DBF Colunas em branco EXCEL

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Rafael_Rodrigo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

DBF Colunas em branco EXCEL

Mensagem por Rafael_Rodrigo »

Boa noite,

Amigos estou com um problema para ler um arquivo DBF gerado atraves do WDBU. Acontece que apos gerar o DBF eu abro o mesmo com o EXCEL(MS EXCEL 2003) e algumas colunas estao em branco! porem as mesmas contem dados quando visualizo pelo WDBU. O que estou achando estranho e que outros arquivos DBF tambem gerados pelo WDBU consigo visualizar normalmente. Percebi que se eu criar uma nova coluna no arquivo DBF e copiar os dados da coluna que nao consigo vizualizar pelo excel(copiar atraves da opcao Replace do WDBU) para esta nova coluna os dados sao exibidos pelo excel normalmente mas com alguns caracteres Maiusculos na frente dos dados (exemplo: dado contigo na coluna = Codigo, dado exibido no excel = TCodigo). Esta nao e a unica coluna que esta com problemas, as outras nao consegui fazer o mesmo.

Procurei aqui no forum algum topico com o mesmo assunto e nada encontrei, sou novato tanto no forum quanto no assunto hehe.

Rafael Rodrigo Vicente.
raquelreis
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

DBF COLUNAS EM BRANCO EXCEL

Mensagem por raquelreis »

Bom dia,

Não sei dizer se há algum problema com o WDBU, mas tente abrir esse arquivo com erro pelo DBFViewer, uso ele e até agora não encontreio probelmas.
Keel
[]'s

_____________________________________________________________________________________
PROGRAMADOR é aquele que te resolve um problema que você não sabia que tinha, de uma maneira que você não compreende.
Rafael_Rodrigo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Rafael_Rodrigo »

Olá, problema resolvido.

O que estava ocorrendo é que minha tabela está assim:

Código: Selecionar todos

+--------- DB_IDX.DBF ----------+
| Nr  Nome          Tipo Tam Dec|
+-------------------------------+
| 01 "IDX_TABELA"  ,"C",064,000 |
| 02 "IDX_NOME"    ,"C",064,000 |
| 03 "IDX_EXPRES"  ,"C",640,000 |
| 04 "IDX_UNIQ"    ,"L",001,000 |
| 05 "IDX_DESCRI"  ,"C",255,000 |
| 06 "IDX_CAPTIO"  ,"C",030,000 |
| 07 "IDX_FLGCRE"  ,"L",001,000 |
| 08 "IDX_CLUSTE"  ,"L",001,000 |
| 09 "CAM_DEFUSU"  ,"C",001,000 |
| 10 "IDX_VERSAO"  ,"C",020,000 |
+------ Nr Registros 715 -------+
O campo IDX_EXPRES definido com tamanho 640 está causando o problema. Redefinindo-o com tamanho 255 o DBF é exibido pela EXCEL normalmente.
Agora fica a questão.. porque ele se perde quando defino um campo maior que 255..
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Rafael,

Porque o limite do tamanho de campo em Clipper é de 256 caracteres, sendo que o último caracter é reservado, então, você só pode usar 255 toques.

O número máximo de campos num arquivo é 128, de variáveis é de 2048, de arquivos abertos é de 256, o máximo de arquivos indices abertos por DBF é 15, o tamanho máximo de uma variável numérica é 19, o número máximo de registros em um DBF é de 1 milhão (embora há registros de colegas com número maior que 1 milhão, e sem problemas), o tamanho máximo de um arquivo DBT é 32 MB (este sem chance, acima disso problema mesmo), o tamanho máximo de uma variável texto é de 64K, etc... etc...
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Responder