viewer e showtime harbour 2.0

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

Prezados, estou migrando clientes clipper 5.2 modo texto para harbour 2.0 console, como faço para linkar estar libs com o hbmk2.

desde já, agradeço.
"Um passo a frente, e já não estará mais no mesmo lugar..."
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Olá Filizola,

Eu nunca fui muito bom em script para compilação. Mas uma coisa que resolveu muito foi adotado IDE e o bom que só instalar e compilar através dela sem preocupar-me em adicionar lib disto lib do outro. A ShowTime é da HBCT.LIB e o viewer não estou certo mas é do próprio Harbour. Acho que você não terá dificuldades para compilar. Mas se estiver interessado em utilizar a IDE da HMG aconselho instalar a versão 3.035 que tem a opção de compilar em modo console. Tem um tópico que explico sobre a migração do Clipper ao HMG em 5 minutos:

https://pctoledo.org/forum/viewto ... 43&start=0
Baixe este arquivo .doc que ensina passo a passo a compilar em modo console. Precisar de ajudar colega, estou a disposição. Boa sorte !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

Pablo, desculpe a demora em responder, é que foi tão fácil a compilação que não parei de recompilar meus programas clipper para harbour. coisa de loco meu. fantástico a simplicidade. agradeço o passo a passo. e venho aqui solicitar sua atenção no seguinte:

1) instalei a hmg3.0.35 e compilei um exemplo. dai desinstalei porque achei que meu pc (que nao é tão bom) ficou lento. vi que nao tinha nada a ver com hmg, instalei de novo, agora a ide abre e fecha novamente. ja limpei os registros para reinstalar e nada. pode me ajudar ?

2) trabalho com clipper desde de o summer, ainda tenho muitos aplicativos com cp 5.2, o (mestre) rochinha me ajudou com five 1.0 teste (se nao me engano) utilizei um tempo, mas tive contato com visual foxpro 9.0 (bd postgres) e gostei demais pela produtividade, no meu ponto de vista, produtividade igual a delphi e vfp nunca vi, porque me preocupo é com o fluxo de informação e o resultado a que se deseja chegar, nao com as telas, mas com a descontinuidade do vfp, tenho vontade de me empenhar no projeto harbour, no entanto, me desanima o fato de nao se ter um ambiente de desenvolvimento tao evoluido como as duas plataformas acima, a pergunta é: existe alguma ide que se aproxime do delphi ou vfp em produtividade (montagens rápidas de telas).

desde já, agradeço a atenção dispensada.
"Um passo a frente, e já não estará mais no mesmo lugar..."
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Filizola,
O que mais se aproxima usando xHarbour é o Xailer
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Pablo, desculpe a demora em responder
Ahh não esquenta. Eu cheguei pensar que as minhas indicações não mereciam sua atenção. Fico mais tranquilo e contente.
foi tão fácil a compilação que não parei de recompilar meus programas clipper para harbour. coisa de loco meu. fantástico a simplicidade. agradeço o passo a passo.
Puxa, fico tão feliz saber isso. Pois indiquei porque pra mim foi uma mão na roda, foi o que realmente despertou o meu interesse para o mundo 32 bits na linguagem xBase e mais ainda no mundo GUI.
1) instalei a hmg3.0.35 e compilei um exemplo. dai desinstalei porque achei que meu pc (que nao é tão bom) ficou lento. vi que nao tinha nada a ver com hmg
Que bom que você contactou isso, pois o HMG apenas faz o armazenamento dos arquivos necessário para compilação e desenvolvimento. É totalmente tranquilo e não é pesado, a sua instalação ocorre da mesma forma que o Clipper. Sem problemas mesmo.
ja limpei os registros para reinstalar
Como eu disse, a instalação não faz tanta questão de apagar alguma configuração no REGISTRO do Windows (se é isso ao que você se refere: REGISTRO do Windows). Eu quando formatei a minha máquina no final do ano passado, tinha feito um backup e eu apenas copiei a pasta e sub-pastas do HMG sem precisar instalar, apena Ctrl-V e Ctrl-C. E funciona perfeitamente. Não requer nenhuma atenção do Windows na versão 3.
"instalei de novo, agora a ide abre e fecha novamente"
Pois é, se o seu SO não estiver com alguma problema de hardware ou Windows bichado, não tem por que não funcionar. É bem simples a sua instalação e não requer de nada especial, apenas armazenamento no seu HD. Mantenha o path que na instalação indicou, apesar de que se mudar não tem problemas também, mas é sempre melhor confirmar o path que indica a instalação.
e nada. pode me ajudar ?
E nada ? como assim ? Você disse acima que re-instalou o HMG e a IDE abre e fecha mas agora diz que nada ? Nada o quê ? Pode explicar por favor ?
2) trabalho com clipper desde de o summer, ainda tenho muitos aplicativos com cp 5.2
cho que a grande maioria, por não dizer TODOS, começaram assim, eu inclusive.
existe alguma ide que se aproxime do delphi ou vfp em produtividade (montagens rápidas de telas)
Bom o colega Leonardo já indicou um, apesar de que ainda não conheço eu prefiro AINDA ficar com a IDE do HMG, pois eu preciso pegar mais bagagem de conhecimento. Eu ainda estou na fase de aprendizado no mundo GUI. E para mim a IDE do HMG ainda está de bom tamanho. Os botões da IDE servem para ir adicionando controles (componentes como botões, combobox, textbox... etc). Se você estiver interessado para avaliar, recomendo sempre seja qual for a ferramenta, procurar a subpasta SAMPLES que possui (ao menos em HMG) uma grande quantidade de exemplos de cada controle. compile cada um deles e verá que não nada dificil de implementar. Toma tempo, sim e muito especialmente quando não estamos familiarizados com o ambiente gráfico. O clippeiro deve se reciclar, pois os conceitos de programação GUI são totalmente diferentes (mas acho que você deve ja ter superado isso). Mas o bom que tudo que aprendeu em Clipper ou 90% você irá precisar para seguir programando, pois mesmo com Harbour ou xHarbour estamos utilizando a mesma linguagem de programação. Eu recomendo que continue com Harbour.

Quanto a criação de telas o HMG utiliza o arquivo FMG que pode ser aberto e até editado por qualquer editor de texto (dê uma olhadinha). Após você finalizar sua tela, que tenha ficado bunitinha, você pode clicar em visualizar formulário e verá o código fonte. Se você marcar bloco pode copiar e colar no seu PRG sem precisar carregar o FMG. Eu faço assim, não gosto de carregar o FMG, apenas insiro o código fonte que gerou a IDE e coloco no PRG eu considero melhor. Só que se precisar mudar de posição os componentes, terá que fazê-lo manualmente e isso é chato.

Fico realmente muito feliz saber que foi bom para outros colegas. Pode ser que existam pessoas que não gostam de ensinar os caminhos das pedras, seja por preguiça, falta de tempo, não gostar de ensinar ou até mesmo por mera mesquindade. Mas eu acho que se eu ajudar um colega na linguagem xBase, estaremos fortalecendo a propria linguagem. Mesmo que por si ela é poderosa mas por ser muito ágil no desenvolvimento mas crescendo junto iremos manter a grande fatia que o xBase ocupa. E assim conseguiremos melhores ferramentas de programação.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

sygecom escreveu:O que mais se aproxima usando xHarbour é o Xailer
Complementando um pouco mais sobre o tema. Parece-me (não estou seguro ainda, corrijam-me se estiver errado) mas que o Xailer também trabalha com Harbour. Estou baixando e irei avaliar no momento oportuno. Eu baixei esta versão:

http://www.xailer.com/download?en&file=1
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
Ou muda ou morre. Porque o xHb, já está parado há alguns anos...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
a pergunta é: existe alguma ide que se aproxime do delphi ou vfp em produtividade (montagens rápidas de telas).
Verifique a IDE da HWGUI, do Fernando Basso, considerada por muitos como a melhor FREE.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Responder