Olá Marcel, seja bem vindo ao fórum !
marcelosantos escreveu:OK, nao entendi ainda o porque testa distinção entre xharbour e harbour.
Mas em fim, vou aceitar a colocação do nobre colega do forum.
Eu sou vou me referir a Harbour, pois é o que eu uso e é o que considero mais atualizado.
vou ignorar o xharbour que ja havia instalado e prosseguir com o harbour
Ótimo !
instalei o hmg acessei a ide achei muito bacana mas to meio perididao ainda.
como começa um projeto do zero?
Uma pergunta como esta, tem lugar específico aqui no fórum. Esteja a vontade de fazê-la lá na seção Minigui que teremos prazer em atendê-lo em situação específica.
quero implementar uma agenda antiga que fiz em clipper para o contador aqui do escritorio.
era um browse que listava os compromissos e o contador colocava flags que eu criei para classificar os compromissos
Eu não se você já leu alguns tópicos nos quais eu indico a utilização da IDE da HMG, inclusive para compilar em modo console. Esse é outro desafio que você deverá ter em conta, isto é, decidir que vai continuar a programando em modo CONSOLE ou modo GUI (gráfico). Se você compilar em modo console com a IDE da HMG, as mudanças são praticamente zero ou muito pouco, ao menos que tenha que adaptar funções que você utilizava em bibliotecas de terceiros e que no Harbour não haja equivalente (o que é muito difícil). Agora se escolher pela programação GUI, esqueça de TODAS as telas do seu programa Clipper, toda interface será totalmente diferente. A maioria das funções de tratamento de dados, serão aproveitadas, mas nada com respeito a exibição de telas. Na instalação do HMG, tem umas sub-pastas SAMPLES e HFLC\SAMPLES que possuem muitos exemplos. Essa é uma grande forma de aprender a utilizar cada componente. Inclusive na pasta SAMPLES tem uma AGENDA.
tipo ok era compromisso resolvido p era compromisso pendente e assim por diante tinha um dbf que guardava o dia que abriu o compromisso a descricao do compromisso o flag e a data que fechou o agendamento e por ai vai.
como trabalha com o harbour é so dar um use no arquivo e fazer igual ao clipper ?
Como eu já disse todas as rotinas de tratamento de dados é aproveitável, só não são as telas do Clipper. Mas se quiser manter-se em modo CONSOLE (tela igual como do Clipper), então ai sim as telas são aproveitáveis.
pelo que vi da pra estudar tudo naqueles helps tipo chm que voces me passaram?
Apesar de que HMG é totalmente gratuito e código aberto, possui uma basta documentação na pasta DOCs.
procurei na net mas realmente a informação é muito escassa.
Dominar o inglês ou espanhol também ajuda, pois a HMG conta com um fórum para atender as dúvidas, só que é internacional e precisa entender o inglês e as vezes o espanhol. Mas você também conta aqui com a seção Minigui que poderá abrir novos tópicos naquela seção.