Assino em baixo em tudo que os colegas falaram. A única correção seria com relação ao comentário do Sygecom sobre a instalação do ODBC, mas o Alamino já corrigiu:
A instalação do ODBC faz-se necessário apenas no servidor, assim como a instalação do MySql e do Mediator. Na estação vc coloca seu exe e um arquivo texto informando qual é o IP do servidor. Só isso! Não é necessário colocar dll na estação, como acontece que SQLRDD e SQLLIB.
Outra questão que pra mim não faz nenhuma diferença e que o SyGecom apontou como negativo, que seria usar o sistema integrado a algum que esteja na web, Eu, por exemplo, tá é longe de precisar de algo do tipo, então... é só alegria.
O único inconveniente (o único!) do Mediator, na minha opnião, é com respeito a instalação. Pois temos que instalar:
mysql, servidor mediator e ODBC. Todavia, esse "ponto negativo" não é tão negativo assim, tendo em vista que este processo se dará apenas e unicamente uma vez:
Na hora da instalação do seu sistema. Mas é tão tão simples... essa semana mesmo instalei meu sistema em cliente e "todo esse processo" de instalação e configuração levou apenas algo em torno de 05 minutos. Uma vez instalado o sistema... bye bye dor de cabeça! A não ser que o servidor do cliente pegue fogo... rsrsrs
Quanto ao servidor mediator que é necessário instalar na maquina servidora... vc instala e a partir daí ele inicia com o windows e o cliente/usuário nem ver.
O legal é que vc pode usar os seus mesmos comandos xbase ou usar comando SQL, caso queira. Um exemplo: para dbf/cdx temos a função OrdScope. Bem, o Mediator tem uma função que faz a mesmíssima coisa do OrdScope, chamada MedSetScpe. Vc pode usar uma ou outra. Vc escolhe.
Se quiser usar comando SQLs também, pode:
Código: Selecionar todos
use &dbftmp as "SELECT a13sgp.codigo, a13sgp.descri, a13gpr.descri DescriGpr FROM a13sgp INNER JOIN a13gpr ON a13gpr.codigo = a13sgp.codgrp" NEW SCROLLABLE
MyDbedit( 05, 27, 13, 63, "SubGrupos Cadastrados", ;
{"descri" , "descriGpr"}, ;
{"SubGrupo", "Grupo" }, ;
{"@!" , "@!" } )
Enfim: os ganhos advindos (rapidez, segurança, etc) são infinitamente maiores que esses pequenos percalços na hora de instalar o sistema.