Impressão Digital (Leitor Biométrico)
Moderador: Moderadores
- PAULO S
- Usuário Nível 3

Impressão Digital (Leitor Biométrico)
Caros colegas,
Alguém já conseguiu alguma coisa a respeito da utilização de leitores de impressão digital para reconhecimento de cadastros em clipper ?
Fiz uma pesquisa rápida no forum e na net, mas não consegui nada, gostaria que alguém pudesse me dar uma luz a este respeito.
Agradeço desde já.
Alguém já conseguiu alguma coisa a respeito da utilização de leitores de impressão digital para reconhecimento de cadastros em clipper ?
Fiz uma pesquisa rápida no forum e na net, mas não consegui nada, gostaria que alguém pudesse me dar uma luz a este respeito.
Agradeço desde já.
Editado pela última vez por Maligno em 15 Dez 2010 23:02, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção CA-Clipper, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Clipper.
Razão: O presente tópico foi movido da seção CA-Clipper, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Clipper.
Paulo
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
Re: Impressão Digital (Leitor Biométrico)
Pelo que andei pesquisando a respeito, o melhor SDK para leitores biométricos de impressão digital é da Griaule. Fácil achar pelo Google.
Mas claro que pelo Clipper não dá. Você terá de criar um programa Windows para a fazer a leitura e armazenar o resultado em um arquivo texto, que o Clipper então poderá ler. A função não tem nada a ver com Clipper, diretamente.
E antes que alguém tenha a idéia de dizer o óbvio, digo eu: se migrar pra XHarbour, por ele você terá de fazer tudo.
Mas claro que pelo Clipper não dá. Você terá de criar um programa Windows para a fazer a leitura e armazenar o resultado em um arquivo texto, que o Clipper então poderá ler. A função não tem nada a ver com Clipper, diretamente.
E antes que alguém tenha a idéia de dizer o óbvio, digo eu: se migrar pra XHarbour, por ele você terá de fazer tudo.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
Pelo funcionamento do mesmo que vai ser como se fosse um "scaner" do dedo, pode-se prever que vai ser difícil utilizá-lo pelo Clipper, pois sua leitura não gerará um número fácil de ser registrado como se fosse um código do funcionário, cliente, etc.
Cono a impressão digital será comparada com uma anteriormente cadastrada, envolvendo recursos óticos (presumo), não será por meio de códigos alfanuméricos que poderemos cadastrá-la.
Sem contar que deve ser uma entrada via USB, diferente de um leitor de CMC7 ou de códigos de barras, eu acho que nessa o Clipper fica difícil de ser implementado.
A não ser que os fabricantes dos leitores gerem essa interface.
Cono a impressão digital será comparada com uma anteriormente cadastrada, envolvendo recursos óticos (presumo), não será por meio de códigos alfanuméricos que poderemos cadastrá-la.
Sem contar que deve ser uma entrada via USB, diferente de um leitor de CMC7 ou de códigos de barras, eu acho que nessa o Clipper fica difícil de ser implementado.
A não ser que os fabricantes dos leitores gerem essa interface.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
O SDK da Griaule já tem tudo pronto: leituras, análises, cálculos, comparações, etc. Só que leitor desse tipo, que eu saiba, é só mesmo por USB. Daí,...
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Pesquisando na net, encontrei estes links, talvez ajude:
http://www.griaulebiometrics.com/page/e ... aracao-dll
http://www.griaulebiometrics.com/page/e ... mmand-line
http://www.griaulebiometrics.com/page/p ... quirements
Abraços,
http://www.griaulebiometrics.com/page/e ... aracao-dll
http://www.griaulebiometrics.com/page/e ... mmand-line
http://www.griaulebiometrics.com/page/p ... quirements
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
- PAULO S
- Usuário Nível 3

Caros colegas,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Realmente pelo clipper acho que não vou conseguir nada.
No futuro espero estudar o assunto com mais calma.
Quero justificar o fato de ter criado o tópico no setor do clipper, que foi pelo fato de estar procurando uma possível solução de biometria pelo clipper.
Obrigado mais uma vez.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Realmente pelo clipper acho que não vou conseguir nada.
No futuro espero estudar o assunto com mais calma.
Quero justificar o fato de ter criado o tópico no setor do clipper, que foi pelo fato de estar procurando uma possível solução de biometria pelo clipper.
Obrigado mais uma vez.
Paulo
Bom. Acho que essa eu tenho que ajudar.
Eu fiz o sistema em FWH para utilizar o leitor, usando o SDK Griaule.
Houve uma febre a um tempo atrás para colocar o leitor para trabalhar com sistema de folha de pagamento (registro de ponto).
Parou pq foi proibido usar isso para registrar o ponto. Pelo que me foi dito depois é pq o funcionário precisa de alguma coisa para ele mostrando/comprovando o registro do horário. (O motivo disso nós todos conhecemos).
Voltando ao leitor.
Funciona, mas não é 100%. Como é uma leitura biológica, se o camarada pegar algo gelado, mexer com cimento ou cal e vários outros detalhes, o leitor não consegue "ler" a digital.
Um pequeno percentual de digitais (não sei o pq) tb não é lido.
Ah! O cliente acho melhor parar essa parte do projeto.
Eu gravo a informação retornada pelo leitor em um campo <memo> ou em um campo caracter muito grande. E como já podem imaginar, a procura é sequencial.
Só funciona em 32 bits com biblioteca gráfica. Não consegui fazer funcionar em modo texto.
Boa sorte então nos estudos sobre isso.
Eu fiz o sistema em FWH para utilizar o leitor, usando o SDK Griaule.
Houve uma febre a um tempo atrás para colocar o leitor para trabalhar com sistema de folha de pagamento (registro de ponto).
Parou pq foi proibido usar isso para registrar o ponto. Pelo que me foi dito depois é pq o funcionário precisa de alguma coisa para ele mostrando/comprovando o registro do horário. (O motivo disso nós todos conhecemos).
Voltando ao leitor.
Funciona, mas não é 100%. Como é uma leitura biológica, se o camarada pegar algo gelado, mexer com cimento ou cal e vários outros detalhes, o leitor não consegue "ler" a digital.
Um pequeno percentual de digitais (não sei o pq) tb não é lido.
Ah! O cliente acho melhor parar essa parte do projeto.
Eu gravo a informação retornada pelo leitor em um campo <memo> ou em um campo caracter muito grande. E como já podem imaginar, a procura é sequencial.
Só funciona em 32 bits com biblioteca gráfica. Não consegui fazer funcionar em modo texto.
Boa sorte então nos estudos sobre isso.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Informação adicional: com a idade a impressão digital fica cada vez mais "apagada".
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- PAULO S
- Usuário Nível 3

Caros colegas,
Não trabalho com folha de pagamento e nem relógio de ponto, mas ouvi alguns comentários sobre o ponto eletrônico. Foi proibido o uso de leitura da digital para o relógio de ponto ? Estou por fora do assunto.
Se os colegas acham que o uso da leitura digital não é viável, talvez também desista desta opção. O que acham ?
Na realidade um cliente me consultou sobre a possibilidade de utilizar a leitura de digitais para controlar o acesso na portaria de um clube social. O que acham desta opção ? É possível ? Ou pode provocar falhas e atrapalhar este tipo de controle ? Qual a melhor opção para este caso na opinião dos colegas ?
Mais uma vez agradeço a ajuda dos colegas.
Não trabalho com folha de pagamento e nem relógio de ponto, mas ouvi alguns comentários sobre o ponto eletrônico. Foi proibido o uso de leitura da digital para o relógio de ponto ? Estou por fora do assunto.
Se os colegas acham que o uso da leitura digital não é viável, talvez também desista desta opção. O que acham ?
Na realidade um cliente me consultou sobre a possibilidade de utilizar a leitura de digitais para controlar o acesso na portaria de um clube social. O que acham desta opção ? É possível ? Ou pode provocar falhas e atrapalhar este tipo de controle ? Qual a melhor opção para este caso na opinião dos colegas ?
Mais uma vez agradeço a ajuda dos colegas.
Paulo
- alaminojunior
- Colaborador

Não é que foi proibido. Ao grudar o dedo no leitor, deverá haver um meio do funcionário visualizar a marcação, podendo ser no monitor por exemplo.PAULO S escreveu:Foi proibido o uso de leitura da digital para o relógio de ponto ? Estou por fora do assunto.
Além de uma série de questões da legislação trabalhista que o sistema em questão deverá seguir a risca.
Para aqueles que tiverem a coragem de encarar essa briga, muito boa sorte. E muitas vezes, em se tratando de Brasil, não interessa para o empregador toda essa tecnologia. Existem alguns pormenores para se pensar. Um exemplo claro: certa vez numa empresa daquí, o dono resolveu colocar marcação de ponto por digital (antes era no livro). Essa empresa funciona das 09:00h às 03:00h aproximadamente, com grupos de funcionários fazendo horários dos mais malucos. Quando chegou o fim do mês, imprimiram o relatório e mandaram para a contabilidade preencher os hollerits segundo os apontamentos do referido sistema. A folha de pagamento quase que quadruplicou.
Enfim, o software que se presta a fazer este tipo de serviço precisa ser certificado também (salvo engano) e gerar os apontamentos segundo manda a legislação trabalhista.
Sei lá, até tenho vontade de desenvolver com xHarbour, algo para leitura de digitais, mas passando bem longe de registro de ponto.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Pois é. Eu já desenvolvi para controlar o acesso de sócios e depois de alguns testes e conversar com outras pessoas que passaram por isso, acabamos desistindo de colocar o acesso por bio-leitura.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"