Ola pessoal.
Sou programador clipper há muito tempo e gostaria de converter meus sistemas para versão gráfica.
Tudo que preciso é um rumo que me permita criar aplicações gráficas e compilar com o o XHARBOUR.
Mas tenho muitoas dúvidas e me perco nos conceitos.
- Quais os aplicatiovos que existem para gerar as telas no padrão windows? Pesquisei e encontrei o FiveWin, MiniGui, Union e RVisual. Mas não consigo me decidir sobre qual usar.
- Como o XHarbour se comporta nisso?
- Uma tela desenvolvida no MiniGui, RV ou Union pode ser compilado normalmente pela XHarbour e GiveWin?
Resumindo: Estou perdido nos conceitos e aplicações. Não consigo definir um rumo para iniciar meus estudos. Vejo o FiveWin e acho legal. Vejo o MiniGui e acho fácil construir telas nele. Mas o FiveWin é integrado ao xDevStudio e ai começa as dúvidas de novo.
Alguém que já passou por isso pode me dar uma luz ou indicar leituras que possam me orientar?
Como iniciar no mundo gráfico?
Moderador: Moderadores
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Bem vindo ao Fórum joelmva,
Union e RVisual não são LIBs gráficas, elas apenas desenham as telas e geram um código para ser compilado a LIB gráfica FIVEWIN.
No link abaixo tem um instalador que traz tudo pronto, inclusive alguns exemplos, ajuda a começar. Qualquer duvida sobre os exemplos do instalador é só postar.
filebase.php?d=1&id=156&c_old=0&what=c&page=1
Nota: Não deixe de testar o Xailer, hoje em dia é uma das melhores opções que tem para xBase.
Eu particularmente lhe indico a Hwgui, é uma LIB gráfica open source e que tem uma IDE onde você pode desenhar suas telas e obter os .PRG das telas desenhadas para compilar com xHarbour.joelmva escreveu: - Quais os aplicatiovos que existem para gerar as telas no padrão windows? Pesquisei e encontrei o FiveWin, MiniGui, Union e RVisual. Mas não consigo me decidir sobre qual usar.
Union e RVisual não são LIBs gráficas, elas apenas desenham as telas e geram um código para ser compilado a LIB gráfica FIVEWIN.