Biblioteca para GUI

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

=NuNuNO= Griesbach
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Biblioteca para GUI

Mensagem por =NuNuNO= Griesbach »

Olá a todos da lista.

Tenho reparado na grande variedade de bibliotecas para implementar interfaces gráficas e como estou iniciando, encho-me de dúvidas a respeito de qual delas eu deveria utilizar. Estou no momento em dúvida entre a hbQT e a hwGui, ambas oferecem multiplataforma e orientação a objetos, porém, antes de utiliza-las por algum tempo, é difícil para mim saber qual se encaixa melhor com meus objetivos.
Gostaria que os programadores mais experientes pudessem me dar alguma luz quanto qual escolher, qual é mais fácil de aprender, qual é mais fácil de estender, qual é mais portável, mais performática, mais estável, etc...

Um grande abraço

=NuNuNO==
( Que não se incomoda de desenhar fomulários via código... )
Editado pela última vez por Pablo César em 14 Fev 2011 09:49, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção xHarbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o [x]Harbour.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Biblioteca para GUI

Mensagem por Pablo César »

Na minha opinião. E vou avisando, não vou discutir com ninguém apenas estou expondo meu ponto de vista como o cologa pediu.

1. Prefiro usar Harbour do que xHarbour. Conseguí entender melhor a compilação, instalação, documentação.
2. Voltei-me para os olhos no HMG, pois foi muito amigável a transição Clipper em GUI. Comecei com a versão 3.0.35 mas ainda espero pela versão 4 ser aperfeiçoada, no em mais HMG Extended que segue uma certa linha do HMG.

Estou por enquanto satisfeito. Porque o que eu quero é praticidade e com isso rapidez para desenvolvimento, senão nunca tivesse aprendido o Clipper.

Mas como de futebol, religião e linguagem de programação: não se discutem você Griesbach deve procurar o que melhor se adapta e lamentavelmente, só você mesmo para experimentar ferramenta por ferramenta e saber qual irá adotar. Eu mesmo ainda não descarto utiliza até mesmo outra linguagem. Mas isso irá depender da madurez de programação que você tenha.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
=NuNuNO= Griesbach
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Re: Biblioteca para GUI

Mensagem por =NuNuNO= Griesbach »

Realmente Pablo, no final das contas quem vai ter que decidir sou eu, no método infeliz da tentativa e erro, mas, como foquei minha vida no re-uso, quero aproveitar um pouco do sofrimento, tentativas e erros de nossos colegas :-). Ontem baixei a hwgui do sourceforge, sofri bastante para compilar dita cuja, precisei editar o hbapi.h para adicionar parâmetros e coisas assim... Após isto, comei a brincar com ela e com o designer, e estou apaixonado (hehehe)... O Qt tem centenas de componentes especializados, porém, isso torna as coisas mais difíceis pra quem só está desenvolvendo software corporativo, a hwgui tem pouca coisa, mas é limpa e o fonte é compreensível por humanos (no caso eu).
Na prática, não está decidido ainda, mas, começarei por ela.

Um pouco sobre o que estou fazendo (querendo fazer), pra inspirar mais algumas opiniões:
Estou montando uma biblioteca de classes, para abstrair a base de dados e poder montar objetos de negócio sem precisar se preocupar com a estrutura relacional da base. Neste objetos de negócio, também haverá um dicionário de dados, com informações sobre o tipo do campo, mascara de entrada, tamanho, label para a tela, label para o grid, tipo de objeto (textbox, checkbox, etc) e outras coisas. No momento de desenhar o formulário, a idéia é apenas informar para o formulário um Array ou Hash com o nome dos campos para cada linha e ele os criará dinamicamente com as informações do dicionário, já vinculada ao objeto de negócio que sabe o que fazer quando o usuário confirmar a operação. Na pratica é quase um MVC automático, porém sem um controller definido...
Como para conseguir este resultado vou precisar derivar minhas classes das classes da biblioteca gráfica, fiquei na dúvida... hehehe.

Grande abraço

=NuNuNO==
( Que vai tomar mais cuidado na hora de escolher um fórum... hehehehe )
Responder