Ambiente de Homologação para Desenvolvedores
Moderador: Moderadores
Ambiente de Homologação para Desenvolvedores
Estive eu a pensar com meus botões e perguntei a um contador: existe uma condição especial de habilitação para emissão de NFe exclusivamente em modo de homologação para auxiliar os desenvolvedores? Me respondeu que "parece" que sim e me disse para procurar no site da Secretaria da Fazenda do Paraná. Procurei e não encontrei. Talvez não exista. E se não existir, deveriam criar. Imagina só: o sujeito quer desenvolver a solução completa. Isso leva muito tempo. Não dá pra pedir emprestado o cartão de um cliente. Alguém sabe algo a respeito?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Re: Ambiente de Homologação para Desenvolvedores
Querido Maligno.
Eu também acho que deveria ter.. mas acho que não tem.
Ouvi dizer de algum certificado para testes.. mas nunca encontrei
Acho que quem criou a NF-E não pensou nos desenvolvedores.
Beijos
Ana
Eu também acho que deveria ter.. mas acho que não tem.
Ouvi dizer de algum certificado para testes.. mas nunca encontrei
Acho que quem criou a NF-E não pensou nos desenvolvedores.
Beijos
Ana
Querida, Ana.
Com o certificado de testes, que seja do meu limitado conhecimento, não dá pra fazer todos os testes.
Com o certificado de testes, que seja do meu limitado conhecimento, não dá pra fazer todos os testes.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Queridos, amiguinhos!
Eu me recordava de ter visto algo sobre o assunto, e vasculhando na internet encontrei alguns sites que podem ajudar!
No primeiro site podemos encontrar detalhes sobre o ambiente de homologação para o estado de Minas Gerais.
Nos demais podemos encontrar o certificado digital. Não fiz nenhum teste com os mesmos ainda.
http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/credenciamento.html
https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/
http://hom.nfe.fazenda.gov.br/portal/
Espero ter colaborado!
Sds,
Júlio.
Eu me recordava de ter visto algo sobre o assunto, e vasculhando na internet encontrei alguns sites que podem ajudar!
No primeiro site podemos encontrar detalhes sobre o ambiente de homologação para o estado de Minas Gerais.
Nos demais podemos encontrar o certificado digital. Não fiz nenhum teste com os mesmos ainda.
http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/credenciamento.html
https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/
http://hom.nfe.fazenda.gov.br/portal/
Espero ter colaborado!
Sds,
Júlio.
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Ana,
Na verdade acho que foi pensando neles que não criaram, se não isso seria uma bagunça sem tamanho, gente deixando e loop e enviando sem parar só pra tentar derrubar o sefaz e etc.... e para ter certeza que a NOTA que está sendo emitida é uma empresa autorizada somente tendo o certificado da mesma para poder realmente saber se ela vai conseguir emitir NFE, caso contrario nem na Homologação deve passar mesmo. Agora uma coisa chata é o Sefaz ai do Paraná que exige de mais, é muita frescura para se homologar e começar a usar as NFE por ai, essa burocracia toda é apenas ai, isso acho desnecessário. Agora para não ficar incomodando o cliente com cartão é só orientar o mesmo para comprar um certificado A1 que fica fácil de implantar com certificado A1.anacatacombs escreveu:Acho que quem criou a NF-E não pensou nos desenvolvedores.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Mas Leo..
Do mesmo jeito que tem ambiente de homologação e produção, deveria ter ambiente de "desenvolvedor"...
Claro, que a empresa teria que ter um cadastro, e o óbvio.. ser autorizada a emitir documento fiscal do tipo 55..
Se fosse algo bem planejado, acho que não teria problemas.
Do mesmo jeito que tem ambiente de homologação e produção, deveria ter ambiente de "desenvolvedor"...
Claro, que a empresa teria que ter um cadastro, e o óbvio.. ser autorizada a emitir documento fiscal do tipo 55..
Se fosse algo bem planejado, acho que não teria problemas.
Removeu todas as letras de minha boca. 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- alaminojunior
- Colaborador

Verdade, aqui em São Paulo quando (e ainda existe em funcionamento) implantou-se o programa Nota Fiscal Paulista, criaram um ambiente para desenvolvedores.
O desenvolvedor faz o cadastro como consumidor, gera uma senha, e depois marca uma flag existente no site informando ser desenvolvedor. No começo houveram alguns problemas mesmo, mas pelo menos havia como testar os arquivos gerados.
Sobre o certificado, ele permite apenas que se teste a geração dos xml´s. Toda a parte que envolve comunicação com as SEFAZ´es, não tem como mesmo.
E como o enterro já segue adiantado, creio que seja difícil eles se sensibilizarem.
O desenvolvedor faz o cadastro como consumidor, gera uma senha, e depois marca uma flag existente no site informando ser desenvolvedor. No começo houveram alguns problemas mesmo, mas pelo menos havia como testar os arquivos gerados.
Sobre o certificado, ele permite apenas que se teste a geração dos xml´s. Toda a parte que envolve comunicação com as SEFAZ´es, não tem como mesmo.
E como o enterro já segue adiantado, creio que seja difícil eles se sensibilizarem.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Oi Ana,
Mas esse ambiente é o ambiente de Homologação, a unica coisa que o certificado da empresa tem que está habilitado no caso do A1 você pode usar ele em Homologação e seu cliente em produção ao mesmo tempo.
Mas esse ambiente é o ambiente de Homologação, a unica coisa que o certificado da empresa tem que está habilitado no caso do A1 você pode usar ele em Homologação e seu cliente em produção ao mesmo tempo.
Leonardo Machado
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Só complementando a mensagem do Leonardo, o certificado modelo A1 pode ser exportado e depois instalado em qualquer micro. Assim, você pode instalar ele no seu micro e usar em modo de homologação.
Abraços,
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Sim, é verdade.. dá pra usar o certificado do cliente em homologação para testes..mas imagine só o problema que daria se por engano, enviasse a nota em ambiente de produção.
Seria bem mais legal se tivesse um ambiente para os desenvolvedores... eu ficaria bem mais a vontade para testar, mesmo sabendo que podemos ainda utilizar o do cliente.
[]'s
Seria bem mais legal se tivesse um ambiente para os desenvolvedores... eu ficaria bem mais a vontade para testar, mesmo sabendo que podemos ainda utilizar o do cliente.
[]'s
- alaminojunior
- Colaborador

Não havia acordado para isso ! É maquiavélicamente interessantesygecom escreveu:no caso do A1 você pode usar ele em Homologação e seu cliente em produção ao mesmo tempo.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Pensei nisso. Mas o difícil é convencer alguém a usar o A1. Só querem saber do cartãozinho na mão. Aí,... 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
O meu cliente comprou inicialmente o Certificado Digital A3.
Quando nos defrontamos com a homologação e fase de testes, percebeu que seria impraticável e arriscado a sua utilização, adquiriu o A1, cuja cópia foi colocada em todos os terminais de venda e inclusive uma cópia também comigo, para todos os testes necessários.
No sistema coloquei o ambiente em uma variável, que no cliente está em Produção e usa a versão "Emissor Gratuito da NFE" , e no meu desenvolvimento uso a versão de teste para evitar riscos de mandar alguma NFE, em ambiente de Homologação, tudo com o mesmo Certificado.
Quando nos defrontamos com a homologação e fase de testes, percebeu que seria impraticável e arriscado a sua utilização, adquiriu o A1, cuja cópia foi colocada em todos os terminais de venda e inclusive uma cópia também comigo, para todos os testes necessários.
No sistema coloquei o ambiente em uma variável, que no cliente está em Produção e usa a versão "Emissor Gratuito da NFE" , e no meu desenvolvimento uso a versão de teste para evitar riscos de mandar alguma NFE, em ambiente de Homologação, tudo com o mesmo Certificado.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Ana,anacatacombs escreveu:..mas imagine só o problema que daria se por engano, enviasse a nota em ambiente de produção.
Esse problema pode acontecer, mas pode acontecer mesmo, mas por segurança quem é desenvolvedor deve se preocupar com isso, no nosso caso aqui temos um Flag que diferencia sistema em produção para sistema em desenvolvimento ai essa FLAG quando definida como desenvolvimento ela sempre executa obrigatoriamente as notas em Homologação.
Não vamos tentar re-inventar a roda, o modo de Homologação foi feito para testes, testes esses que são feito tanto pelo pessoal do desenvolvimento quanto para o pessoal da area de faturamento e fiscal de cada empresa testando como enviar nota fiscal eletrônica e etc...
Ainda acho tudo como está muito bom, primeiro que muitos aventureiro do mercado acabam ficando com medo de assumir compromisso e acabam nem pegando isso para fazer, segundo que se todos os SEFAZ das UF fosse que nem o Paraná seria uma correria muito grande para homologar todo mundo, mas só faria essa correria toda quem realmente está afim de compromisso e não de apenas largar qualquer coisa no mercado...mas....nem tudo é tão bom, vamos tocando do jeito que é, ou seja, temos que fazer tudo para o cliente, atender e dar de graça tudo para o governo, não temos para quem reclamar, se der problema no sefaz, nós que temos que dar o suporte(aconteceu sabado passado no RJ, PR, SP, BH), e temos ainda mais coisas pela frente que o governo vai inventado e nós vamos trabalhando para o governo...
Leonardo Machado