Tem umas coisas curiosas no projeto NFE.
- Não lembro se saiu lei nova, mas a lei que me lembro era: o XML da NFE deve ser guardado exatamente como foi enviada para autorização.
Bom, se essa lei ainda vale, então não pode guardar com protocolo, porque ela foi enviada sem ele.
- O emissor de NFE do governo foi alterado pra guardar com protocolo se não me engano em 2010, e o que foi emitido antes disso não possui protocolo.
- Ao emissor ser atualizado, dependendo da mudança, ao exportar uma nota o XML fica diferente do anterior.
- Da mesma forma, validar uma nota antiga com estrutura nova não dá. Nas mudanças aonde um campo passa a ser obrigatório, validar o XML anterior dá erro por faltar o campo.
- Assinar um XML é relativamente simples. Se anexar um outro protocolo, temos uma NFE válida, mesmo que o conteúdo seja diferente da nota real.
- Pra ter certeza que o XML é verdadeiro, e o Danfe também, só consultando a nota no site da Fazenda, e conferindo todos os dados de tudo.
- Já recebi nota de fornecedor, aonde o protocolo era "nota rejeitada por código de UF inválido", ou seja, o sistema do fornecedor nem sequer conferiu se a nota foi autorizada e saiu distribuindo
- Já recebi nota de fornecedor de combustível (não vou dizer se foi Shell ou Petrobrás) fora da lei, aonde a nota foi autorizada na versão 1.00, e enviaram o XML na versão 2.00. Isto contraria a lei que diz que deve ser o XML na forma que foi autorizado.
- Ao mexer com SPED Pis/Cofins, onde só este faz uso do CST Pis/Cofins, e somente quando a empresa é lucro real, reparei nos erros de CST.
Nos primeiros anos de NFE, os CSTs de PIS/Cofins eram únicos, tanto pra entrada como pra saída.
A partir de uma data, foram criados códigos de CST pra entrada.
Até hoje o programa da Fazenda não faz essa simples checagem, e a maioria continua usando os códigos iniciais, que só valem pra saída.
Até hoje fico na dúvida:
Se forem atrás pra valer... todo mundo vai ser multado.
E se não forem...
Acho que o pessoal que vende sem nota deve estar rindo à toa.
Curiosidades da NFE
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

Curiosidades da NFE
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Curiosidades da NFE
E o pior de tudo é nós querendo fazer a coisa certa no meio dessa bagunça toda, o tal SPED Pis/Cofins saiu, mas estão a toda hora dizendo que não pode ser usado ainda para empresa do Lucro Presumido, ou seja, me deixa com a pulga atras da orelha que eles podem inventar um outro validador ou até mesmo outro layout ai eu chuto o pau da barraca. Acho que um dia eles vão atras sim, mas vão primeiro definir um período onde tudo já estava funcionando como eles querem e ai começar a partir dessa data exigir tudo redondo.
Durma com esse barulho....
Durma com esse barulho....
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- JoséQuintas
- Administrador

Curiosidades da NFE
Mas veja bem...
A NFE só serve pra fiscalizar quem EMITE nota fiscal.
Se esse projeto é pra evitar sonegação, então não vai pegar quem não emite nota.
A NFE só serve pra fiscalizar quem EMITE nota fiscal.
Se esse projeto é pra evitar sonegação, então não vai pegar quem não emite nota.
José M. C. Quintas
-
Kiko Fernandes
- Usuário Nível 3

Curiosidades da NFE
José, mas se o fisco estiver com "muita vontade" eles acabam chegando nos que não emite também.Se esse projeto é pra evitar sonegação, então não vai pegar quem não emite nota.
Imagine que vc é meu fornecedor e emite várias notas durante um período para a minha empresa, e seguindo o teu exemplo, digamos que eu não emito nota do que vendo. Em um determinado período eles "sabem" quantas peças do produto X eu comprei de você. Digamos que chegue a soma de 1.000,00. Se ao visitarem a minha empresa eu tenho apenas 15 peças no estoque indica que eu tenho que comprovar a saída de 985 peças. Se não tenho como comprovar, então vendi sem nota.
No momento pode ser que eles não façam mas eu penso que os meios existem.