Tabelas genéricas com seção própria
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

Poderia ser criada uma seção para tabelas em geral, não sei exatamente qual o nome a ser dado.
Tabela de CFOP, Cidades/IBGE, UFs/IBGE, países, TIPI, alíquota de ICMS, NCM, CEP, etc.
Quem quiser, ou tiver, uma tabela, consultaria ou colocaria o post nesse grupo, separado deste de legislação.
Perguntas do tipo... "alguém tem a tabela de CFOPs", seriam respondidas com "olhe a seção de tabelas"
E na seção tabelas, o post "CFOP" teria a tabela e suas atualizações, ou tabelas comentadas, etc.
Muitas vezes uma pessoa vê a atualização de uma tabela, mas não vê da outra.
Provavelmente vão aparecer visitantes de outras linguagens de programação por aqui.
Obs. Não exatamente o conteúdo das tabelas, mas links atualizados, ou aviso de mudanças. Muitas vezes uma pessoa vê e outra não, como por exemplo a separação dos gêneros combustíveis e lubrificantes, que tem código próprio a algum tempo. (5.656 por exemplo pra venda, e outro pra armazém).
Um exemplo prático de como fica bom encontrar tudo num lugar é o link que encontrei do Sped.
http://www.sped.fazenda.gov.br/spedtabe ... SpedFiscal
Tabela de CFOP, Cidades/IBGE, UFs/IBGE, países, TIPI, alíquota de ICMS, NCM, CEP, etc.
Quem quiser, ou tiver, uma tabela, consultaria ou colocaria o post nesse grupo, separado deste de legislação.
Perguntas do tipo... "alguém tem a tabela de CFOPs", seriam respondidas com "olhe a seção de tabelas"
E na seção tabelas, o post "CFOP" teria a tabela e suas atualizações, ou tabelas comentadas, etc.
Muitas vezes uma pessoa vê a atualização de uma tabela, mas não vê da outra.
Provavelmente vão aparecer visitantes de outras linguagens de programação por aqui.
Obs. Não exatamente o conteúdo das tabelas, mas links atualizados, ou aviso de mudanças. Muitas vezes uma pessoa vê e outra não, como por exemplo a separação dos gêneros combustíveis e lubrificantes, que tem código próprio a algum tempo. (5.656 por exemplo pra venda, e outro pra armazém).
Um exemplo prático de como fica bom encontrar tudo num lugar é o link que encontrei do Sped.
http://www.sped.fazenda.gov.br/spedtabe ... SpedFiscal
Editado pela última vez por Maligno em 11 Jun 2010 19:29, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção Legislação Fiscal e Tributária, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção.
Razão: O presente tópico foi movido da seção Legislação Fiscal e Tributária, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
-
alxsts
- Colaborador

Re: Tabelas genéricas com seção própria
Olá!
É uma idéia interessante, em minha modesta opinião. Um repositório de dados ao qual muitos colegas poderiam recorrer. Mas onde colocar? Talvez na seção de downloads do pctoledo.com.br. Mas, geralmente vamos direto ao fórum. Talvez um link.
Mr. Toledo: é com você.
É uma idéia interessante, em minha modesta opinião. Um repositório de dados ao qual muitos colegas poderiam recorrer. Mas onde colocar? Talvez na seção de downloads do pctoledo.com.br. Mas, geralmente vamos direto ao fórum. Talvez um link.
Mr. Toledo: é com você.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
- JoséQuintas
- Administrador

Hoje tem a seção programação e dentro dela o clipper.
Poderia ter a seção tabelas e dentro dela cada tabela.
Porque cada tabela vai gerar tópicos variados.
Exemplos:
CFOP - Tabela pode ser encontrada no link xxxxx
CFOP - Tem a tabela comentada, explicando o uso de cada CFOP, no link xxxxx
CFOP - A partir de xx/xx/xx, foi incluso o grupo combustíveis
CFOP - Qual CFOP usar para xxxx.
Cidades IBGE - pode ser encontrada no link xxxx
Cidades IBGE - O que usar para cidades sem código definido
Cidades IBGE - Cidades satélites de Brasília, usam o código de Brasília
Estes 7 exemplos, eles ficariam perdidos no meio de legislação, enquanto poderiam ficar organizados junto com a tabela relacionada.
E isso se multiplica quando se fala em NCM, CST, etc.
Mas... quem tiver uma dúvida sobre CFOP, basta ir na seção de tabela de CFOP, ao invés de vasculhar ou esparramar dentro da legislação.
Poderia ter a seção tabelas e dentro dela cada tabela.
Porque cada tabela vai gerar tópicos variados.
Exemplos:
CFOP - Tabela pode ser encontrada no link xxxxx
CFOP - Tem a tabela comentada, explicando o uso de cada CFOP, no link xxxxx
CFOP - A partir de xx/xx/xx, foi incluso o grupo combustíveis
CFOP - Qual CFOP usar para xxxx.
Cidades IBGE - pode ser encontrada no link xxxx
Cidades IBGE - O que usar para cidades sem código definido
Cidades IBGE - Cidades satélites de Brasília, usam o código de Brasília
Estes 7 exemplos, eles ficariam perdidos no meio de legislação, enquanto poderiam ficar organizados junto com a tabela relacionada.
E isso se multiplica quando se fala em NCM, CST, etc.
Mas... quem tiver uma dúvida sobre CFOP, basta ir na seção de tabela de CFOP, ao invés de vasculhar ou esparramar dentro da legislação.
José M. C. Quintas
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Amigos, na seção "Contribuições, Dicas e Tutoriais" já existe várias tabelas que foram enviadas pelos membros deste fórum, então inclui dentro desta seção um sub-forúm chamado "Tabelas", onde já movi 3 tabelas só para servir de exemplo.
Dê uma olhada na seção "Contribuições, Tabelas, Dicas e Tutoriais" (alterei o nome da seção) e veja se desta maneira está bom!
Se estiver tudo Ok, depois com o tempo vamos (eu e os Moderadores) mover todas as tabelas já existentes em outras seções para esta nova.
Abraços,
Dê uma olhada na seção "Contribuições, Tabelas, Dicas e Tutoriais" (alterei o nome da seção) e veja se desta maneira está bom!
Se estiver tudo Ok, depois com o tempo vamos (eu e os Moderadores) mover todas as tabelas já existentes em outras seções para esta nova.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Aproveito o ensejo e reitero minha sugestão de criar uma seção para hardware, cujas mensagens normalmente são enviadas para a seção "Bate-Papo". Facilitaria bastante.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- JoséQuintas
- Administrador

Ainda clareando a idéia da seção....
Como falei no começo, o assunto mistura com legislação.
Então, poderia estar em legislação, da mesma forma que tem Clipper dentro de programação.
Resultado: Já organiza tabelas e legislação, pra consulta mais prática, e evitar perguntas repetidas.
Quem quiser CFOP, vai nessa seção CFOP.
Não interessa se é tabela, dúvida sobre classificar um CFOP, dois CFOPs numa mesma nota, tudo isso se refere a CFOP, e estaria num único lugar.
Já na seção ICMS, poderemos encontrar tabela de ICMS, dúvidas sobre como calcular, produtos com redução, diferenças entre UFs, etc.
Não sei que opções o programa do fórum permite, por isso não sei exatamente o que sugerir.
Se ele permitir TAGS, poderiam ser inclusas tags nos posts, para aparecerem em mais de uma seção de uma vez.
Algumas mensagens poderiam aparecer em legislação, tabelas, e downloads, por exemplo.
Vejo esse recurso de tags em sites de P2P/Emule/Torrent, onde a gente olha por exemplo um CD de rock, e tem as tags: rock, iron maiden, lançamentos, etc.
Seria uma opção de incluir uma mensagem em vários tópicos de uma vez, ou de permitir juntar mensagens isoladas, e avaliar criação de tópicos especiais.
Como falei no começo, o assunto mistura com legislação.
Então, poderia estar em legislação, da mesma forma que tem Clipper dentro de programação.
Resultado: Já organiza tabelas e legislação, pra consulta mais prática, e evitar perguntas repetidas.
Quem quiser CFOP, vai nessa seção CFOP.
Não interessa se é tabela, dúvida sobre classificar um CFOP, dois CFOPs numa mesma nota, tudo isso se refere a CFOP, e estaria num único lugar.
Já na seção ICMS, poderemos encontrar tabela de ICMS, dúvidas sobre como calcular, produtos com redução, diferenças entre UFs, etc.
Não sei que opções o programa do fórum permite, por isso não sei exatamente o que sugerir.
Se ele permitir TAGS, poderiam ser inclusas tags nos posts, para aparecerem em mais de uma seção de uma vez.
Algumas mensagens poderiam aparecer em legislação, tabelas, e downloads, por exemplo.
Vejo esse recurso de tags em sites de P2P/Emule/Torrent, onde a gente olha por exemplo um CD de rock, e tem as tags: rock, iron maiden, lançamentos, etc.
Seria uma opção de incluir uma mensagem em vários tópicos de uma vez, ou de permitir juntar mensagens isoladas, e avaliar criação de tópicos especiais.
José M. C. Quintas
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Amigo JoséQuintas, estou querendo evitar o excesso de seções no fórum. Criar uma seção para cada tipo de tabela acho que seria demais, visto que atualmente no fórum não existe tantas tabelas assim. A tabela de CFOP mesmo acho que só tem uma, postada pelo Rochinha.
Bastaria criar um sub-fórum para tabelas sobre legislação na seção "Legislação Fiscal e Tributária", independente de que tipo de tabela seja, assim quando algum membro estivesse procurando alguma tabela sobre legislação entraria neste sub-fórum.
Abraços,
Bastaria criar um sub-fórum para tabelas sobre legislação na seção "Legislação Fiscal e Tributária", independente de que tipo de tabela seja, assim quando algum membro estivesse procurando alguma tabela sobre legislação entraria neste sub-fórum.
Esta nova seção ja está dentro do bloco "Diversos".Maligno escreveu:Aproveito o ensejo e reitero minha sugestão de criar uma seção para hardware...
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
Agradeço, Toledo. Agora ficará mais fácil mover tópicos do tipo.Esta nova seção ja está dentro do bloco "Diversos"
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Quintas, a idéia de tags seria legal se todos os forenses se preocupassem em relacionar neste sentido.
Voce, Maligno, Toledo, Eu e outros temos uma certa visão, cada um, de forum ideal, mas dependen também dos outros membros que chegam até aqui.
Muitos passam anos somente olhando aprendendo, outros contribuindo e o volume de informação hoje aqui é imenso.
Quando posto alguma coisa no forum, não posto com o unico intuito de contribuir, mas para ser um ponto de busca futura e por auxiliar também à outros.
Talvez a sessão contribuições já esteja grande o bastante para ser dividida, mas eu não gostaria de chegar aqui e encontrar uma divisão identica ao forum INFO que se perdeu nele mesmo, de tanta separação, lá só faltou ter separação por letra, tipo mensagem que contenha a letra Z.
A forma que o Toledo deu ficou muito boa, já que as mesmas são contribuições.
Quintas, a idéia de tags seria legal se todos os forenses se preocupassem em relacionar neste sentido.
Voce, Maligno, Toledo, Eu e outros temos uma certa visão, cada um, de forum ideal, mas dependen também dos outros membros que chegam até aqui.
Muitos passam anos somente olhando aprendendo, outros contribuindo e o volume de informação hoje aqui é imenso.
Quando posto alguma coisa no forum, não posto com o unico intuito de contribuir, mas para ser um ponto de busca futura e por auxiliar também à outros.
Talvez a sessão contribuições já esteja grande o bastante para ser dividida, mas eu não gostaria de chegar aqui e encontrar uma divisão identica ao forum INFO que se perdeu nele mesmo, de tanta separação, lá só faltou ter separação por letra, tipo mensagem que contenha a letra Z.
A forma que o Toledo deu ficou muito boa, já que as mesmas são contribuições.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
- JoséQuintas
- Administrador

Se a separação estiver restrita somente a downloads, está resolvido dessa forma.
A separação em fóruns por tabela só é interessante se tiver os assuntos relacionados junto.
Se eu encontrar exemplos dentro do fóum, posto aqui.
A separação em fóruns por tabela só é interessante se tiver os assuntos relacionados junto.
Se eu encontrar exemplos dentro do fóum, posto aqui.
José M. C. Quintas
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Pois é.. eu também concordo. Resolveria se houvesse uma seção de downloads o que englobaria essa questão das tabelas. Pois elas são de interesse diverso.Se a separação estiver restrita somente a downloads, está resolvido dessa forma.
Eu ja falei pro Toledo sobre a criação da seção "Downloads", mas como o que eu geralmente sugiro e as idéias ficam meio que desprezadas... só me resta esperar que venha ser adotado com o passar do tempo...
claro, se houvesse a seção de downloads assim como qualquer outro item de seção, não haveria necessidade dessa subdivisão que foi criada na seção "Contribuições, Dicas e Tutoriais", pois fica muito dismiussado, muito subdividido (como o colega Rochinha mencionou) e que no final acaba sendo absorvido por pouca participação como tinha para xHarbour.A separação em fóruns por tabela só é interessante se tiver os assuntos relacionados junto.
Lembro que no início a maioria (por não dizer a totalidade da equipe administrativa do fórum) eram em contra da criação de nova estrutura. Claro que com o tempo e a insistência de alguns, ajudaram a construir uma estrutura ideal.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- JoséQuintas
- Administrador

Não sei se dei essa impressão, mas não é isso, e acho que Contribuições é um tópico bom para os downloads.Pois é.. eu também concordo. Resolveria se houvesse uma seção de downloads
Minha idéia era fazer uma seção de ICMS, contendo a tabela de alíquotas, e mais as discussões sobre ICMS.
Ou a seção de CFOP, contendo a tabela de CFOPs, e mais as discussões sobre CFOP.
Só não me expressei direito no começo. Acabariam ficando melhor como subdivisões da Legislação.
Não olhei o quanto de postagem tem sobre cada assunto/tabela, pra ver se vale a pena fazer isso na prática.
Refazendo a frase anterior: se for apenas pra download de tabelas, do jeito que fizeram ficou muito bom.
José M. C. Quintas
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Em setembro de 2008 tivemos aqui uma discussão grande sobre a estrutura do fórum, muitas seções que tinham poucas visitas ou que tratavam praticamente sobre o mesmo assunto foram unificadas. Antes existiam muitas seções e isto acabava dificultando os membros do fórum em saber em qual seção postar suas dúvidas, dando muito trabalho a moderação em ficar movendo os tópicos para a seção correta. Então, optamos em ter uma estrutura mais enxuta e na época a estrutura atual foi a que chegou mais perto do ideal.JoséQuintas escreveu:Não olhei o quanto de postagem tem sobre cada assunto/tabela, pra ver se vale a pena fazer isso na prática.
Pablo, em 2005 (você não frequentava o fórum ainda) já existiu uma seção Download aqui no fórum, inclusive com todos os arquivos que estão no meu site, além de vários outros que foram enviados pelos membros. Só que em uma das vezes em que o fórum foi trocado para um servidor novo, estes arquivos foram perdidos e também a nova versão do phpBB3 que foi instalada não aceitava mais o script de download, pois foi incluído a opção de anexar arquivos nas mensagens, substituindo o script de download. Em 2008 eu tentei colocar a seção download novamente aqui no fórum, mas sem muito sucesso. Mas como hoje qualquer membro pode anexar arquivos em suas mensagens, então a criação de uma seção específica para download fica desnecessária.Pablo César escreveu:Eu ja falei pro Toledo sobre a criação da seção "Downloads"...
Amigo, nunca desprezei suas sugestões, inclusive muitas delas foram implantadas aqui no fórum. Tenho me esforçado ao máximo para atender a todas as idéias propostas, mas realmente algumas são difíceis de serem implantadas, devido a complexidade que é o script do phpBB3.Pablo César escreveu:... mas como o que eu geralmente sugiro e as idéias ficam meio que desprezadas...
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Ficou muito bom essas novas sessões, teria que ter apenas um modo de realizar buscas de ANEXOS no fórum, ai dependendo de algumas tabelas podemos colocar em anexos.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql