NFE e modo de homologaçao saindo dados como em produção

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Pessoal,

Olha o tamanho do problema...
Uso o ACBR para emitir as NFe... no dia 01/04 fui no cliente e instalei a nova versão 2.0. Só que deixei no acbr para ambiente de homologação... não me preocupei com isso porque no txt tô enviando TpAmb=1 (produção). Só que as notas desse cliente desde o dia 01/04 não constam na base de dados da sefaz.... Fui fazer o teste e realmente o sistema tá trabalhando em modo de homologação no acbr, mas o ini enviando tá com a variável mencionada acima. E o pior de tudo é que as notas retornavam com protocolo e tudo mais... Daí mudei no acbr para produção e tá funcionando normal... Então conclui que a opção no acbr é majoritária ao enviado no TXT certo...
Mas o que mais intriga é que as notas deveriam sair com as informações de "NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL" e não os dados do cliente...

Bom o problema maior e o seguinte: O cliente trabalhou quase dois meses com nota fiscal "fria", por sorte não enviou nenhuma nota para fora do estado neste período senão teria dado BO na fiscalização. Os clientes que receberam os DANFE´s estão com um papel que não tem validade nenhuma e o contador escriturou estas notas. Já entrei em contato com o contador que entrou em contato com SEFAZ e está aguardando respostas...
Alguém já passou por situação parecida e pode dar uma ajuda para resolver este problema...

Obg
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Kiko Fernandes
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Kiko Fernandes »

Mas o que mais intriga é que as notas deveriam sair com as informações de "NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL" e não os dados do cliente...

Rubens esta opção só foi acrescentada na versão 0.6.2b do ACBrNFeMonitor em 23/05/2011. Antes disto você teria que passar a informação pelo TXT do teu sistema. A Nota Técnica 2011.002 começaria a valer a partir do dia 01/05/2011 onde então a SEFAZ deveria bloquear as notas em homologação que o CNPJ do destinatário fosse diferente de 99999999000191. Eu não sei te dizer se aconteceu exatamente no dia 01/05 porque eu já havia mudado ainda no mês 4 informando pelo meu sistema estas informações, quando eu detectava o uso de homologação.
Então conclui que a opção no acbr é majoritária ao enviado no TXT certo.
O ACBrNFeMonitor respeita a informação caso você informe no arquivo ACBrNFeMonitor.ini no grupo
[ WebService ]
Ambiente=1 (0-Produção 1-Homologação)

Aonde você está informando TpAmb=1?

Mesmo assim é bom você usar uma senha para alguem não mexer no Monitor e acabar alterando as configurações e salvando diretamente por ele, após já ter iniciado o teu sistema.

Quanto a questão das notas não sei te dizer, vamos aguardar a resposta do contador.
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Blz kiko...

Eu comecei a usar ela aqui... daí defino no programa que tipo de ambiente...
Talvez esse seja o engano que cometi...

Código: Selecionar todos

/ IDENTIFICACAO DA NOTA FISCAL
	@ PROW()	,00 SAY 'NFE.CriarNFe("[Identificacao]'
	@ PROW()+1,00 SAY "NaturezaOperacao="+NF->NATUREZA  // NATUREZA DA OPERACAO (VENDA,ENTRADA)
	@ PROW()+1,00 SAY "Modelo=55"		  // FIXO SEMPRE 55
	@ PROW()+1,00 SAY "Serie=1"		  // FIXO SEMPRE 1
	@ PROW()+1,00 SAY "Codigo="+cNUMERO  // CODIGO DA NOTA
	@ PROW()+1,00 SAY "Numero="+cNUMERO  // MESMO CODIGO DA NOTA
	@ PROW()+1,00 SAY "Emissao="+DTOC(NF->DATAEMIS)
	@ PROW()+1,00 SAY "Saida="+DTOC(NF->DATAEMIS)
	@ PROW()+1,00 SAY "hSaiEnt="+TIME()
	@ PROW()+1,00 SAY "Tipo=1"		  // 0-ENTRADA 1-SAIDA
	@ PROW()+1,00 SAY "FormaPag=2"	  // 0-VISTA	1-PRAZO	 2-OUTRAS
	@ PROW()+1,00 SAY "Finalidade=0"	  // 0-NORMAL	1-COMPLEMENTAR 2-AJUSTE
	[b]@ PROW()+1,00 SAY "tpamb="+cTpa		// Tipo do ambiente 1=prod 2=homo[/b]
Já a A Nota Técnica 2011.002 assim que foi publicada já começou a valer aqui no MT. em abril mesmo postei aqui falando sobre isso. O que me estranha é o fato de estar em homologação aparecer os dados do cliente ao invés da informação "NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL", mesmo depois do dia 01/05... nós percebemos o erro na semana passada.... Se o cliente não tivesse devolvido uma mecadoria e o cliente dele tivesse pesquisado o xml dele no portal da nfe, estava até hoje emitindo nfe no modo homologação saindo os dados dos clientes dele no luga da informação "NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL".
É uma falha da Sefaz né... O erro foi meu de não setar o ACBR de forma correta mas como existe uma norma técnica não deveria permitir essa impressao... Imagina quando os "clientes que gostam de um jeitinho" descobrir essa falha o que vai acontecer...

MAs o problema é que ainda não tivemos nenhuma resposta da SEFAZ sobre o que fazer com as notas que foram emitidas e não foram enviadas a SEFAZ e foram enviadas aos clientes...
Não temos idéia se refaz as notas e envia as corretas para os clientes.. o contador não sabe falar...
e eu não sei o que fazer e o cliente está "aguardando uma solução"...

VlW
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Kiko Fernandes
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Kiko Fernandes »

Eu configuro mas modificando o arquivo ACBrNFeMonitor.ini que o sistema passa para o ACBr.
Ao iniciar o sistema eu verifico se ele está inicializado ou não e dou o comando NFe.LerIni()
Outra coisa que vc poderia fazer é setar NFe.SetAmbiente(nNumAmbiente) quando você inicializa o teu sistema, forçando ele trabalhar na configuração informada no teu sistema.

O que me estranha é o fato de estar em homologação aparecer os dados do cliente ao invés da informação "NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL",

Esta informação não é a SEFAZ que coloca, você que deve informar pelo teu sistema. A Nota técnica diz como você deve preencher e não que o SEFAZ preencheria assim. A partir da versão 0.6.2b do ACBrNFeMonitor ele faz isto, mesmo que no teu sistema você informe outro destinatário.

Porém concordo com você que a SEFAZ deveria bloquear sim as notas que não estavam sendo preenchidas desta maneira, pois na nota técnica NT 2011.002 está escrito assim:
As notas fiscais que forem preenchidas de forma diversa do estabelecido serão rejeitadas.
Esta regra será aplicada a partir do dia 01/05/2011 em ambiente de homologação.
Então pelo menos a partir do dia 01/05/2011 você deveria receber a rejeição da nota, caso o CNPJ do destinatário não fosse 99.999.999/0001-91.
Responder