Script XBP + Variavel de ambiente
Moderador: Moderadores
bom dia.
gostaria de saber se tem como usar as variaveis de ambiente dentro do script xbp?
estou querendo criar um caminho relativo ao meu projeto.para isso queria usar as variaveis de ambiente .
gostaria de saber se tem como usar as variaveis de ambiente dentro do script xbp?
estou querendo criar um caminho relativo ao meu projeto.para isso queria usar as variaveis de ambiente .
FWH
xHarbour
Java
sou quase um programador...
xHarbour
Java
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Acredito que você pode elaborar um arquivo BAT e dentro colocar as variáveis de ambiente do xHarbour e colocar os comandos para compilação que consequentemente irão utilizar os script do xHarbour.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Se eu entendi a colocação do amigo sobre script XBP, não esta relacionado aos .BAT de compilação e sim a snipets de código xBase executados pelo XBScript.exe.
Tô certo?
Neste caso não seria sensato puxar os conteúdos de variavéis ambientais pelas funções GETENV() ou similar?
Se eu entendi a colocação do amigo sobre script XBP, não esta relacionado aos .BAT de compilação e sim a snipets de código xBase executados pelo XBScript.exe.
Tô certo?
Neste caso não seria sensato puxar os conteúdos de variavéis ambientais pelas funções GETENV() ou similar?
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Esbarrei nisto:
Esbarrei nisto:
Código: Selecionar todos
function getEnvironment( _environment_ )
// ? "Windows: " + getEnviroment( "windir" )
// ? "Drive: " + getEnviroment( "systemdrive" )
// ? "System32: " + getEnviroment( "systemroot" )
// ? "Arquivos Comuns: " + getEnviroment( "commonprogramfiles" )
// ? "ComSpec: " + getEnviroment( "comspec" )
LOCAL reg
Reg:= TOleAuto():New( "wscript.Shell" )
return Reg:ExpandEnvironmentStrings( "%" + _environment_ + "%" )
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Creio que também não. Eu presumi que o colega gostaria de obter as variáveis de ambiente de dentro do arquivo de projeto do xHarbour ".XBP" (xBuild Project Builder, produto que é comprado). Mas não creio que isto seja possível, pois o compilador não executa scripts pelo XBScript.exe, certo ? Por isso que mencionei o arquivo BAT para complementar o trabalho de compilação.rochinha escreveu:Se eu entendi a colocação do amigo sobre script XBP, não esta relacionado aos .BAT de compilação e sim a snipets de código xBase executados pelo XBScript.exe.
Tô certo?
Só não entendi direito se ao que você se refere como "caminho relativo ao meu projeto" seria o caminho (pasta) onde se encontra o seu projeto ou que deseja acessar as variáveis de ambiente quanto a instalação do xHarbour, por exemplo ?bravvo escreveu:estou querendo criar um caminho relativo ao meu projeto.para isso queria usar as variaveis de ambiente
Se for o path onde o projeto se encontra, acho que todo arquivo XBP do xBuild Project Builder já possui tal informação. portanto você pode a vir alterá-lo (seja por meio de um editor de texto ou por programação) antes da sua execução.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Pablo - Voce acertou.
XBP são arquivos de projeto.
XBS são arquivos de script.
Por serem tão parecidos me deu a impressão de que fosse relativo ao segundo nome.
Se voce já possui uma pasta de desenvolvimento, mas ao mudá-la de partição, todos os caminhos se perdem, uma variável contendo o caminho já seria o bastante.
Exemplo:
Ao usá-la para setar o ambiente voce faria:
Caso fosse mudada a pasta de c:\caminho para d:\caminho, os sets seguinte mudariam automáticamente.
O caso agora é saber se nas configurações do IDE voce poderia colocar %caminho% nos campos que configuram as pastas.
É só tentar.
Pablo - Voce acertou.
XBP são arquivos de projeto.
XBS são arquivos de script.
Por serem tão parecidos me deu a impressão de que fosse relativo ao segundo nome.
Se voce já possui uma pasta de desenvolvimento, mas ao mudá-la de partição, todos os caminhos se perdem, uma variável contendo o caminho já seria o bastante.
Exemplo:
set caminho=c:\compilacao
set lib=%caminho%\lib
set bin=%caminho%\bin
O caso agora é saber se nas configurações do IDE voce poderia colocar %caminho% nos campos que configuram as pastas.
É só tentar.
Realmente oque eu quero e o arquivo do projeto(xbp)
eu queria colocar como variavel de ambiente para o seguinte caso.
pudesse usar a compilaçao dentro do diretorio
d:
da mesma forma que eu pudesse usar dentro da pasta
m:\Compilar\projeto\aqui\dentro
assim cada programador poderia dizer onde iria deixar seu projeto sem presisar ficar customizando o mesmo.
se o arquivo xbp dese suporte e isso ficaria muito facil fazer esse ajuste.

eu queria colocar como variavel de ambiente para o seguinte caso.
pudesse usar a compilaçao dentro do diretorio
d:
da mesma forma que eu pudesse usar dentro da pasta
m:\Compilar\projeto\aqui\dentro
assim cada programador poderia dizer onde iria deixar seu projeto sem presisar ficar customizando o mesmo.
se o arquivo xbp dese suporte e isso ficaria muito facil fazer esse ajuste.
eu ja tentei mais com a nomelcatura %caminho% ele reconhece como literal e nao puxa das variaveis de ambienteO caso agora é saber se nas configurações do IDE voce poderia colocar %caminho% nos campos que configuram as pastas.
FWH
xHarbour
Java
xHarbour
Java
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Uma sugestão que possivelmente ajude. Utilizando o comando do S.O. SUBST.exe você poderia fazer uma configuração para cada usuário e o projeto continuaria sendo o mesmo (dentro do arquivo xbp). Para isso você precisaria elaborar uma BAT para cada usuário e fazê-la executar no atalho onde chama o xBuild Project Builder. Dessa forma ao invés de chamar o xBuild Project Builder .exe você chamar a BAT que consequentemente setava com SUBST e depois chamaria o xBuild Project Builder executável. Just is my tip !
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta