Erro no Windows XP: Subsistema de 16 bits do MS-DOS

Seção onde você poderá tirar suas dúvidas sobre Sistemas Operacionais. (Windows, Linux...)

Moderador: Moderadores

Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Hoje deparei-me com um problema que nunca antes tinha acontecido comigo. E queria compartilhar com todos vocês.
O meu cliente comprou um servidor DELL muito bom, só que eu tive que me virar porque a DELL não fornecia os drivers para WINXP e o sistema em Clipper teve que rodar. Eu comecei com a dificuldade de entender todas as opções da Bios desse PC, que por sinal muito boa máquina. O computador tinha a opção de mudar de SATA para ATA o que facilitou para a formatação e instalação do WINXP Professional SP2. Bom até aí o sistema foi instalado e configurado tudo certinho, inclusive tive que instalar placas IDE nas PCI Express 1 (paralelas) porque não possuia mas o servidor do sistema em rede ficou tudo Ok. Mas quando fui executar o sistema localmente, isto é, no próprio servidor, deu a seguinte mensagem: "Config.nt O arquivo de sistema não é adequado à execução de aplicativos do MS-DOS e do Microsoft Windows" e não executava nada a não ser o que tinha sido compilado em Harbour. Pesquisei na internet e baixei o XP_Fix.exe e por incrível que pareça... funcionou !

Alguém japassou por isso ? Será que tinha mesmo alguns arquivos fragmentados durante a instalação do XP ?

Para quem quiser saber o que esse aplicativo faz, pode ler este artigo em inglês: http://www.kellys-korner-xp.com/xp_m.htm#16bit

Obs.: Postei esta experiência aqui por tratar-se de aplicativos feito em Clipper em WIndows XP 32bits
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Pablo César escreveu:Alguém japassou por isso ?
Sim já passei, no meu caso, era os arquivos config.nt e autoexec.nt.

Não sei porque estavam zerados, ou seja, existiam porem vazios. Foi apenas cria-los e tudo ficou perfeito.
Algumas vezes esses arquivos ( principalmente o autoexec.nt ) é criado com algumas opcoes que para uso de aplicativos em clipper/foxpro/dataflex etc, nao deixa ser executado.

Abaixo o codigo que uso no meu autoexec.nt

Código: Selecionar todos

REM Instalar as extensoes CD ROM
lh %SystemRoot%\system32\mscdexnt.exe

REM Instalar o redirecionador da rede (carregar antes do dosx.exe
lh %SystemRoot%\system32\redir

REM Instalar o suporte DPMI
lh %SystemRoot%\system32\dosx

SET PATH=%PATH%;C:\XHARBOUR\LIB;C:\BCC55\LIB
E o codigo do meu config.nt

Código: Selecionar todos

dos=high, umb
device=%SystemRoot%\system32\himem.sys
FILES=230
BUFFERS=32
Com estas configurações, meus sistemas rodam normalmente.

Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Responder