Sistema rodando em rede, qual a melhor alternativa?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

will_pacini
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por will_pacini »

Boa tarde a todos, trabalho em uma empresa que desenvolve sistemas de controle de caixa, venda, estoque e afins para uso comercial, principalmente drogarias, estamos a quase 20 anos no ramo, e a experiência é grande, não sou o programador, faço a parte técnica e algumas manutenções ou alterações no banco de dados .dbf pelo dbase...

Estou a 5 anos trabalhando aqui, e venho da época onde a maioria de nossos clientes possuíam o win98, no win98 podíamos trabalhar com uma rede tranquilamente que era bem difícil dar algum tipo de erro, quando começamos a instalar o sistema em winXP, a coisa começou a ficar diferente, não sei se é algo que não estamos prestando atenção ou é a forma que o sistema foi construído,

Hoje estamos utilizando o 5.2 + Rtlink, e quando falamos de rede, nós instalamos apenas 1 exe no micro servidor junto com o banco de dados, e compartilhamos essa pasta pela rede, assim em um micro terminal, apenas puxamos esses exe do servidor por um ícone ou por um .bat e o .exe é executado, más o programa fica dando erro, a cada exe aberto, é criado um arquivo de movimento adicional no banco de dados, chamado de mov, se tiver 7 micros da rede, terá o mov1, mov2.... e por ai vai...

Isso funcionava normalmente em ambiente win98, más no XP, e 7 o erro já virou rotina, então a dúvida é, como é feito a maioria dos sistemas para funcionar em rede? É pelo nosso método, ou cada micro na rede teria que ter um .exe próprio e esse .exe fazer a busca pelo caminho de rede p/ achar o banco de dados?

Obrigado.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Houve épocas que para executar um aplicativo em rede eu apenas atribuía como Read-Only e o mesmo abria em quantas maquinas quizesse. Não sei se alguém da velha guarda lembra disto.