Rotina de Backup simples
Moderador: Moderadores
-
aprendiz93
- Usuário Nível 1

Rotina de Backup simples
Boa tarde geral... gostaria de uma ajuda.
Tenho um sisteminha em clipper bem simples e estou colocando uma rotina de backup.
1- No caso eu criei um arquivo.bat "se localiza no c:" onde ele copia os arquivos e compacta para o "D:", mais acaba gerando 2 pastas uma compactada e uma descompacta com os mesmo arquivos claro..., gostaria de mudar isso, ou seja, gera somente uma pasta ja compactada com os arquivos no D:.
2- quando estou com o sistema aberto n consigo fazer o backup do banco de dados.dbf e do indice, da o seguinte erro "não da para abrir o banco.dbf e o indice.ntx" é sinistro pois n estou tentando abrir e sim copiar para tal. lugar..
Agradço desde já pela ajuda.. se n entenderem explico denovo..
Tenho um sisteminha em clipper bem simples e estou colocando uma rotina de backup.
1- No caso eu criei um arquivo.bat "se localiza no c:" onde ele copia os arquivos e compacta para o "D:", mais acaba gerando 2 pastas uma compactada e uma descompacta com os mesmo arquivos claro..., gostaria de mudar isso, ou seja, gera somente uma pasta ja compactada com os arquivos no D:.
2- quando estou com o sistema aberto n consigo fazer o backup do banco de dados.dbf e do indice, da o seguinte erro "não da para abrir o banco.dbf e o indice.ntx" é sinistro pois n estou tentando abrir e sim copiar para tal. lugar..
Agradço desde já pela ajuda.. se n entenderem explico denovo..
- Jairo Maia
- Moderador
Rotina de Backup simples
Olá,
Pelo que entendi vc está compactando com o PKZIP, e faz cópia dos arquivos pq tem outros na pasta origem que não farão parte do backup, é isso? Se for vc pode mudar a linha no bat p.ex. assim:
Se não entendi nada, poste seu .bat pra vermos como é, ok?
Pelo que entendi vc está compactando com o PKZIP, e faz cópia dos arquivos pq tem outros na pasta origem que não farão parte do backup, é isso? Se for vc pode mudar a linha no bat p.ex. assim:
Código: Selecionar todos
PKZIP D:\SuaPasta\SeuArquivo c:\SuaPasta\*.DBF *.DBT *.etc..Calma, vc não está vendo coisas. É que quando um arquivo vai ser copiado, ele primeiro é aberto. Use um DBClosseAll() antes de vc chamar seu .bat.aprendiz93 escreveu:é sinistro pois n estou tentando abrir e sim copiar para tal. lugar..
Se não entendi nada, poste seu .bat pra vermos como é, ok?
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
-
aprendiz93
- Usuário Nível 1

Rotina de Backup simples
Peço desculpas por encomodar mais uma vez, seguinte quando eu executo meu .bat executa perfeitamente fica show rsrs, mais como eu ja tinha comentado quando estou com o sitema aberto ele n copia/compacta o bd.dbf e o indice.ntx de jeito nenhum.
Estou colocando a rotina do backup no arquivo.bat e chamando .bat na função: Run c:\Thiago\bck.bat
estou postando meu codigo para melhores informações.
agradeço desde já.
Estou colocando a rotina do backup no arquivo.bat e chamando .bat na função: Run c:\Thiago\bck.bat
estou postando meu codigo para melhores informações.
agradeço desde já.
@echo off
CLS
ECHO.
ECHO.
ECHO.COMPACTANDO OS ARQUIVOS AGUARDE!
Arj a -y D:\Thiago *.DBF *.ntx *.exe *.prg *.obj
ECHO.
ECHO.
ECHO.BACKUP EFETUADO COM SUCESSO . PESSIONE QUALQUER TECLA PARA CONTINUAR.
PAUSE>NUL
- Jairo Maia
- Moderador
Rotina de Backup simples
Olá,
Se quiser, mude seu bat como abaixo, assim, se houver erro no backup vc será avisado:
Vc não pode estar com os arquivos abertos. Antes de rodar o backup, vc precisa fechar os arquivos, e não tem jeito. O programa pode estar aberto, mas os arquivos não.aprendiz93 escreveu:quando estou com o sitema aberto ele n copia/compacta o bd.dbf e o indice.ntx de jeito nenhum.
Se quiser, mude seu bat como abaixo, assim, se houver erro no backup vc será avisado:
@echo off
CLS
ECHO.
ECHO.
ECHO.COMPACTANDO OS ARQUIVOS AGUARDE!
Arj a -y D:\Thiago *.DBF *.ntx *.exe *.prg *.obj
IF ERRORLEVEL 1 GOTO ERRO
ECHO.
ECHO.
ECHO.BACKUP EFETUADO COM SUCESSO . PESSIONE QUALQUER TECLA PARA CONTINUAR.
GOTO FIM
:ERRO
ECHO.
ECHO.
ECHO.HOUVE ERRO AO GERAR O BACKUP. PESSIONE QUALQUER TECLA PARA CONTINUAR.
ECHO.
:FIM
PAUSE>NULAbraços, Jairo
-
aprendiz93
- Usuário Nível 1

Rotina de Backup simples
Agradeço muito pela ajuda.. vou tentar bolar alguma outra forma para fazer o backup com o sistema aberto.
Sem quere abusar ja abusando se der da uma olhadinha no outro topico q criei agora pouco a respeito do smtpsend.
agradeço mais uma vez pela ajuda..
Sem quere abusar ja abusando se der da uma olhadinha no outro topico q criei agora pouco a respeito do smtpsend.
agradeço mais uma vez pela ajuda..
- Jairo Maia
- Moderador
Rotina de Backup simples
Olá,
Para chamar o backup pelo programa, basta acrescentar DBCloseAll() antes de vc chamar o Run do backup, e depois abra novamente o arquivo e o índice na linha abaixo do Run.
Para chamar o backup pelo programa, basta acrescentar DBCloseAll() antes de vc chamar o Run do backup, e depois abra novamente o arquivo e o índice na linha abaixo do Run.
Abraços, Jairo
Rotina de Backup simples
Olá, se optar em fazer um sisteminha em clipper para realizar o backup, use o comando COPY do proprio clipper, ele inclusive copia os arquivos mesmo estando aberto por outro software.
Ate+
Sintaxe:
=======
COPY arq1 TO arq2
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
-
aprendiz93
- Usuário Nível 1

Rotina de Backup simples
Boa tarde..
Entao eu até poderia colocar xcopy, mais o problema q quero q compacte a pasta, pois a pasta estando compactada n poderá haver problemas de arquivos corrompidos depois. compriendes?....
Entao eu até poderia colocar xcopy, mais o problema q quero q compacte a pasta, pois a pasta estando compactada n poderá haver problemas de arquivos corrompidos depois. compriendes?....
-
Ricardo Mauricio
- Usuário Nível 1

Rotina de Backup simples
Desculpe colega
Loge de mim se intrometer.
Mas é mesmo necessario fazer esta rotina pelo Clipper?
Creio eu, que vc deve utilizar RLock() para travar alguns registros guando os demais usuarios estão usando o sistema.
Então com tais registros travados como vc vai fazer um backup eficiente? A Melhor maneira seria agendar para ser feita de forma automatica com a utilização de agendador de tarefas ou manualmente com ninguem utilizando o sistema.
Algumas empresas que não pode parar a produção utilizam um servidor com HD espelho (Raid).
Eu tenho o meu sistema em clipper mas utilizo o Cobian Backup 10 para fazer o Backup.
Loge de mim se intrometer.
Mas é mesmo necessario fazer esta rotina pelo Clipper?
Creio eu, que vc deve utilizar RLock() para travar alguns registros guando os demais usuarios estão usando o sistema.
Então com tais registros travados como vc vai fazer um backup eficiente? A Melhor maneira seria agendar para ser feita de forma automatica com a utilização de agendador de tarefas ou manualmente com ninguem utilizando o sistema.
Algumas empresas que não pode parar a produção utilizam um servidor com HD espelho (Raid).
Eu tenho o meu sistema em clipper mas utilizo o Cobian Backup 10 para fazer o Backup.