Ola pessoal.
Sou programador clipper há muito tempo e gostaria de converter meus sistemas para versão gráfica.
Tudo que preciso é um rumo que me permita criar aplicações gráficas e compilar com o o XHARBOUR.
Mas tenho muitoas dúvidas e me perco nos conceitos.
- Quais os aplicatiovos que existem para gerar as telas no padrão windows? Pesquisei e encontrei o FiveWin, MiniGui, Union e RVisual. Mas não consigo me decidir sobre qual usar.
- Como o XHarbour se comporta nisso?
- Uma tela desenvolvida no MiniGui, RV ou Union pode ser compilado normalmente pela XHarbour e GiveWin?
Resumindo: Estou perdido nos conceitos e aplicações. Não consigo definir um rumo para iniciar meus estudos. Vejo o FiveWin e acho legal. Vejo o MiniGui e acho fácil construir telas nele. Mas o FiveWin é integrado ao xDevStudio e ai começa as dúvidas de novo.
Alguém que já passou por isso pode me dar uma luz ou indicar leituras que possam me orientar?
Como iniciar no mundo gráfico?
Moderador: Moderadores
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Bem vindo ao Fórum joelmva,
Union e RVisual não são LIBs gráficas, elas apenas desenham as telas e geram um código para ser compilado a LIB gráfica FIVEWIN.
No link abaixo tem um instalador que traz tudo pronto, inclusive alguns exemplos, ajuda a começar. Qualquer duvida sobre os exemplos do instalador é só postar.
filebase.php?d=1&id=156&c_old=0&what=c&page=1
Nota: Não deixe de testar o Xailer, hoje em dia é uma das melhores opções que tem para xBase.
Eu particularmente lhe indico a Hwgui, é uma LIB gráfica open source e que tem uma IDE onde você pode desenhar suas telas e obter os .PRG das telas desenhadas para compilar com xHarbour.joelmva escreveu: - Quais os aplicatiovos que existem para gerar as telas no padrão windows? Pesquisei e encontrei o FiveWin, MiniGui, Union e RVisual. Mas não consigo me decidir sobre qual usar.
Union e RVisual não são LIBs gráficas, elas apenas desenham as telas e geram um código para ser compilado a LIB gráfica FIVEWIN.
Independente da LIB gráfica que você escolher o x[H]arbour será sempre usado.- Como o XHarbour se comporta nisso?
Não conheço Givewin, acho que você quis dizer FIVEWIN. Entenda que Minigui, Hwgui, Fivewin, Xailer são tudo LIB gráficas, dessas 4 citadas a Minigui e Hwgui são open source, a Fivewin e Xailer são pagas, e das 4 apenas o Xailer tem uma IDE completa ou pelo menos é a mais avançada entre todos.- Uma tela desenvolvida no MiniGui, RV ou Union pode ser compilado normalmente pela XHarbour e GiveWin?
O xDevStudio é apenas um editor de código que lhe ajuda a compilar seus sistemas só isso, ele roda com Minigui, Hwgui, Fivewin e etc...Resumindo: Estou perdido nos conceitos e aplicações. Não consigo definir um rumo para iniciar meus estudos. Vejo o FiveWin e acho legal. Vejo o MiniGui e acho fácil construir telas nele. Mas o FiveWin é integrado ao xDevStudio e ai começa as dúvidas de novo.
Bom eu primeiro lhe recomendaria em compilar seus sistemas antigos do Clipper com Harbour, até mesmo para aprender a compilar com Harbour usando HBMK2, depois partiria para desenvolvimento de telas gráficas.Alguém que já passou por isso pode me dar uma luz ou indicar leituras que possam me orientar?
No link abaixo tem um instalador que traz tudo pronto, inclusive alguns exemplos, ajuda a começar. Qualquer duvida sobre os exemplos do instalador é só postar.
filebase.php?d=1&id=156&c_old=0&what=c&page=1
Nota: Não deixe de testar o Xailer, hoje em dia é uma das melhores opções que tem para xBase.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Olá Leonardo.
Obrigado pelas dicas.
Uma dúvida: das citadas qual permite, ao desenhar a tela, apontar para uma tabela e assim fazer edit referenciando diretamente o campo?
As que cheguei a testar permite vc criar um edit mas depois tem que ir no PRG e fazer esse link com a tabela na mão.
Obrigado pelas dicas.
Uma dúvida: das citadas qual permite, ao desenhar a tela, apontar para uma tabela e assim fazer edit referenciando diretamente o campo?
As que cheguei a testar permite vc criar um edit mas depois tem que ir no PRG e fazer esse link com a tabela na mão.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
A IDE do Basso tem algo assim, mas particularmente eu não uso, pode baixar ela no link abaixo e ver se mais alguém aqui no fórum sabe usar isso, ou até mesmo o Basso passe por aqui e responda...
www.engersoft.com.br/download/util/xdesigner.rar
www.engersoft.com.br/download/util/xdesigner.rar
Leonardo Machado
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Está certo, que uma IDE deve mesmo oferecer todos os recursos favoráveis para o desenvolvimento. Mas se por acaso achar massante ter que transcrever a estrutura do seu BD, você pode baixar da seção de Downloads, este aplicativo que além de visualizar/imprimir a estrutura de um ou vários dbfs, você pode direcionar para arquivo ou na área de transferência para utilizar na edição do seu prg. Também aceita desde a linha de comando (prompt do DOS) a saída para arquivo e se esse arquivo for com extensão PRG, irá criar o prg pronto com a estrutura do(s) dbf(s) pronto para utilizar com dbcreate(). Dê uma olhada, talvez ajude no seu desenvolvimento.Uma dúvida: das citadas qual permite, ao desenhar a tela, apontar para uma tabela e assim fazer edit referenciando diretamente o campo?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.