xharbor duvidas inicio

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

marcelosantos
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

xharbor duvidas inicio

Mensagem por marcelosantos »

Pessoal saudações

Sou clippeiro há anos

instalei o xharbor o compilador c da Borland, rodei o exemplo, muito bacana.

Pensei comigo que legal, a proposta é boa, mas não achei material na net, apostilas livros e etc..
Como desenvolver algum projeto serio e comercializar sem ter conhecimento da ferramenta ?
Alguém pode dar exemplos de cases de sucesso com a ferramenta?
Se não tiver como estudar não vou nem começar.

Fiquei eufórico e depois decepcionado.

Não estou pedindo para pescar o peixe pra mim, mas como aprender se não tem material?

por favor preciso de ajuda

abraços

Marcelo
lugab
Colaborador
Colaborador

xharbor duvidas inicio

Mensagem por lugab »

Marcelo, primeiro se familiarize.

Comece pelo começo e escolha o seu menor sistema em clipper.

Coloque "FUNCTION MAIN() no .PRG principal, e "PROCEDURE NOME-DO-MODULO na primeira linha de
cada um dos sub-programas chamados pelo principal.

Compile com xharbour , observe cada erro de compilação, faça as correções até obter um executável 32 bits puro.

Depois aproveite os vários exemplos disponiveis nas contribs e até na net, tal como os desse site

https://sites.google.com/site/hblibs/ex ... com-fontes

Não desanime, pq depoiis vai ficar tão fácil qto era no clipper. Fácil e melhor.
lugab
alxsts
Colaborador
Colaborador

xharbor duvidas inicio

Mensagem por alxsts »

Olá!

Seja bem-vindo ao fórum Marcelo!

Clique para baixar o manual do xHarbour.

Siga as orientações do Gabriel (lugab) e faça vários testes com tudo que for possível.

Considere também testar o Harbour. O que consta é que a linguagem Harbour está mais evoluída que sua irmã xHarbour pois o grupo de desenvolvedores Harbour é maior e mais participativo. Veja aqui um ótimo manual de Harbour. Aliás, este site é o da Marinas GUI, uma lib de interface gráfica.

Feito isso, estude e teste as bibliotecas de interface gráfica. Existem várias: MiniGUI, MiniGUI Extended, HMG, HwGUI, Qt, OOG, Marinas...

O caminho é longo e árduo mas, deve ser seguido se desejar atingir o objetivo.

Utilize também o recurso de busca do fórum, no canto superior direito da página.

Boa sorte!
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
marcelosantos
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

xharbor duvidas inicio

Então na verdade é melhor usar harbour, pensei que xharbour fosse a evolução do harbour.
devo desinstalar o xharbor então e passar a usar o harbour?

ok, vou me esforçar então.

obrigado a todos que responderam
alxsts
Colaborador
Colaborador

xharbor duvidas inicio

Mensagem por alxsts »

Olá!

Você pode ter na mesma máquina os 2 ambientes de desenvolvimento. Apenas configure os paths, caminhos de libs e includes corretamente antes de usar cada um deles (tanto do [x]Harbour quanto do compilador C escolhido).

O site a seguir tem bastante material sobre Harbour, incluindo o manual Como usar HbMk2. HbMk2 é um programa que lê os scripts de compilação e linkedição e executa o compilador e linkeditor.
[]´s
marcelosantos
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

xharbor duvidas inicio

pessoal saudações

OK, nao entendi ainda o porque testa distinção entre xharbour e harbour.
Mas em fim, vou aceitar a colocação do nobre colega do forum.

vou ignorar o xharbour que ja havia instalado e prosseguir com o harbour

instalei o hmg acessei a ide achei muito bacana mas to meio perididao ainda.

como começa um projeto do zero?

quero implementar uma agenda antiga que fiz em clipper para o contador aqui do escritorio.
era um browse que listava os compromissos e o contador colocava flags que eu criei para classificar os compromissos

tipo ok era compromisso resolvido p era compromisso pendente e assim por diante tinha um dbf que guardava o dia que abriu o compromisso a descricao do compromisso o flag e a data que fechou o agendamento e por ai vai.

como trabalha com o harbour é so dar um use no arquivo e fazer igual ao clipper ?

pelo que vi da pra estudar tudo naqueles helps tipo chm que voces me passaram?

procurei na net mas realmente a informação é muito escassa.

obrigado pela ajuda

abraços

marcelo
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

xharbor duvidas inicio

Mensagem por Pablo César »

Olá Marcel, seja bem vindo ao fórum !
marcelosantos escreveu:OK, nao entendi ainda o porque testa distinção entre xharbour e harbour.
Mas em fim, vou aceitar a colocação do nobre colega do forum.
Eu sou vou me referir a Harbour, pois é o que eu uso e é o que considero mais atualizado.
vou ignorar o xharbour que ja havia instalado e prosseguir com o harbour
Ótimo !
instalei o hmg acessei a ide achei muito bacana mas to meio perididao ainda.

Uma pergunta como esta, tem lugar específico aqui no fórum. Esteja a vontade de fazê-la lá na seção Minigui que teremos prazer em atendê-lo em situação específica.
quero implementar uma agenda antiga que fiz em clipper para o contador aqui do escritorio.
era um browse que listava os compromissos e o contador colocava flags que eu criei para classificar os compromissos
Eu não se você já leu alguns tópicos nos quais eu indico a utilização da IDE da HMG, inclusive para compilar em modo console. Esse é outro desafio que você deverá ter em conta, isto é, decidir que vai continuar a programando em modo CONSOLE ou modo GUI (gráfico). Se você compilar em modo console com a IDE da HMG, as mudanças são praticamente zero ou muito pouco, ao menos que tenha que adaptar funções que você utilizava em bibliotecas de terceiros e que no Harbour não haja equivalente (o que é muito difícil). Agora se escolher pela programação GUI, esqueça de TODAS as telas do seu programa Clipper, toda interface será totalmente diferente. A maioria das funções de tratamento de dados, serão aproveitadas, mas nada com respeito a exibição de telas. Na instalação do HMG, tem umas sub-pastas SAMPLES e HFLC\SAMPLES que possuem muitos exemplos. Essa é uma grande forma de aprender a utilizar cada componente. Inclusive na pasta SAMPLES tem uma AGENDA.
tipo ok era compromisso resolvido p era compromisso pendente e assim por diante tinha um dbf que guardava o dia que abriu o compromisso a descricao do compromisso o flag e a data que fechou o agendamento e por ai vai.

como trabalha com o harbour é so dar um use no arquivo e fazer igual ao clipper ?
Como eu já disse todas as rotinas de tratamento de dados é aproveitável, só não são as telas do Clipper. Mas se quiser manter-se em modo CONSOLE (tela igual como do Clipper), então ai sim as telas são aproveitáveis.
pelo que vi da pra estudar tudo naqueles helps tipo chm que voces me passaram?
Apesar de que HMG é totalmente gratuito e código aberto, possui uma basta documentação na pasta DOCs.
procurei na net mas realmente a informação é muito escassa.
Dominar o inglês ou espanhol também ajuda, pois a HMG conta com um fórum para atender as dúvidas, só que é internacional e precisa entender o inglês e as vezes o espanhol. Mas você também conta aqui com a seção Minigui que poderá abrir novos tópicos naquela seção.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
alxsts
Colaborador
Colaborador

xharbor duvidas inicio

Mensagem por alxsts »

Olá!

Veja a página do Harbour na Wikipedia, especialmente o item "10 Comparação com xHarbour".

A HMG é rica em exemplos. Tem até uma agenda pronta, que utiliza DBF. Procure em sua instalação, na pasta \SAMPLES\AGENDA.

Visite o site do colega Giovanni Di Maria (Elektrosoft). Tem alguns tutoriais muito úteis lá.

Para dúvidas sobre assuntos diferentes de [x]Harbour, poste no fórum adequado, evitando assim os desvios de assunto.
[]´s
marcelosantos
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

xharbor duvidas inicio

Nova mensagempor Pablo César » 03 Jul 2013 23:50

Olá Marcel, seja bem vindo ao fórum !

Eu sou vou me referir a Harbour, pois é o que eu uso e é o que considero mais atualizado.
ok já entendi Pablo
Uma pergunta como esta, tem lugar específico aqui no fórum. Esteja a vontade de fazê-la lá na seção Minigui que teremos prazer em atendê-lo em situação específica.
OK, farei lá
Eu não se você já leu alguns tópicos nos quais eu indico a utilização da IDE da HMG, inclusive para compilar em modo console. Esse é outro desafio que você deverá ter em conta, isto é, decidir que vai continuar a programando em modo CONSOLE ou modo GUI (gráfico). Se você compilar em modo console com a IDE da HMG, as mudanças são praticamente zero ou muito pouco, ao menos que tenha que adaptar funções que você utilizava em bibliotecas de terceiros e que no Harbour não haja equivalente (o que é muito difícil). Agora se escolher pela programação GUI, esqueça de TODAS as telas do seu programa Clipper, toda interface será totalmente diferente. A maioria das funções de tratamento de dados, serão aproveitadas, mas nada com respeito a exibição de telas. Na instalação do HMG, tem umas sub-pastas SAMPLES e HFLC\SAMPLES que possuem muitos exemplos. Essa é uma grande forma de aprender a utilizar cada componente. Inclusive na pasta SAMPLES tem uma AGENDA.
Eu instalei a IDE e realmente vi tudo que você esta falando
Quero desenvolver já com interface Windows
Como eu já disse todas as rotinas de tratamento de dados é aproveitável, só não são as telas do Clipper. Mas se quiser manter-se em modo CONSOLE (tela igual como do Clipper), então ai sim as telas são aproveitáveis.
Sei que precisa pesquisar em outras línguas

Obrigado pela ajuda

abraços

marcelo
marcelosantos
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

xharbor duvidas inicio

Pessoal obrigado pela ajuda

agora estou estudando pra valer o harbour.

instalei o minigui e comecei a fazer um projeto.

na opinião dos colegas devo continuar com o minigui ou o hwgui seria melhor?

existe algum plugin que faça essas IDEs terem algo parecido com o intelicence ou code complete ?

abraços

marcelo
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

xharbor duvidas inicio

Mensagem por sygecom »

Olá Marcelo,
marcelosantos escreveu: na opinião dos colegas devo continuar com o minigui ou o hwgui seria melhor?
Cada um tem sua opinião, minha opinião é usar Hwgui em conjunto com a IDE do basso, já postei no fórum inclusive um instalador, o bom da Hwgui que você pode ir migrando aos poucos suas telas para modo gráfico, para mim isso foi muito importante, mas não deixe de testar tudo e ver o que é melhor para você.
existe algum plugin que faça essas IDEs terem algo parecido com o intelicence ou code complete ?
Na IDE do Basso da usar esse recurso.
http://www.engersoft.com.br/download/util/xdesigner.rar
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder