Evento LINUXCON 2010

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

alxsts
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3092
Registrado em: 12 Ago 2008 15:50
Localização: São Paulo-SP-Brasil

Evento LINUXCON 2010

Mensagem por alxsts »

Olá!

Para quem se interessa pelo assunto.

Pela primeira vez participando de atividades com diversas comunidades de software livre e aberto, Linus Torvalds confirma sua presença na LINUXCON 2010, dentro de uma programação que prevê a participação de mais uma série de palestrantes internacionais (* lista abaixo) e nacionais. As duas palestras relacionadas à experiência do Software Público serão da comunidade GINGA e das soluções do Banco do Brasil: APOENA, PW3270 e KORUJA. O Banco vai apresentar o seu caso de migração para software livre.

O evento começa nesta terça-feira, dia 31 de agosto, no WTC Convention Center, na Avenida das Nações Unidas-12559, bairro Brooklin Novo na cidade de São Paulo. Mais informações do evento no endereço http://events.linuxfoundation.org/event ... /pt/inicio

De acordo com a organização ainda há tempo para fazer inscrição no próprio dia do evento, na área de atendimento dedicada às novas inscrições.

Rafael Peregrino, um dos coordenadores do evento, diz que "a LinuxCon Brasil irá reunir o que a comunidade Linux tem a oferecer de melhor, incluindo desenvolvedores da comunidade, administradores de sistemas, executivos de negócios e especialistas em infraestrutura de TI. O evento reunirá palestrantes de nível internacional de todo o mundo, conteúdo inovador e abundante e será uma oportunidade fantástica para a troca de experiência com os melhores profissionais do segmento".

O Portal do Software Público Brasileiro fez a promoção Dose Dupla que garante a presença das comunidades do Portal SPB que foram aprovadas pela comissão de trabalhos da LinuxCON 2010.

(*) Palestrantes Internacionais:

- James Bottomley, engenheiro da Novell e mantenedor do subsistema SCSI do kernel Linux, responsável pela portagem do Linux para a arquitetura Voyager e pelo driver 53c700
- Jon Corbet, desenvolvedor do kernel Linux e editor da Linux Weekly News (LWN)
- Jon "maddog" Hall, Linux International
- Thomas Gleixner, mantenedor do projeto de unificação de arquitetura Intel do kernel (x86)
- Ian Pratt, arquiteto chefe do projeto de código aberto Xen e fundador da XenSource (hoje uma divisão da Citrix)
- Ted Ts'o, primeiro desenvolvedor do kernel Linux da América do Norte e pesquisador do Google
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1329
Registrado em: 18 Jun 2005 03:04
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Evento LINUXCON 2010

Mensagem por Stanis Luksys »

Opa,

Estes eventos costuman ser bem interessantes, embora entediantes em alguns momentos. Eu gosto bastante. A primeira vez que fui se não me engano foi em 2003 ou 2004, com uma turma da faculdade, Era congresso de software livre, com palestrantes do projeto GNU.

Esta minha primeira vez em especial foi marcante porque foi meu primeiro contato com a comunidade de software livre, onde pude conhecer pessoas que há anos já não utilizavam Windows como SO principal, outros mais radicais não usam absolutamente nada que não seja opensource.

O que mais me interessa equanto progranador é como os projeto são de fato abertos a colaboradores. Em 5 minutos você consegue trocar emails, icq etc (e até msn... rs) com caras que encabeçam importantes projetos. É muitofácil ter acesso ao código-fonte de programas que ainda não saíram ou cujo versão ainda está em em teste ou backports.

Eu acho que é uma transição um pouco lenta, que exije costume e mudança de paradigmas. Eu, desde esta época que comentei, me aperfeiçoei bastante no uso de Linux, tanto como usuário como profissional. Hoje, após uns 7 anos já não uso Windows para mais nada, nem sequer tenho instalado. E olha, não sou daqueles que gostam de ficar dando opinioões passionais sobre este assunto. Eu estou feliz com meu SO e hoje considero ele infinitamente melhor do que antigo que eu usava, seja em termos de efeitos e firulas gráficas pra desktop, como em recursos profissionais de servidor e rede.

Ainda faltam programas adequados para diversas tarefas, mas por sorte, não são na minha área de atuação. Aliás tenho muito sorte de programar nas linguagens que são portáveis, como PHP e xHarbour. Um pouco de C da pra encarar na boa também, mas para aplicartivos maiores com BD já fica um pouco difícil. Tenho me dedicado a aprender mais sobre python (ja estou pegando as manhas) e claro, shell script, que é poderosíssimo se comparado as velhos .bats que eu me acostumei no DOS.

O que ainda faltam são programas profissionais de manipulação de imagem, de vídeo e áudio, como photoshop por exempĺo, ou de engenharia como autocad.

Isso aí, abração! E quem sabe nos esbarramos por lá! Talvez eu va!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Responder