Cor do texto do bloco de código fonte

Poste aqui suas sugestões e/ou críticas sobre o fórum, fale sobre a moderação e envie elogios.

Moderador: Moderadores

Maligno
Membro Master
Membro Master

Cor do texto do bloco de código fonte

Mensagem por Maligno »

Quando um bloco de código fonte é expandido, o fonte, originalmente de cor verde, muda para cinza. Essa cor dificulta bastante a leitura, já que o fundo é branco. Aliás, a cor verde, no bloco comprimido, também é muito ruim de ler, mas é bem mais tolerável, já que esse bloco é pequeno. Minha sugestão é trocar essas cores por outras mais escuras que, com o fundo branco, vão tornar a leitura do código fonte bem menos desgastante. Particularmente, eu não só trocaria essas cores, mas trocaria também o fundo para algo perto do "gelo" ou um cinza bem claro. O fundo branco é (na minha opinião) bem irritante.

Aliás, uma curiosidade: nos filmes do UOL há um botãozinho na parte de baixo do vídeo escrito "Apagar a Luz". Acionado, ele transforma todo o entorno do vídeo em algo perto do preto. O branco predominante deixa de existir, o que torna a visualização do vídeo bem mais agradável. Por isso que sempre configuro UltraEdit com um fundo azul bem escuro. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Re: Cor do texto do bloco de código fonte

Mensagem por Toledo »

Maligno, já alterei as cores da tag, dê uma olhada se ficou melhor assim!

Código: Selecionar todos

SET ALTERNATE TO (VPAT_DOC+"\COPIAS.CSV")
SET ALTERNATE ON
?? "Nº COPIAS,TITULO,CATEGORIA,GENERO"
DO WHILE QFAZ="COP" .AND. (1->(!EOF()))
   VQC:=CONTA_COP(COD_TIT,VQFAZ)
   IF VQC>=VNCOP  .AND. VCPODE1(VQFAZ,(1->COD_TIT))=.T.
      VPRO:=WINCAR(ALLTRIM(QPROM1(1->PROMOCAO)))
      VGEN:=WINCAR(ALLTRIM(QGEN1(1->GENERO)))
      VTIT:=WINCAR(ALLTRIM(1->TITULO))
      ? STR(VQC,2,0)+","+VTIT+","+VPRO+","+VGEN
   ENDIF
   SKIP
ENDDO
SET ALTERNATE OFF
SET ALTERNATE TO
ALERT("Arquivo "+CHR(34)+"COPIAS.CSV"+CHR(34)+" gerado com sucesso na pasta:;;"+VPAT_DOC)
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Toledo, se tu fosse muié, te lascava um cola-bico. Perfeito! :)
[]'s
Maligno
---

---
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Eu... muié?!?!? :P

Pena que as mulheres que frequentam o fórum não dão sugestões nenhuma!!! Ai sim eu ia aceitar este "cola-bico".
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Dr.Microso
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Dr.Microso »

Caros colegas, salve!

Embora ainda goze de boa visão, acho que ficou um pouco ilegível, considerando que nem todos possuem uma boa acuidade visual.
Quando expandido, a primeira célula (onde está EXPANDIR VISUALIZAÇÃO), acaba mesclando-se com a segunda, contrariando a intenção de foco e por conseqüência não realçando onde se ativou a função.

É valida a idéia do colega, mas creio que a mudança poderia contemplar/reforçar 2 pontos: maior legibilidade e indução da necessidade, ou seja, "incucar o usuário" por associação de imagem à necessidade de fazê-lo (usar a tag code)... E nada melhor do que através da própria imagem. Por exemplo, muitos de nós ao vermos determinada cor lembramos do MS-EDIT...
Neste contexto, a primeira célula poderia realçar sua funcionalidade e agregar outras informações.
Assim, se o forense narra seu dilema e resolve postar trecho de código direto (sem tag code), poderia por exposição ficar uma sensação de que está faltando "algo", ou que poderia ter ficado melhor (tag code)...

Algumas sugestões (fiz rápido nas limitações do MS-Word/cores) que podem ser melhoradas na presença de mais recursos...

Imagem
Imagem
Imagem

Um visual "zebrado", similar ao formulário contínuo pode conferir sutileza às cores fortes e maior legibilidade (na ausência de auto-numeração).
Agora, claro... Tudo é "uma perspectiva da óptica elíptica"...

Um abraço!
"...Olha isso aqui tá muito bom, isso aqui tá (ficando) bom demais..."
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Da forma que estava antes, o Toledo melhorou a visualização drasticamente (o que motivou-me a dar-lhe um cola-bico, se muié fosse). Mas se for mudar novamente, note que a fonte branca no fundo azul dá um contraste bem mais agradável, como eu disse que uso no UltraEdit. Mas é uma idéia. É válida. Acrescente a isso a numeração de linhas. Exemplo:

Imagem
[]'s
Maligno
---

---
Dr.Microso
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Vejo sua última sugestão como um dos formatos ideais, porque resolve vários pontos ao mesmo tempo.

Legibilidade
Convido o leitor a fazer um mero teste: afaste-se 1 metro do seu monitor, visualizando o formato atual e o último proposto pelo colega...
No caso do azul escuro, embora no conjunto não fique sutil e delicado (o formato atual o é), possui ainda coerência com a cor predominante do fórum (se a estética incomodar), além de remeter a idéia de um editor que praticamente está presente na maioria dos PCs (MS-Edit) e é usado ainda por muitos, dentro e fora do país (às vezes por mera comodidade), e se outros, configurado com as cores do dito cujo, como o caso (Ultra Edit) do colega e de tantos outros.

Indução de formato
Há casos em que mais do que se está lendo, assimilamos na verdade a idéia entre linhas.
Toda vez que o usuário estiver lendo um tópico, ficará claro logo de início que há trechos de codificação por causa da cor...
Eu mesmo quando leio um tópico novo, sempre dou uma corrida na pagina para ver se há codificação, o que instiga mais minha atenção.
Acho que dessa forma reduziria a quantidade de usuários que insistem em postar a codificação sem usar a tag pertinente, induzindo a impressão que se está colocando alguma coisa fora do lugar... E ai, sucesso na "incucação" da organização.
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Mas note que minha fonte preferida (FixedSys, que não é proporcional) ajuda demais na visualização. No fórum usa-se outra, que realmente não é apropriada para visualização durante muito tempo. No fórum nem precisa. É apenas para consulta.
[]'s
Maligno
---

---
anacatacombs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por anacatacombs »

Toledo escreveu:Pena que as mulheres que frequentam o fórum não dão sugestões nenhuma!!! Ai sim eu ia aceitar este "cola-bico"
Ah Toledo.. isso é mentira..
Eu mesma já postei uma sugestão.
Dr.Microso
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

De fato, a fonte poderia ser considerada também porque ajudaria igualmente.
Todavia, para uma melhor avaliação...

Imagem

Imagem

Um abraço!
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Amigos, gostei deste formato que o Maligno deu como exemplo... vou ver o que eu faço!
anacatacombs escreveu:Ah Toledo.. isso é mentira..
Oi Ana, eu estava apenas brincando com a resposta que o Maligno me deu... sei que você já postou algumas sugestões, inclusive a inclusão de palavras a partir de 3 letras no sistema de busca aqui do fórum foi sua! Lembra?

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Agora meio tarde eu entendi o por que mudou as cor da TAG CODE, na minha opinião não ficou bom(isso não é reclamação é apenas meu ponto de vista), mas espero que outros colegas venham aqui e deixem também suas opiniões para ficar algo bom para todos...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Leonardo, ainda não é nada definitivo, estamos em fase de teste. Depois, é claro, vamos disponibilizar alguns modelos para ver qual é preferência dos membros do fórum.

Estou mudando a formatação da tag CODE e com algumas novidades:

Exemplo da nova tag:
SET ALTERNATE TO (VPAT_DOC+"\COPIAS.CSV")
SET ALTERNATE ON
?? "Nº COPIAS,TITULO,CATEGORIA,GENERO"
DO WHILE QFAZ="COP" .AND. (1->(!EOF()))
   VQC:=CONTA_COP(COD_TIT,VQFAZ)
   IF VQC>=VNCOP  .AND. VCPODE1(VQFAZ,(1->COD_TIT))=.T.
      VPRO:=WINCAR(ALLTRIM(QPROM1(1->PROMOCAO)))
      VGEN:=WINCAR(ALLTRIM(QGEN1(1->GENERO)))
      VTIT:=WINCAR(ALLTRIM(1->TITULO))
      ? STR(VQC,2,0)+","+VTIT+","+VPRO+","+VGEN
   ENDIF
   SKIP
ENDDO
SET ALTERNATE OFF
SET ALTERNATE TO
ALERT("Arquivo "+CHR(34)+"COPIAS.CSV"+CHR(34)+" gerado com sucesso na pasta:;;"+VPAT_DOC)
Ainda tem muita coisa para fazer nesta nova formatação, então quando tiver tudo certo, vou disponibilizar outras opções de cores.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Chic então Toledo, a formatação do CODE com cores está dez, ficou bom mesmo. Esperamos que mais gente apareça por aqui para dar suas opiniões.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Sobre a cor de fundo: se o highlighting for mantido, o fundo terá de ser escuro. Se for muito clara, alguns símbolos não serão facilmente lidos. Já imaginou como ficaria uma string rosa num fundo azul claro? Mas o fundo não precisa ser azul escuro. Aliás, no UE a cor padrão nem é essa; eu é que uso assim. E gosto tanto que configurei as mesmas cores no C++ Builder. Mas pode ser qualquer cor escura. Depois da fase de implementação, como o Toledo disse, serão feitos testes nesse sentido, com o feedback dos usuários. Nada é definitivo.

PS1: Toledo, com a fonte fixedSys fica muito melhor de ler, não? Bem legível.
PS2: Por precaução, eu deixaria 3 dígitos para a numeração das linhas. Nunca se sabe. :)
[]'s
Maligno
---

---
Responder