Servidor Samba Linux com clipper ?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Servidor Samba Linux com clipper ?

Mensagem por Dudu_XBase »

Alguém aki usa o servidor Samba linux para compartilhamento de sistema ..... tipo servidor Samba com terminais em rWindows....???
Qual a melhor distribuição Linux para eu montar esse servidor....quero fugir da Novella ano q vem.....mas das várias distribuições ainda não cheguei há um ponto final alguém pode dar um toque ae ???

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Debian Stable ou Conectrava.

Pode até ser o Kuruma tambêm pois mesmo sendo baseado em debian testing pode ser usado o kernel 2.6 (do unstable para melhorar uso de memória, hd, sata) com o samba stable tendo assim um servidor forte com um kernel avançado.

Até mesmo coloco nos clientes um bat com o comando

@if not exist f:\autoexec.bat net use f: \\servidor\c

Assim caso alguem apague o compartilhamento de burrice ele recria automaticamente ao reiniciar o explorer (windows)
Sergio "Evolver" Fagundes

CURVE-SE DIANTE DE MIM SER INSIGNIFICANTE, POIS EU SOU ROOT
Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

:D Obrigado pela resposta.

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Clipper no SaMBa-GNU/Linux

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI-MG, 21 de novembro de 2004.

Prezado Dudu,

Utilizo o SaMBa há muitos anos. Nada de Servidores de Arquivos com Novell, LANtastic e muito menos GPF/Windows.

Inicialmente no Conectiva, e atualmente no Fedora 2, e isso, mais pela facilidade de instalação das interfaces gráficas/placas de vídeo. Como o SaMBa é configurado e trabalha em modo console, qualquer outra Distribuição atenderá bem.

Se desejar um exemplo de "smb.conf", acesse:
http://www.gransoft.com/download/linux/samba/

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Editado pela última vez por gransoft em 23 Nov 2004 08:56, em um total de 1 vez.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Dudu,

Jóia....

Sempre usei conectiva e estou hoje usando o conectiva 10 que já tem kernel 2.6, ele é uma jóia tanto para desenvolver quanto para servidor telnet ou Samba, nos computadores que tenho em casa, eu apenas liguei ele na rede e fui no ambiente de rede do Linux (Tem no conectiva) e ele listou minhas máquinas, dei um mount e pimba... mesma coisa nas máquinas Windows, digitei o nome da máquina configurada no samba e mapeei a unidade do Linux, a diferença é que fica um pouquinho mais lento mas ganha na segurança, tenho uvido muitos falarem bem do Fedora, vale conferir apesar de nunca tê-lo usado.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
deivde
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por deivde »

Olá caros colegas clipeiros!

Eu uso RedHat 8. Muito bom, o mais indicado para redes. tem muito mais recursos.
Atualmente tem versão 9, não sei se tem 10...

T+
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Entre o conectiva 9 e 10 fique com o 10, o 9 tem muitas falhas e foi uma mudança muito rápido do 9 para o 10.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Nesses dias que passei pelo problema da sweda fiz a seguinte configuração e após resolver o assunto das impressorras pude ver a estabilidade do troço funcionando com 17 computadores sendo 8 caixas a todo vapor.

Configuração:
Servidor: p4 2.8
1g memória
80g hd samsung 7200rpm.
Placa mãe asus (esqueci de ver o modelo exato)
Por preocupação com estabilidade formatei da seguinte forma
8gb - reiserfs - sistema
2gb - reiserfs home
70gb - fat32 arquivos do servidor

Formatei a partição de arquivos em fat32 pois se falhasse o servidor eu ia meter um win2000 temporariamente pra manter a rede
pra não parar o mercado por muito tempo

S.O. - Kurumin Linux 4.0 beta 3
- Kernel 2.6.8-1 kanotix
- Servidor Samba 3.0.7 (debian unstable)
- Serviço DHCP e DNSMASQ pra distribuir rede (servidor dhcp) e internet

Clientes - 17 computadores windows acessando por tcp/ip

Fiz essa configuração passar por um teste de stress rodando em 5 máquinas rotinas de acesso aleatórias onde eles abriam vários arquivos ao mesmo tempo e liam ou escreviam ao mesmo tempo que os caixas estavam trabalhando. A rede suportou o baque tranquilamente com apenas uma queda de desempenho causado pelo roteador barato (um encore).

Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Cara, aceita uma dica... não use RaiserFS nem em sonho... eu tive serios problemas com ele... em alguns casos quando havia arquivos abertos ele danificava os arquivos... use o Ext3 que é a mesma coisa da Ext2 porém com Journal como o ReiserFS.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Eu só usei reiserfs para sistema e diretório home... se não fosse pelo detalhe de eu talvez precisar instalar um win2000 em vez de fat32 tinha usado ext3. Na minha casa mesmo uso reiserfs pra sistema ( / ) pois é mais rápido que o ext3 e mais seguro que ext2, mas pros meus arquivos eu uso ext3. Se danifica danifica apenas a instalação do SO, dai é só pegar o cd e instalar de novo.. só perco o tempo de reinstalar o kurumin (8 min instalando 3 horas baixando atualização e programas que eu uso).

Mas realmente não recomendo nem um pouco reiserfs pra partição de dados ou servidor de dados. Se corromper babaus. Alem do mais EXT3 dá pra ler no windows por meio de um driverzinho que não lembro onde achei e tem uns programas pra windows que tambêm leêm ext2 e ext3. eu sempre procuro formas de poder compartilhar entre os dois sistemas pois nunca sei quando vou ser obrigado a usar o micro de um cliente com windows pra recuperar dados de outro hd.

Detalhe o samba 3.0.7 não é da unstable e sim da testing.

Responder