoria
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mudanças da partilha

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Eu consultei umas tres planilhas diferentes que encontrei na internet e cada uma me mostrava um cálculo diferente.

Analisei as postagens aqui, fui batendo cabeça, calculando na mão, etc e parti para a planilha, mais rápida de implementar.
Uma coisa que eu gostaria de saber:

Essa diferença de imposto entre o Estado de Origem e o Estado Destino, o destinatário vai pagar? Se sim, como?
Em resposta ao caro amigo, voce ainda terá de gerar o XML para o GNRE referêntes aos dois valores:

1-A parte referênte ao imposto do destinatário.
2-O valor do FECP.

Em tempo:

Meus cálculos se basearam em 60% e 40% sobre o diferencial do imposto do valor principal, sendo que o resultado dos 40% eu uso para gerar a primeira GNRE e o cálculo relativo ao percentual do FECP sobre o valor principal eu gero a segunda GNRE.

Ainda para auxiliar a programação e não ter de fazer re-compilação todo inicio de ano segue uma funçãozinha legal:

Código: Selecionar todos

Function ICMSInterPart( nAno, qPercentual )
   * Onde qPercentual pode ser 1 ou 2
   * 1 devolve o percentual da UF Origem
   * 2 devolve o percentual da UF Destino
   local aICMSInterPart := {}
   aadd( aICMSInterPart, { 2015, 80, 20 } )
   aadd( aICMSInterPart, { 2016, 60, 40 } )
   aadd( aICMSInterPart, { 2017, 40, 60 } )
   aadd( aICMSInterPart, { 2018, 20, 80 } )
   aadd( aICMSInterPart, { 2019,  0, 100 } )
   nICMSInterPart := ascan( aICMSInterPart, { |x| x[1] = nAno } )
   IF nICMSInterPart <> 0
      return aICMSInterPart[ nICMSInterPart ][ qPercentual ]
   ENDIF
   RETURN 0
Assim ICMSInterPart( 2017, 2 ) = 60.

Pode-se automatizar colocando em seu .PRG:

pICMSInterPart := ICMSInterPart( year(date()), 2 )

Outra dica:
Para usar minha tabela de SIGLAS deve ficar atento para o campo ICMS, ele irá retornar o imposto do estado de destino tendo como origem São Paulo.

Caso queira obter os impostos internos do estado de pesquisa, basta pesquisar pelo campo UF e recolher o valor do campo/coluna com nome da UF.

A tabela também contempla códigos usados para o tratamento com GNRE como UFF e FECPx.

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mudanças da partilha

A segunda planilha não abre aqui, só a primeira.
Na primeira a diferença era 500 e não 600.
José M. C. Quintas

Responder