Um novo IDE

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

bencz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Um novo IDE

Mensagem por bencz »

Olá para todos do fórum (:

Estava hoje conversando com o Leonardo, e comentei com ele, de desenvolver um IDE, open source, um IDE simples, mas meio sofisticado, com sistema de AUTO-Complete e etc.... bom, o IDE seria utilizado para desenvolver com o harbour ou xhb, ou vc pode setar o seu compilador e linker, bom, um IDE bem livre, onde você pode trabalhar com o compilador que você desejar, de inicio, comentamos de desenvolver utilizando o HWGUI, baseado no código do IDE xdesign

Pensei de inicio, fazer algo proximo com o xEdit, do xailer, que eu estou utilizando ele, e estou achando muito agradavel, o unico problema, é que nao da para compilar por ele, usando o xHB :/
bom, então, vamos ver, alguem mais deseja entrar na equipe, para desenolver ?

O IDE vai ser open source, e vai servir, para todos que programam em hb/xhb/clipper, para facilitar a programação e tambem, criar um ambiente de trabalho mais confortável (:

Bom, estou no aguardo (:
Imagem
fladimir
Colaborador
Colaborador

Um novo IDE

Mensagem por fladimir »

A idéia é boa... porém...

Não sei se free daria certo, acredito q tenha q ser remunerado, pq acredito q todos aki ou grande parte (desculpe falar pelos demais) não dispõe de tempo sobrando, diante disto se não for algo remunerado não acredito, salvo exceções, q terá uma vida longa.

Muitos dividem o tempo, digamos "livre", para família, pessoal e fórum (rsrs), e o tempo hábil fica exprimido entre exigências do governo, clientes e novidades, correções, etc...

Então na minha opinião somente se for algo focado e com alguma forma de ser remunerado.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
Imatech
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Um novo IDE

Mensagem por Imatech »

Olá Bencz !

Já usou xDev (Desenvolvido em Delphi) ?

Troca ideia com o Autor: Vailton

De repente ele resolve abrir para dominio público e já será um bom caminho andado...

Sucesso...
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
bencz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Um novo IDE

Mensagem por bencz »

bom, já utilizei sim, mas, acredito que o legal deste desafio, seria desenvolver em xharbour/harbour (:

Bom, na questão de fazer um prog. comercial, cairíamos no msm problema... e o tempo p/ desenvolver e administrar as duvidas do pessoal q comprou, melhor dizendo, o suporte ... :X

Bom, mas a questão é, se reunir uma equipe sustentável, seria possível, quem sabe, abrir uma 'empresa', p/ trabalhar com o desenvolvimento desse RAD....
Imagem
Imatech
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Um novo IDE

Mensagem por Imatech »

E acha que em Harbour poderia criar um bom editor de texto plano (principal ferramenta de programação a meu ver)...

Que contenha realce de sintaxe, indentação automatica, Complementação automática de código, versionamento, verificação de alteração do fonte por outro usuario, etc...
Acho que temos isso na HbIde... mas nos IDE's das Libs gráficas: desconheço...

IMHO: Candidatos para o fork (open source): Passiveis de se Implementar gerador de código, editor visual de objetos para Forms, Relatorios, SQL, etc...

1: HbIde (Harbour: Qt: Facilidade de implementação)
2: ConText (Delphi: Produtividade e Facilidade)
3: NotePad++ (C++: Farta Literatura para uso)
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Um novo IDE

Mensagem por sygecom »

A ideia é ótima, muito boa, o problema é só o tempo para evoluir isso, hoje em dia ninguém tem mais tempo para nada, o mudo está numa correria sem tamanho. Mas vamos ver o que da, já criei uns casos para serem evoluídos. vamos conversando por aqui...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
bencz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Um novo IDE

Mensagem por bencz »

Bom, eu ainda acho que o dia deveria ter 72 horas para ficar melhor (:
ou, o capitalismo deveria parar de cobrar tanto.... ou algo assim....

bom, agora, neste fim de semana, pretendo começar a desenvolver... (:
Imagem
Responder