Exibindo Imagens jpg - harbour modo console
Moderador: Moderadores
Precisava exibir na tela principal do meu sistema uma imagem jpg.
Alguem sabe dizer qual comando e qual biblioteca posso usar pelo harbour ?
Agradeco desde ja,
Abel
Alguem sabe dizer qual comando e qual biblioteca posso usar pelo harbour ?
Agradeco desde ja,
Abel
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Para o Clipper parece que tinha algo e os links que apontam este tópico ainda são válidos: https://pctoledo.org/forum/viewto ... ole#p54489
Agora para Harbour em modo console, aqui os colegas afirmam não ser possível, veja: https://pctoledo.org/forum/viewto ... ole#p51909
Mas se a questão é exibir algo gráfico, a tela terá que está no modo gráfico, portanto deixará de ser modo console. São dois mundos diferentes.
Agora para Harbour em modo console, aqui os colegas afirmam não ser possível, veja: https://pctoledo.org/forum/viewto ... ole#p51909
Mas se a questão é exibir algo gráfico, a tela terá que está no modo gráfico, portanto deixará de ser modo console. São dois mundos diferentes.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
uma duvida,
se eu acrescentar na compilacao -lgtwvt ou -lgtwvw meu sistema ja deixou de ser modo console ?
ou deixar de ser modo console é nao usar mais @ say get e nem desenhar telas com estes comandos ?
Abel
se eu acrescentar na compilacao -lgtwvt ou -lgtwvw meu sistema ja deixou de ser modo console ?
ou deixar de ser modo console é nao usar mais @ say get e nem desenhar telas com estes comandos ?
Abel
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Eu não conheço muito bem -lgtwvt ou -lgtwvw. Pelo que eu sei são biblioetca gráficas mas suportam o modo console também.
Tudo vai depender de como você utilizar os recursos de tais ferramentas/bibliotecas. Pois se você criar uma Window, está indicando que o seu sistema será modo gráfico.se eu acrescentar na compilacao -lgtwvt ou -lgtwvw meu sistema ja deixou de ser modo console ?
Não, tudo depende da ferramenta/biblioteca, pois existe pseudonimos que traduzem o @ say... mas basicamente o uso do @ say é para modo console.ser modo console é nao usar mais @ say get e nem desenhar telas com estes comandos ?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- sygecom
- Administrador

- Contato:
SIMAbel escreveu: se eu acrescentar na compilacao -lgtwvt ou -lgtwvw meu sistema ja deixou de ser modo console ?
Não, até pode usar os @,SAY,GET mas não terá mais tela cheia, não sei se o pessoal do Harbour já mudou isso, não acompanhei mais essas LIBou deixar de ser modo console é nao usar mais @ say get e nem desenhar telas com estes comandos ?
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Pessoal,
Um pequeno exemplo para usar tela cheia com a -lgtwvt.
Abel, faça o seguinte teste:
1- Compile sem usar a gtwvt. Quando abrir o exemplo digite ALT+ENTER para alternar as telas
2- compile com a gtwvt e repita o teste. Veja o efeito que você terá.
Espero ter ajudado.
Um pequeno exemplo para usar tela cheia com a -lgtwvt.
Abel, faça o seguinte teste:
1- Compile sem usar a gtwvt. Quando abrir o exemplo digite ALT+ENTER para alternar as telas
2- compile com a gtwvt e repita o teste. Veja o efeito que você terá.
Espero ter ajudado.
Código: Selecionar todos
#include "hbgtinfo.ch"
REQUEST HB_LANG_PT
REQUEST HB_CODEPAGE_PT850
REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT
REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT
Func Main()
Local getlist := {}, nlin := 10, ncol := 14
HB_SETCODEPAGE('PT850')
HB_LANGSELECT('PT')
HB_GtInfo( HB_GTI_ALTENTER, .T. ) // habilta ALT + ENTER
HB_GtInfo( HB_GTI_CLOSABLE, .F. ) // Se desejar, desabilta fechar pelo X
HB_GtInfo( HB_GTI_FONTSIZE, 20 ) // tamanho da fonte, altere como desejar
HB_GtInfo( HB_GTI_FONTNAME, "Lucida Console" ) // tipo do fonte
Priv codatendt := Spac( 2 )
Priv nomeatendt := Spac( 30 )
Clear Screen
SetColor( "GR+/N" )
@ nlin+03, ncol+04 Say " C¢digo: Nome: "
@ nlin+03, ncol+12 GET codatendt Pict "99"
@ nlin+03, ncol+20 GET nomeatendt Pict "@!"
Read
Clear Screen
Return NilAbraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Show de bola, o harbour evoluiu muito nos últimos anos...
Leonardo Machado
Amigo Jairo,
nao entendi mas vou fazer o teste,
andei pensando, pensando, pensando, e vou rodar meus sistemas todos em janela e procurando deixar um tamanho agradavel para o cliente trabalhar. Mas como exibir um jpg na tela do sistema ja que esta em modo console ou ate mesmo se acrescentar alguma lib grafica..., quero exibir por exemplo na tela de entrada alguns botoes em jpg.
valeu pela dica por enquanto vou fazer o teste na segunda feira.
Abracos,
ABEL
nao entendi mas vou fazer o teste,
andei pensando, pensando, pensando, e vou rodar meus sistemas todos em janela e procurando deixar um tamanho agradavel para o cliente trabalhar. Mas como exibir um jpg na tela do sistema ja que esta em modo console ou ate mesmo se acrescentar alguma lib grafica..., quero exibir por exemplo na tela de entrada alguns botoes em jpg.
valeu pela dica por enquanto vou fazer o teste na segunda feira.
Abracos,
ABEL
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Puxa muito legal Jairo, obrigado pela dicas. Nunca tinha visto, inclusive nem o full Screen funcionando no Win 7.
VALEU !!!
Obs.: Mas quanto a exibir as imagens nesse ambiente ? Não dá né ?
VALEU !!!
Obs.: Mas quanto a exibir as imagens nesse ambiente ? Não dá né ?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Pablo,
Não tenho certeza. O que sei é que por tudo que pesquisei, em modo console não é possível. A rigor, acompanhei com atenção e interesse este tópico, porque este é um assunto que me interessa muito, e será objeto de estudo intenso breve.Pablo César escreveu:Mas quanto a exibir as imagens nesse ambiente ? Não dá né ?
Abraços, Jairo
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Estive pesquisando sobre jpg com GT_WVT em modo console e encontrei isto:
http://harbour-devel.1590103.n2.nabble. ... 59266.html
Eu não consegui compilar, pois eu utilizo a IDE da HMG para compilar. Acredito que através de HBMK2 possa compilar, mas não tentei ainda. Será que Wvt_DrawImage() funciona com Harbour ?
http://harbour-devel.1590103.n2.nabble. ... 59266.html
Eu não consegui compilar, pois eu utilizo a IDE da HMG para compilar. Acredito que através de HBMK2 possa compilar, mas não tentei ainda. Será que Wvt_DrawImage() funciona com Harbour ?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Pablo,
Tentei compilar um exemplo usando Wvt_DrawImage() com harbour, mas não consigo. Não encontra uma função chamada QIMAGE(), e não consigo saber que LIB mais precisa acrescentar.
Compilei usando as seguintes libs: xhb, hbwin, gtwvt, hbxbp, gtwvg e gtgui
Já sobre as outras funções que ele cita, da pasta exemplo, essa é show de bola. Sempre que posso dedico algum tempo para entender os comandos usados, porque são exemplos muito bem montados. Exibir imagem com base nesses exemplos é tranquilo, porém, a compilação é GUI, então fica fácil.
PS: Antes desta postagem, pesquisei no fórum sobre a função Wvt_DrawImage(). Tem muita coisa, li algumas, mas o problema da falta de função não achei, embora fui muito pelos títulos dos tópicos.
Tentei compilar um exemplo usando Wvt_DrawImage() com harbour, mas não consigo. Não encontra uma função chamada QIMAGE(), e não consigo saber que LIB mais precisa acrescentar.
Compilei usando as seguintes libs: xhb, hbwin, gtwvt, hbxbp, gtwvg e gtgui
Já sobre as outras funções que ele cita, da pasta exemplo, essa é show de bola. Sempre que posso dedico algum tempo para entender os comandos usados, porque são exemplos muito bem montados. Exibir imagem com base nesses exemplos é tranquilo, porém, a compilação é GUI, então fica fácil.
PS: Antes desta postagem, pesquisei no fórum sobre a função Wvt_DrawImage(). Tem muita coisa, li algumas, mas o problema da falta de função não achei, embora fui muito pelos títulos dos tópicos.
Abraços, Jairo
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
É possível.
Usando WVT, mas para WVG tem mais exemplos, melhor usar WVG.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Usando WVT, mas para WVG tem mais exemplos, melhor usar WVG.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Obrigado Jairo pelo retorno, a lib parece ser da hbqt.Jairo Maia escreveu:Não encontra uma função chamada QIMAGE(), e não consigo saber que LIB mais precisa acrescentar.
Ahh obrigado Itamar. Vou ter que dar uma atenção para isso e compilar esse exemplo que diz utilizando o Wvt_DrawImage()Itamar M. Lins Jr. escreveu:É possível.
Usando WVT
Vou procurar para baixar e avaliar.Itamar M. Lins Jr. escreveu:para WVG tem mais exemplos, melhor usar WVG
Então deduzo que é possível exibir imagens em modo console utilizando Harbour com GT_WVT ou GTWVG.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta