Olá,
Estou precisando criar uma aplicação multi thread no xHarbour e estou encontrando uma dificuldade: As variáveis do programa-pai não são visíveis na thread filha, sendo que preciso destas variáveis na thread filha.
Apenas se eu alterar o tipo de todas as variáveis necessárias para GLOBAL elas serão visíveis. Nem variáveis PUBLICAS não são visíveis. Isto está correto? Há outra solução?
Atenciosamente,
Daniel Bernardino
Multi Thread no xHarbour e Variáveis
Moderador: Moderadores
-
daniel_adm
- Usuário Nível 1

- Pablo César
- Usuário Nível 7

Oi Daniel, seja bem vindo ao fórum !
Variáveis do tipo PUBLIC serão vistas em todo os módulos do seu programa feito em xHarbour. Porém estas variáveis sobrecarregam o sistema e são mais lentas de acessar.daniel_adm escreveu:Apenas se eu alterar o tipo de todas as variáveis necessárias para GLOBAL elas serão visíveis. Nem variáveis PUBLICAS não são visíveis. Isto está correto? Há outra solução?
O que você ode fazer é chamar a função da thread filha passando parâmetros das variáveis que estaria precisando e assim mantendo as variáveis do Main no tipo de variavel "Local". Lembre você até pode passar vetores e até mesmo por referência para que não duplique na memória.Estou precisando criar uma aplicação multi thread no xHarbour e estou encontrando uma dificuldade: As variáveis do programa-pai não são visíveis na thread filha, sendo que preciso destas variáveis na thread filha.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
daniel_adm
- Usuário Nível 1

Pablo,
Obrigado pela rápida resposta (tá melhor que o suporte do xHarbour).
Eu queria saber se existe outra alternativa (tipo na compilação), porque são muitas variáveis que vou precisar no processo filho e fica quase que inviável passar todas elas por parâmetro.
Se não tiver outra alternativa, vou ter que fazer isto mesmo.
Achei estranho o novo processo não reconhecer nenhuma variável do programa-pai, mas como não estou habituado a trabalhar com MT, fiquei na dúvida.
Me deixe saber se há alguma outra alternativa. Estou usando o comando StartThread(), mas às vezes existe outro comando que herda as variáveis do programa-pai.
At.
Daniel
Obrigado pela rápida resposta (tá melhor que o suporte do xHarbour).
Eu queria saber se existe outra alternativa (tipo na compilação), porque são muitas variáveis que vou precisar no processo filho e fica quase que inviável passar todas elas por parâmetro.
Se não tiver outra alternativa, vou ter que fazer isto mesmo.
Achei estranho o novo processo não reconhecer nenhuma variável do programa-pai, mas como não estou habituado a trabalhar com MT, fiquei na dúvida.
Me deixe saber se há alguma outra alternativa. Estou usando o comando StartThread(), mas às vezes existe outro comando que herda as variáveis do programa-pai.
At.
Daniel
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Oi Daniel, desculpe talvez a minha informação naõ esteja de acordo com o que você está procurando. Visto que eu nunca usei MT. Mas aqui no fórum (pesquisa avançada) encontrei algo que talvez interessa a você: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 362#p70929
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 80&start=0
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 80&start=0
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
daniel_adm
- Usuário Nível 1

Pablo,
Já havia lido estes posts.
Vou "quebrar cabeça" mais um pouco e se não der certo vou acabar crendo que realmente o MT no xHarbour não está 100%.
Valeu!
Daniel
Já havia lido estes posts.
Vou "quebrar cabeça" mais um pouco e se não der certo vou acabar crendo que realmente o MT no xHarbour não está 100%.
Valeu!
Daniel
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Ola Daniel,
Esse comportamento das variaveis estão corretos sim, o problema no MT do xHarbour é os GPF que da sem explicação alguma em qualquer parte do sistema, no Harbour é estavel.
Esse comportamento das variaveis estão corretos sim, o problema no MT do xHarbour é os GPF que da sem explicação alguma em qualquer parte do sistema, no Harbour é estavel.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql