ola pessoal
existe alguma forma de ler o arquivo XML das notas fiscais atraves da programacao em clipper 5.3
eu so mio leigo quanto ao XML ainda nao me adaptei a essa tal de tag pra tag pra ca
alguem tem alguma rotina ou ideia de como fazer isso se for possivel.
abraços
ler xml no clipper
Moderador: Moderadores
-
alxsts
- Colaborador

ler xml no clipper
Olá!
Em Clipper, não existe nada pronto para executar esta tarefa. Teria que fazer "na unha".
No ano passado, precisei usar a classe TXMLDocument() do xHarbour para fazer o que você precisa. Foi muito legal.
Sei que tem até tópico recomendando que não se sugira mudança de plataforma a quem formula uma questão aqui no fórum. Mas, se você mudasse, teria melhores recursos para trabalhar...
Em Clipper, não existe nada pronto para executar esta tarefa. Teria que fazer "na unha".
No ano passado, precisei usar a classe TXMLDocument() do xHarbour para fazer o que você precisa. Foi muito legal.
Sei que tem até tópico recomendando que não se sugira mudança de plataforma a quem formula uma questão aqui no fórum. Mas, se você mudasse, teria melhores recursos para trabalhar...
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
- Amparo
- Usuário Nível 3

ler xml no clipper
ola amigos
Ja estou fazendo algumas mudanças para Harbour a principio mas minha intenção sera para Minigui
so que demanda tempo o que não tenho entao tenho que fazer a rotina em clipper que esta funcional e aos poucos migrar para Harbour.
abraços
Ja estou fazendo algumas mudanças para Harbour a principio mas minha intenção sera para Minigui
so que demanda tempo o que não tenho entao tenho que fazer a rotina em clipper que esta funcional e aos poucos migrar para Harbour.
abraços
ler xml no clipper
O processo de ler .XML não é simples, pelos seguintes motivos:
a) você terá de trabalhar com arquivos de "nomes longos", pois essa é a característica deles;
b) terá de prever todas as "tags" que compõe o mesmo
c) muitas dessas "tags" se repetem dentro do .XML, tais como: produtos, duplicatas
Uma vez definidas essas providências, o processo se torna fácil, pois o .XML é estrutural, isto é, iniciada uma "tag" ela terá de ser
fechada.
Exemplo:
<emit>
....
...
</emit>
Observação final: cuidado com maiúsculas ou minúsculas nos nomes das "tags"
<CEP>02110450</CEP>
a) você terá de trabalhar com arquivos de "nomes longos", pois essa é a característica deles;
b) terá de prever todas as "tags" que compõe o mesmo
c) muitas dessas "tags" se repetem dentro do .XML, tais como: produtos, duplicatas
Uma vez definidas essas providências, o processo se torna fácil, pois o .XML é estrutural, isto é, iniciada uma "tag" ela terá de ser
fechada.
Exemplo:
<emit>
....
...
</emit>
Observação final: cuidado com maiúsculas ou minúsculas nos nomes das "tags"
<CEP>02110450</CEP>
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.