Acessar a internet via CLIPPER
Moderador: Moderadores
- Ricardo da Rocha Leal
- Usuário Nível 1

Ola amigos..
Eu sei que no x-harbour tem como acessar links da internet via sistema. Minha dúvida é.. existe como acessar link da internet usando o clipper (talvez usando o RUN)?.. Tenho um sistema bem redondinho rodando aqui na empresa onde trabalho.. só que faço alguns pagamentos on-line, então gostaria de saber se tem como fazer um jeito de ter acesso ao site do banco sem que seja necessario minimizar o sistema, abrir o navegador e entrar no site. Poderia fazer isto direto, respondendo a uma pergunta (deseja entrar no site?). O usuario respondendo que sim, entra direto na pagina do banco, que poderia estar gravada em um banco de dados onde o usuario poderia escolher em qual pagina entrar.
Agradeço a quem puder me ajudar.
Eu sei que no x-harbour tem como acessar links da internet via sistema. Minha dúvida é.. existe como acessar link da internet usando o clipper (talvez usando o RUN)?.. Tenho um sistema bem redondinho rodando aqui na empresa onde trabalho.. só que faço alguns pagamentos on-line, então gostaria de saber se tem como fazer um jeito de ter acesso ao site do banco sem que seja necessario minimizar o sistema, abrir o navegador e entrar no site. Poderia fazer isto direto, respondendo a uma pergunta (deseja entrar no site?). O usuario respondendo que sim, entra direto na pagina do banco, que poderia estar gravada em um banco de dados onde o usuario poderia escolher em qual pagina entrar.
Agradeço a quem puder me ajudar.
Colega copie o iexplore.exe para pasta de seu sistema e use o comando:
run iexplore www.seusite.com.br
Pode ser:
SeuSite := "www.seusite.com.br'
Run Iexplore &SeuSite
Ai ele abre no navegador, se vc quiser usar outro navegador use a mesma lógica mas com o EXE do navegador, o fato de copiar o EXE pra pasta do seu sistema é não se preocupar o Path, mas se estiver no path o caminho do EXE do navegador não precisa ter ele na pasta do seu sistema.
[]´s
run iexplore www.seusite.com.br
Pode ser:
SeuSite := "www.seusite.com.br'
Run Iexplore &SeuSite
Ai ele abre no navegador, se vc quiser usar outro navegador use a mesma lógica mas com o EXE do navegador, o fato de copiar o EXE pra pasta do seu sistema é não se preocupar o Path, mas se estiver no path o caminho do EXE do navegador não precisa ter ele na pasta do seu sistema.
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Se eu quiser acessar pelo Google Chrome, tem jeito ?
É que navego 99,99% por esse browser.
É que navego 99,99% por esse browser.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Sim, bastaria de chamar o chrome.exe no lugar do iexplore mas pra isso você terá que colocar o caminho onde o chrome.exe se encontra.billy1943 escreveu:Se eu quiser acessar pelo Google Chrome, tem jeito ?
Normalmente é em:
C:\Documents and Settings\Pablo César\Configurações locais\Dados de aplicativos\Google\Chrome\Application (nesse caminho, substituir "Pablo César" pelo nome do usuário). Para checar o path, basta ir no atalho do
Google Chrome, copie o path mas ao colar no seu prg cole no modo UNICODE (no QEdit utilizando recursos de colar da janela da sessão DOS, botão direito na barra de ferramentas, edita e colar). Só que tem mais um detalhe, o Clipper não enxerga os nome do tipo longos (pode ver os nomes das pastas com espaços e compridos), então você terá que transforma-lo em nome curto. Para isso você irá precisar uma biblioteca externa da LFN. Aqui vou disponibilizar a DBLFN.LIB que irá funcionar. Bom seria compilar com BLINKER, eis o código exemplo que fiz:
Código: Selecionar todos
// Compilar com Blinker e com DBLFN.LIB
cDir:=DirName()
cLongPath:="\Documents and Settings\Pablo César\Configurações locais\Dados de Aplicativos\Google\Chrome\Application"
cShortPath:=LFNShort(cLongPath)
DirChange(cShortPath)
cSite := "https://pctoledo.org/forum/"
cCommand:="chrome.exe "+cSite
lValue = SWPRUNCMD(cShortPath+"\"+cCommand, 0, "", "")
? lValue
DirChange(cDir)- Anexos
-
TESTES74.rar- (248.76 KiB) Baixado 206 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Mais outra opção para o Google Chrome em Clipper...
Poderia dizer que "quase" não iria precisar mais tratar os nomes longos se não fosse pelo tamanho do buffer que utiliza o CLIPPER, SWPRUNCMD ou SO (não sei dizer). Pois na hora de executar com nomes longos o comando vem cortado. Pois já viram o tamanho do path em que o Google Chrome se encontra ? É enorme, fora mais o tamanho considerável que ocupa a URL (endereço do site). Aí pensei que executando através de arquivo BAT podia dar melhor condições. Mas não adiantou, tive que usar os recursos da DBLFN, no entanto por outro lado possibilitou que pudesse abrir uma segunda sessão para chamar o chrome e não prender enquanto o navegador estiver aberto. Outro ponto positivo na criação do arquivo BAT é que nele pode ser implementado a variante do nome do usuário. Digamos que nesse PC possua vários usuários/login, daí através da variável de ambiente USERNAME pode ser obtido o nome do usuário e daí concatenar na hora de criar o BAT.
O código, ficou mais exuto:Notar neste exemplo, na variável cLongPath tem: Pablo C‚sar\Configura‡äes locais e não Pablo César\Configurações locais porque está em modo UNICODE (ao modo do DOS, digamos), então atente na hora de colar com editor DOS e não editor WINDOWS (isto tentei explicar no tópico anterior). Observe também que tem duas formas de utilizar o SWPRUNCMD.
Bom espero que seja de utilidade, ajudando a muitos colegas.
Obs.: Esta rotina pode ser usada também para qualquer navegador.
Poderia dizer que "quase" não iria precisar mais tratar os nomes longos se não fosse pelo tamanho do buffer que utiliza o CLIPPER, SWPRUNCMD ou SO (não sei dizer). Pois na hora de executar com nomes longos o comando vem cortado. Pois já viram o tamanho do path em que o Google Chrome se encontra ? É enorme, fora mais o tamanho considerável que ocupa a URL (endereço do site). Aí pensei que executando através de arquivo BAT podia dar melhor condições. Mas não adiantou, tive que usar os recursos da DBLFN, no entanto por outro lado possibilitou que pudesse abrir uma segunda sessão para chamar o chrome e não prender enquanto o navegador estiver aberto. Outro ponto positivo na criação do arquivo BAT é que nele pode ser implementado a variante do nome do usuário. Digamos que nesse PC possua vários usuários/login, daí através da variável de ambiente USERNAME pode ser obtido o nome do usuário e daí concatenar na hora de criar o BAT.
O código, ficou mais exuto:
Código: Selecionar todos
// Compilar com Blinker e com DBLFN.LIB
cLongPath:="C:\Documents and Settings\Pablo C‚sar\Configura‡äes locais\Dados de aplicativos\Google\Chrome\Application\"
cShortPath:=LFNShort(cLongPath)
cSite := "https://pctoledo.org/forum/"
MemoWrit("StartWeb.bat",cShortPath+"chrome.exe "+cSite+Chr(13)+Chr(10)+"EXIT") /*Note q o EXIT vai servir para encerrar a segunda sessao apos o browser ser finalizado*/
lValue = SWPRUNCMD('CMD.EXE /C "START /MIN StartWeb.bat', 0, "", "")
// lValue = SWPRUNCMD("StartWeb.bat", 0, "", "") /*Assim prende ate q o browser seja finalizado*/
? lValueBom espero que seja de utilidade, ajudando a muitos colegas.
Obs.: Esta rotina pode ser usada também para qualquer navegador.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
O comando start pode executar uma url acionando o browser que estiver como padrão.
A variavel ambiental APPDATA traz o caminho completo da pasta "Dados de Aplicativos".
A variavel ambiental USERPROFILE traz o caminho completo da pasta do usuário ativo.
Com estas dicas da pra deixar as funções passadas mais configuráveis.
O comando start pode executar uma url acionando o browser que estiver como padrão.
A variavel ambiental APPDATA traz o caminho completo da pasta "Dados de Aplicativos".
A variavel ambiental USERPROFILE traz o caminho completo da pasta do usuário ativo.
Com estas dicas da pra deixar as funções passadas mais configuráveis.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Legal Rochinha não sabia q o Start aciona uma URL no browser padrão... legal ai fica muito mais tranquilo...
Obrigado mais uma q aprendemos...
[]´s
Obrigado mais uma q aprendemos...
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Puxa agora que atentei para ver essa questão do START chamar URL e em Clipper realmente funciona !
Obrigado mestre Rochinha ! Bem mais simples assim.
Obrigado mestre Rochinha ! Bem mais simples assim.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Obrigado pelo reconhecimento, mas ele não seria nada sem duvidas. Das quais nós todos aqui, alquimistas de código puro, criamos as poções e destilamos jóias.
O comando START é dependente do registro do Windows, já que ele aciona o aplicativo associado a abertura de um ou outro documento.
Ao darmos um comando start arquivo.pdf ele irá abrir o PDFReader ou Acrobat Reader pela associação de extensão e aplicativos padrão.
Desta forma não precisamos colocar caminhos engessados em nossos aplicativos e sistemas.
Obrigado pelo reconhecimento, mas ele não seria nada sem duvidas. Das quais nós todos aqui, alquimistas de código puro, criamos as poções e destilamos jóias.
O comando START é dependente do registro do Windows, já que ele aciona o aplicativo associado a abertura de um ou outro documento.
Ao darmos um comando start arquivo.pdf ele irá abrir o PDFReader ou Acrobat Reader pela associação de extensão e aplicativos padrão.
Desta forma não precisamos colocar caminhos engessados em nossos aplicativos e sistemas.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
comando START nao funciona
boa tarde a todos!!
eu estava garimpando ideias para rodar programas externos ao clipper e me deparei com esse post maravilhoso dando a ideia do comando START.
Estou utilizando o Windows 7.
Se eu executar no prompt do dos o comando START ele funciona, mas...
Se eu executar de dentro do programa escrito em clipper 5.2 aparece a mensagem:
Bad command or file name
Será que alguém tem alguma luz
eu estava garimpando ideias para rodar programas externos ao clipper e me deparei com esse post maravilhoso dando a ideia do comando START.
Estou utilizando o Windows 7.
Se eu executar no prompt do dos o comando START ele funciona, mas...
Se eu executar de dentro do programa escrito em clipper 5.2 aparece a mensagem:
Bad command or file name
Será que alguém tem alguma luz
Flávio dos Santos Szelbracikowski
ssflavio@osite.com.br
ssflavio@osite.com.br
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Vejamos qual o seu problema:
Em primeiro lugar seria necessário visualizar o comando completo que voce passou e obteve tal erro.
Vou dar o diagnóstico padrão SUS:
Ao passar o seu comando usando o RUN, coloque os parâmetros entre colchetes, exemplo RUN [ seusparâmetros ]
Lembre-se que o Clipper só entende nomes 8x3, ou seja 8 de tamanho do nome por 3 de extensão.
- Ao passar um caminho longo o Clipper trunca e acontece o erro.
- Se a truncagem não acontecer, mas o caminho contenha espaços entre as palavras acontece o erro.
Algo como "Arquivos de Programas" pode ficar como Arquiv~1 ou apenas ser entendido a palavra Arquivos.
Antes de mandar a string de parâmetros para o seu comando, visualize-o primeiro e confirme a execução.
Vejamos qual o seu problema:
Em primeiro lugar seria necessário visualizar o comando completo que voce passou e obteve tal erro.
Vou dar o diagnóstico padrão SUS:
Ao passar o seu comando usando o RUN, coloque os parâmetros entre colchetes, exemplo RUN [ seusparâmetros ]
Lembre-se que o Clipper só entende nomes 8x3, ou seja 8 de tamanho do nome por 3 de extensão.
- Ao passar um caminho longo o Clipper trunca e acontece o erro.
- Se a truncagem não acontecer, mas o caminho contenha espaços entre as palavras acontece o erro.
Algo como "Arquivos de Programas" pode ficar como Arquiv~1 ou apenas ser entendido a palavra Arquivos.
Antes de mandar a string de parâmetros para o seu comando, visualize-o primeiro e confirme a execução.
nao consigo postar
Forbidden
You don't have permission to access /forum/posting.php on this server.
Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.
Forbidden
You don't have permission to access /forum/posting.php on this server.
Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.
ssflavio@osite.com.br
ssflavio@osite.com.br
Bom dia a todos!
Resolvido o problema!
Tem que colocar o comando cmd antes do start
abraços a todos
Resolvido o problema!
Tem que colocar o comando cmd antes do start
abraços a todos
ssflavio@osite.com.br
ssflavio@osite.com.br
como esta dando erro na minha postagem, fiz um pdf e estou anexando aqui.
ssflavio@osite.com.br
ssflavio@osite.com.br