Imprimir lancamentos deletados.
Moderador: Moderadores
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

Caros, um cliente me pedio um relatorio de pedidos excluidos, qual eh o comando que eu poderia usar para filtrar apenas lancamentos deletados ? Ou serah que quando usuario excluir algum lancamento o sistema terah q marca-lo como excluido para efeito do relatorio ? Obrigado.
Marcos Roberto
NetService Software
NetService Software
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Marcos,
Acho que você pode fazer assim: Primeiro, você precisa permitir que os registros deletados sejam vistos no indice, depois use a função Dele():
Acho que você pode fazer assim: Primeiro, você precisa permitir que os registros deletados sejam vistos no indice, depois use a função Dele():
Código: Selecionar todos
ldeleted := SET( _SET_DELETED, .F. )
INDEX ON Dele() [TAG <ctag>] TO <cFile>
SET( _SET_DELETED, ldeleted )Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

Obrigado Jairo por responder.
Eu consigo somente criando um INDEX ?
Eu consigo somente criando um INDEX ?
Marcos Roberto
NetService Software
NetService Software
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Marcos,
Não! Mesmo numa tabela não indexada, a qualquer momento você pode testar se o registro foi deletado. Para testar se o registro corrente está deletado basta usar:O que é necessário, independente se área indexada ou não, é que o _SET_DELETED esteja setado como .F., que é o padrão do Clipper/[x]Harbour. Se ele estiver setado como .T., os registros deletados serão ignorados pelo sistema.
Não! Mesmo numa tabela não indexada, a qualquer momento você pode testar se o registro foi deletado. Para testar se o registro corrente está deletado basta usar:
Código: Selecionar todos
If Dele()
Hb_Alert( "Registro " + LTrim( Str( Recn() ) ) + " está excluido" )
EndiAbraços, Jairo
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

Entaum Jairo isso mata a charada pq ao fazer o rel. eh soh colocar esse IF...
vlw amigo.
vlw amigo.
Marcos Roberto
NetService Software
NetService Software
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Claro que dessa forma, você vai ter que varrer (num laço de repetição como DO WHILE EOF com skip) o dbf todo. E a primeira sugestão do Jairo, iria ser mais rápido o processamento. Tudo isso levando em conta se for um arquivo de uma quantidade de registros considerável.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.