Problemas com prompt/menuto - harbour
Moderador: Moderadores
ola pessoal, sou novo neste forum e estou migrando meu sistema em clipper para harbour, aproveitando para incrementar algumas coisas que o harbour permite.
o problema é que ativei o mouse mas os menus prompt nao rolam qdo passo o mouse por eles, so funciona se pressionar o botao na opcao escolhida, mais estranho ainda, é que se eu compilar em xharbour a barra luminosa do prompt rola normalmente e queria que isso acontecesse no harbour.
se algum ja passou por este problema e souber ajudar, agradeco desde ja.
o problema é que ativei o mouse mas os menus prompt nao rolam qdo passo o mouse por eles, so funciona se pressionar o botao na opcao escolhida, mais estranho ainda, é que se eu compilar em xharbour a barra luminosa do prompt rola normalmente e queria que isso acontecesse no harbour.
se algum ja passou por este problema e souber ajudar, agradeco desde ja.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Seja bem vindo ao fórum Abel !
Teria sido interessante que você mostrasse parte do seu código para sabermos onde poderia estar o erro. Também sabermos a versão do Harbour que estás utilizando. Mas pelo que estive vendo de exemplos de "MENU TO" em Harbour encontrei este do colega Stanis Luksys que utiliza MenuModal:
Veja se é isso que você quer.
Teria sido interessante que você mostrasse parte do seu código para sabermos onde poderia estar o erro. Também sabermos a versão do Harbour que estás utilizando. Mas pelo que estive vendo de exemplos de "MENU TO" em Harbour encontrei este do colega Stanis Luksys que utiliza MenuModal:
Código: Selecionar todos
#include "button.ch"
#include "inkey.ch"
function Main()
local oMenu
// Ativa as ações do mouse
SET( _SET_EVENTMASK, INKEY_ALL )
// Ativa cores intensas no fundo
SetBlink(.f.)
// Torna o cursor do mouse visivel
mSetCursor(.T.)
// Configuração resolução da tela 25x80
SetMode(25,80)
// Limpa a tela
setColor( "w+/b" )
scroll()
// Aqui neste momento é criado o objeto menu
oMenu := Monta_Menu()
// Espera por um evento do menu e nao sai enquanto o usuario
// nao escolher o item 'sair' do menu
do while MenuModal( oMenu, 01, 24, 01, 79, "w+/b" ) != 999 ; enddo
return( NIL )
// A função a seguir é responsávl pela criação do menu retorna para o
// objeto oMenu o estado atual do menu, quando é escolhida uma opção
function Monta_Menu()
local oTopBar, oPopUp, oPopUp1, oItem, oItem1, oItem2
local cCorBar := "b*/w,w+/bg,b*/w,w+/bg,b*/w,b*/w"
local cCorItem := "w+/bg,b*/w,w+/bg,b*/w,w/bg,w+/bg"
// TopBar() cria o menu na posição indicada
oTopBar := TopBar( 0, 0, 79)
oTopBar:ColorSpec := cCorBar
// Cria um novo 'popup menu' chamado Arquivo e adiciona ele no objeto oTopBar
oPopUp := PopUp()
oPopUp :ColorSpec:= cCorItem
oTopBar:AddItem( MenuItem ( "&Arquivo", oPopUp, , "Opcoes de cadastro e alteracoes de registros..." ) )
// Aqui começa a adição de itens do menu 'Arquivo'
oItem := MenuItem( "Cadastro de &Clientes" ,{|| Alert("Clientes()") }, K_CTRL_C, "Mensagem do primeiro item...", 101)
oPopUp:AddItem( oItem )
oItem :=MenuItem( "Cadastro de &Produtos" ,{|| Alert("Produtos()") }, K_CTRL_P, "Mensagem do segundo item...")
oItem :=MenuItem( "Cadastro de &Forncedores" ,{|| Alert("Fornecedores()") }, K_CTRL_F, "Mensagem do terceiro item...")
oPopUp:AddItem( MenuItem( MENU_SEPARATOR ) )
oItem :=MenuItem( "&Grupos de Produtos" ,{|| Alert("Grupos()") }, K_CTRL_G, "Mensagem do quarto item...")
oItem :=MenuItem( "Contas &Bancarias", {|| Alert("Bancos()") }, K_CTRL_B, "Mensagem do quinto item...")
oPopUp:AddItem( MenuItem( MENU_SEPARATOR ) )
oItem :=MenuItem( "Sai&r", {||.t.} , K_ALT_F4,"Abandona o aplicativo.", 999)
oPopUp:AddItem( oItem)
// Cria um novo 'popup menu' chamado Opcoes e adiciona ele no objeto oTopBar
oPopUp := PopUp()
oPopUp :ColorSpec:= cCorItem
oTopBar:AddItem( MenuItem ( "&Opcoes", oPopUp, , "Opcoes gerais do programa..." ) )
// Aqui começa a adição de itens do menu 'Opcoes'
// Cria novo menu popup debtro do outro, fazendo um sub-menu
oPopUp1 := PopUp()
oPopUp1 :ColorSpec:= cCorItem
oItem := MenuItem( "Opcoes do &Mouse",oPopUp1 )
oPopup:AddItem( oItem )
// Aqui os Itens do sub-menu "Opcoes do Mouse"
// Interessante notar que se o mouse ja esta habilitado, podemos
// desabilitar o item que faria isso, e vice-versa
oItem1 := MenuItem( "&Habilitar cursor do mouse" ,{|| mSetCursor(.t.), oItem1:Enabled := .f., oItem2:Enabled := .t.}, , "Habilita o cursor do mouse" )
oItem1:Enabled := .f.
oPopUp1:AddItem( oItem1 )
oItem2 := MenuItem( "&Desabilitar cursor do mouse" ,{|| mSetCursor(.f.), oItem2:Enabled := .f., oItem1:Enabled := .t. }, , "Desabilita o cursor do mouse" )
oPopUp1:AddItem( oItem2 )
// Retorna o estado de objeto TopBar para a função Main()
return ( oTopBar )Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
vamos la,
estou utilizando harbour nigthy 3.1.0 dev (Rev.17216) que baixei por indicacao do Itamar M.Lins Jr.,
o meu codigo fonte é bem simples, compilei o exemplo que vc mandou e o problema tambem acontece.
o menu abre, mas a barra luminosa nao se move ao passar o mouse pelas opcoes.
1) sera que o problema é a versao do harbour que baixei ?
2) alguem sabe dizer se é possivel conseguir o fonte da rotina menuto para fazer as adaptacoes que eu desejar ?
agradeco desde ja,
Abel
estou utilizando harbour nigthy 3.1.0 dev (Rev.17216) que baixei por indicacao do Itamar M.Lins Jr.,
o meu codigo fonte é bem simples, compilei o exemplo que vc mandou e o problema tambem acontece.
o menu abre, mas a barra luminosa nao se move ao passar o mouse pelas opcoes.
1) sera que o problema é a versao do harbour que baixei ?
2) alguem sabe dizer se é possivel conseguir o fonte da rotina menuto para fazer as adaptacoes que eu desejar ?
agradeco desde ja,
Abel
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Oi Abel, eu compilei através da HMG em modo console e a versão do Harbour é 3.1.0dev (Rev. 17111). Eu anexei o executável aqui para você testar aí. Mas tem um detalhe que ocorreu comigo aqui, talvez não seja o seu caso mas verifique as opções de edição em Propriedades da sessão da sua aplicação (veja imagem abaixo):

Verifique se com o executável em anexo e tais configurações funcionam. A utilização da IDE do HMG é apenas um detalhe que não acredito que seja isso caso haja alguma diferença de comportamento entre o seu executável com o meu.
Verifique se com o executável em anexo e tais configurações funcionam. A utilização da IDE do HMG é apenas um detalhe que não acredito que seja isso caso haja alguma diferença de comportamento entre o seu executável com o meu.
- Anexos
-
Demo.rar- (461.72 KiB) Baixado 624 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Depois de testar mais a fundo o exemplo que anexei, percebi que no início funciona mas quando clicado em alguma opção dando o Alert() deixa de funcionar. Não creio que seja por conta do Alert() e sim pela rotina do MenuModal().
Também notei que quando aplico qualquer compatibilidade nas propriedades da sessão, deixa de funcionar o rolamento dos itens quando o mouse é movimentado.
Estou achando que deve ser algo com SO em si e não tanto com a aplicação.
Também notei que quando aplico qualquer compatibilidade nas propriedades da sessão, deixa de funcionar o rolamento dos itens quando o mouse é movimentado.
Estou achando que deve ser algo com SO em si e não tanto com a aplicação.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Amigo Pablo Cesar,
fiz todas as opcoes que vc indicou mas nao funcionou, a barra luminosa teima em nao deslizar com o mouse.
fiz um prompt dos mais simples possivel para vc tentar compilar ai e ver se com vc ela corre, com o simples passeio no mouse pelas opcoes.
estou realmente "encucado" com isso, ja perdi muitas horas tentando a solucao, pesquisei no google e nao achei nada.
fiz todas as opcoes que vc indicou mas nao funcionou, a barra luminosa teima em nao deslizar com o mouse.
fiz um prompt dos mais simples possivel para vc tentar compilar ai e ver se com vc ela corre, com o simples passeio no mouse pelas opcoes.
Código: Selecionar todos
#include "button.ch"
#include "inkey.ch"
function Main()
local oMenu
// Ativa as ações do mouse
SET( _SET_EVENTMASK, INKEY_ALL )
// Ativa cores intensas no fundo
SetBlink(.f.)
// Torna o cursor do mouse visivel
mSetCursor(.T.)
// Configuração resolução da tela 25x80
SetMode(25,80)
// Limpa a tela
setColor( "w+/b" )
//
clear
@ 5,30 SAY 'Exemplo simples com PROMPT'
@ 6,30 SAY 'rodando em janela quando'
@ 7,30 SAY 'passo o mouse nas opcoes'
@ 8,30 SAY 'a barra luminosa do prompt nao'
@ 9,30 SAY 'se movimenta. So da certo se'
@ 10,30 SAY 'clicar com botao esquerdo.'
@ 11,30 SAY 'Em xharbour da'
@ 10,30 SAY 'certo, mas gostaria de usar'
@ 11,30 say 'harbour. Se alguem conseguir'
@ 12,30 say 'favor informar as opcoes de'
@ 13,30 say 'compilacao, libs etc..'
//
@ 14,30 say 'Utilizando harbour nigthy 3.1'
//
OPCAO=0
@ 1,1 SAY 'TESTE 01'
@ 4,1 PROMPT 'OPCAO NUMERO 1'
@ 5,1 PROMPT 'OPCAO NUMERO 2'
@ 6,1 PROMPT 'OPCAO NUMERO 3'
@ 7,1 PROMPT 'OPCAO NUMERO 4'
@ 8,1 PROMPT 'OPCAO NUMERO 5'
@ 9,1 PROMPT 'OPCAO NUMERO 6'
MENU TO OPCAO
//
return( NIL )
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Oi Abel, eu entendi o seu problema e até procurei uma solução e não encontrei. A única forma que encontrei e que você disse que não deu certo é através do uso da função interna MenuModal(). Anexei um vídeo para mostrar que realmente funciona, não sei se você testou o executável anexado na minha mensagem anterior, mas aqui funciona. Veja outro detalhe, quando eu executo através do Windows Explorer clicando no executável (ora gravado em alguma pasta do seu HD) ele funciona, mas se eu compilar/executar ele não funciona, tenho que sair e chamá-lo de novo. Veja novamente e diga-nos se funciona ou não na sua estação. Ahh por falar de estação, qual é a versão do Windows onde você está testando ? Pois se for WIN7 tente trocar O SET( _SET_EVENTMASK, INKEY_ALL ) por Set Eventmask to 1002 como recomenda este tópico: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 2&p#p69890
Observações:
1. Ouvi dizer que o mouse em modo console tem alguns bugs.
2. A lib responsável pelo uso do mouse em menu é rtl.
3. Não execute o demo.exe da minha mensagem anterior diretamente do RAR. Descompacte-lo gravando em algum lugar do seu HD e depois execute através do Windows Explorer. E também verifique as propriedades da janela da sessão que está sendo executado para remover todas as "opções de edição".
Observações:
1. Ouvi dizer que o mouse em modo console tem alguns bugs.
2. A lib responsável pelo uso do mouse em menu é rtl.
3. Não execute o demo.exe da minha mensagem anterior diretamente do RAR. Descompacte-lo gravando em algum lugar do seu HD e depois execute através do Windows Explorer. E também verifique as propriedades da janela da sessão que está sendo executado para remover todas as "opções de edição".
- Anexos
-
demo2.rar- (910.79 KiB) Baixado 692 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
vamos la,
fiz tudo o que vc me indicou, e nada.
vi seu video e é isso mesmo que eu queria...rs
tentei em uma maq com win2003 e outra com winxp - service pack 2, e nada,
alterei as propriedades da janela como indicado e nada,
o que me encuca mais ainda, é o mesmo EXE dar certo ai, e nao dar certo aqui ...
quanto a rtl , fiz uma pesquisa e nao tenho ela nas pastas do harbour apenas em uma pasta do xharbour.
xharbour\lib\rtl.lib
tentei compilar em harbour acrescentando ela no meu hbp, mas deu erro de compilacao.
se tiver mais alguma tentativa para solucionar , ficarei aguardando ...
por hora, agradeco todo empenho em me ajudar.
Abracos,
ABEL
fiz tudo o que vc me indicou, e nada.
vi seu video e é isso mesmo que eu queria...rs
tentei em uma maq com win2003 e outra com winxp - service pack 2, e nada,
alterei as propriedades da janela como indicado e nada,
o que me encuca mais ainda, é o mesmo EXE dar certo ai, e nao dar certo aqui ...
quanto a rtl , fiz uma pesquisa e nao tenho ela nas pastas do harbour apenas em uma pasta do xharbour.
xharbour\lib\rtl.lib
tentei compilar em harbour acrescentando ela no meu hbp, mas deu erro de compilacao.
se tiver mais alguma tentativa para solucionar , ficarei aguardando ...
por hora, agradeco todo empenho em me ajudar.
Abracos,
ABEL
mais um detalhe que esqueci de mencionar,
mesmo entrando na opcao habilitar mouse e desabilitar mouse, consigo clicar com o botao do mouse nas opcoes
do menu..., seja em tela cheia, ou janela...
Att,
ABEL
mesmo entrando na opcao habilitar mouse e desabilitar mouse, consigo clicar com o botao do mouse nas opcoes
do menu..., seja em tela cheia, ou janela...
Att,
ABEL
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Sim, esse comportamento é muito estranho. É como se o SO ativasse sempre o mouse.mesmo entrando na opcao habilitar mouse e desabilitar mouse, consigo clicar com o botao do mouse nas opcoes
do menu
Como eu disse antes, na primeira ação ele funciona de acordo mas quando clico em qualquer opção deixa de funcionar. Isto é, qualquer clique que eu faça, deixa de funcionar a navegação através de movimento do mouse. Mas nas primeiras ações de navegação sem clicar nada, funciona. No entanto o EXE deve estar descompactado e armazenado no seu HD. Quando você chama o programa que demo.exe você clica na "Barra de Título" com botão direito do mouse, propriedades, opções e no frame "Opções de Edição" deve desabilitar "Modo de edição rápida". E altere para que sempre abra esse aplicativo com essas propriedades.o que me encuca mais ainda, é o mesmo EXE dar certo ai, e nao dar certo aqui ...
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Segue mais informacoes sobre a plataforma que estou usando.
- estou utilizando modo console (minha programacao clipper era praticamente sem nenhuma lib externa e estava em clipper 5.2e)
- harbour 3.1 nigthy - Rev 17325 - baixei ontem esta revisao
- ide hbide + minigui (veio tudo no mesmo pacote de instalacao)
- ja testei no win2003, winxp service pack 2 e o problema no menu continua
- ja desmarquei as opcoes da propriedade das janela (edicao)
Após bater muito a cabeca para aprender a configurar a hbide, montar script e compilar,
o primeiro problema encontrado na migracao foi a ideia de colocar mouse nos menus,
e o menu / prompt (barra luminosa) nao rola quando deslizo o mouse sobre as opcoes, so funciona dando um click com o botao esquerdo do mouse.
entao, criei um prg simples como postei acima (msg 16/03 as 11:12) e compilei
usando uma janela DOS, hbmk2 prompt1.prg, compila sem erro nenhum, gera o executavel, o menu funciona com mouse, mas nao desliza sobre as opcoes quando passo o mouse pelas opcoes sem clicar.
Descobri que se eu compilar usando xharbour build 0.99.70 a barra luminosa desliza sobre o menu., mas como fui orientado a usar harbour ao inves de xharbour, estou com este problema.
acho q ja consegui esclarecer melhor minha dificuldade,
Abracos,
Abel
- estou utilizando modo console (minha programacao clipper era praticamente sem nenhuma lib externa e estava em clipper 5.2e)
- harbour 3.1 nigthy - Rev 17325 - baixei ontem esta revisao
- ide hbide + minigui (veio tudo no mesmo pacote de instalacao)
- ja testei no win2003, winxp service pack 2 e o problema no menu continua
- ja desmarquei as opcoes da propriedade das janela (edicao)
Após bater muito a cabeca para aprender a configurar a hbide, montar script e compilar,
o primeiro problema encontrado na migracao foi a ideia de colocar mouse nos menus,
e o menu / prompt (barra luminosa) nao rola quando deslizo o mouse sobre as opcoes, so funciona dando um click com o botao esquerdo do mouse.
entao, criei um prg simples como postei acima (msg 16/03 as 11:12) e compilei
usando uma janela DOS, hbmk2 prompt1.prg, compila sem erro nenhum, gera o executavel, o menu funciona com mouse, mas nao desliza sobre as opcoes quando passo o mouse pelas opcoes sem clicar.
Descobri que se eu compilar usando xharbour build 0.99.70 a barra luminosa desliza sobre o menu., mas como fui orientado a usar harbour ao inves de xharbour, estou com este problema.
acho q ja consegui esclarecer melhor minha dificuldade,
Abracos,
Abel
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Suas informações foram bem esclarecedoras Abel. Apenas queria eu saber se você conseguiu com o executável que anexei após ter dado orientações sobre descompacta-lo e não clicar apenas deslizar o mouse, conforme o vídeo feito.
Sei que é cansativo todo o questionamento feito e ainda não chegarmos a uma solução. Mas para resolver isso temos que identificar os problemas. O que parece (na minha opinião), é que o SO influi no comportamento e digo isto por:
1. Hoje testei o executável demo.exe que anexei e não funcionou. Aí fui nas propriedades e estavam desmarcadas mas quando dei Ok apareceu outra janela perguntando se queria fazer efeito para a janela atual ou "Salvar as propriedades para janelas futuras com o mesmo título". Escolhí esta ultima. Saí da aplicação e chamei novamente, daí funcionou.
2. O mesmo executável demo.exe e o exemplo simples seu Abel foram copiados para uma estação Win98 e executados porém sem nenhum sucesso, pois não funcionavam nada nem sequer abre o menu, trava sempre. Muito sinistro !
3. Quando o aplicativo demo.exe é executado desde o prompt do DOS não funciona, mas quando é executado desde o click do mouse através do Windows Explorer, daí funciona. Claro que depois de ter passado pelo item 1.
4. O demo.exe quando funciona, isto é, desliza entre as opções de menu com a movimentação do mouse, deixa de funcionar quando é clicado algo, seja numa opção ou até mesmo no centro da janela onde não há opção alguma.
Bom esta é a minha conclusão. Tudo parece que existe algum bug do MENU TO que é para modo console somente, pois o seu comportamento não é o mesmo que ocorre no Clipper. Lamento Abel, não poder fornecer uma solução. O mais perto que cheguei para o que você deseja, funciona em partes através do MenuModal e não do "MENU TO" que você tanto quer. Demais, podemos esperar pra ver se alguém mais passou por estas mesmas experiências e ver se há alguma solução para utilização do mouse em modo console.
Obs.: Nas minhas citações de dizer que funciona ou não funciona, refere-se ao comportamento de deslize entre opções de menu conforme movimentação do mouse. Salvo no caso do Win98 que não funciona nada.
Sei que é cansativo todo o questionamento feito e ainda não chegarmos a uma solução. Mas para resolver isso temos que identificar os problemas. O que parece (na minha opinião), é que o SO influi no comportamento e digo isto por:
1. Hoje testei o executável demo.exe que anexei e não funcionou. Aí fui nas propriedades e estavam desmarcadas mas quando dei Ok apareceu outra janela perguntando se queria fazer efeito para a janela atual ou "Salvar as propriedades para janelas futuras com o mesmo título". Escolhí esta ultima. Saí da aplicação e chamei novamente, daí funcionou.
2. O mesmo executável demo.exe e o exemplo simples seu Abel foram copiados para uma estação Win98 e executados porém sem nenhum sucesso, pois não funcionavam nada nem sequer abre o menu, trava sempre. Muito sinistro !
3. Quando o aplicativo demo.exe é executado desde o prompt do DOS não funciona, mas quando é executado desde o click do mouse através do Windows Explorer, daí funciona. Claro que depois de ter passado pelo item 1.
4. O demo.exe quando funciona, isto é, desliza entre as opções de menu com a movimentação do mouse, deixa de funcionar quando é clicado algo, seja numa opção ou até mesmo no centro da janela onde não há opção alguma.
Bom esta é a minha conclusão. Tudo parece que existe algum bug do MENU TO que é para modo console somente, pois o seu comportamento não é o mesmo que ocorre no Clipper. Lamento Abel, não poder fornecer uma solução. O mais perto que cheguei para o que você deseja, funciona em partes através do MenuModal e não do "MENU TO" que você tanto quer. Demais, podemos esperar pra ver se alguém mais passou por estas mesmas experiências e ver se há alguma solução para utilização do mouse em modo console.
Obs.: Nas minhas citações de dizer que funciona ou não funciona, refere-se ao comportamento de deslize entre opções de menu conforme movimentação do mouse. Salvo no caso do Win98 que não funciona nada.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Muito estranho mesmo, fiz tudo o que vc me indicou e nem o meu exemplo e nem o seu demo.exe desliza o mouse aqui na minha maquina (nenhuma vez), e vi seu video deslizando sim ..rs rs
- executei do prompt do msdos
- executei de um atalho no desktop
- executei pelo explorer
por hora, vou deixar assim ja que tenho muito coisa a aprender no harbour para fazer as coisas que gostaria de implementar em meu sistema (modo console) e mais para frente volto neste item pois gostaria que a barra deslizasse, a unica coisa que sei é que se eu compilar em xharbour funciona.
Att,
Abel
- executei do prompt do msdos
- executei de um atalho no desktop
- executei pelo explorer
por hora, vou deixar assim ja que tenho muito coisa a aprender no harbour para fazer as coisas que gostaria de implementar em meu sistema (modo console) e mais para frente volto neste item pois gostaria que a barra deslizasse, a unica coisa que sei é que se eu compilar em xharbour funciona.
Att,
Abel
Alguem sabe dizer se é possivel extrair a rotina prompt menuto do harbour e fazer alguma adaptacao de acordo com as nossas necessidades ?
Abel
Abel
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Baixe o Source do Harbour: http://sourceforge.net/projects/harbour ... p/download
Creio que você vai encontrar o menuto.prg na pasta \Harbour\src\rtl
Creio que você vai encontrar o menuto.prg na pasta \Harbour\src\rtl
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta