boa noite,
Preciso fazer a ligação entre tabelas(pedido,item-pedido,produto) ,para poder cadastrar uma venda, porem não estou conseguindo relacionar usando o set relation.
Alguem pode me ajudar?
Como usar função set relation
Moderador: Moderadores
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Este comando set relation foi pouco usado no tempo do Clipper. Se eu fosse você esqueceria isso... faça tudo na raça mesmo. Monte uma tela com dados do cabeçalho do pedido na parte superior e na parte inferior faça um TBrowse com os itens do pedido. No Get do código do cliente, coloque uma função que exiba um TBrowse com os nomes dos clientes. Faça o mesmo no Get do código do produto, exibindo os produtos.
Li seus posts anteriores. Não compare DBF com SQL, conforme foi respondido. Você disse que procura crescimento profissional (linguagens padrão xBase não vão te dar isso). Se quer aprender a mexer com linguagens do padrão xBase, por que não começa com Harbour mais uma biblioteca gráfica? Sugiro que use a HMG. Alem de ter a IDE, tem uma infinidade de exemplos na pasta samples.
Se quiser insistir no set relation, veja este exemplo no Manual do Clipper 5.2
Este comando set relation foi pouco usado no tempo do Clipper. Se eu fosse você esqueceria isso... faça tudo na raça mesmo. Monte uma tela com dados do cabeçalho do pedido na parte superior e na parte inferior faça um TBrowse com os itens do pedido. No Get do código do cliente, coloque uma função que exiba um TBrowse com os nomes dos clientes. Faça o mesmo no Get do código do produto, exibindo os produtos.
Li seus posts anteriores. Não compare DBF com SQL, conforme foi respondido. Você disse que procura crescimento profissional (linguagens padrão xBase não vão te dar isso). Se quer aprender a mexer com linguagens do padrão xBase, por que não começa com Harbour mais uma biblioteca gráfica? Sugiro que use a HMG. Alem de ter a IDE, tem uma infinidade de exemplos na pasta samples.
Se quiser insistir no set relation, veja este exemplo no Manual do Clipper 5.2
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Um exemplinho básico
Ao setar o registro de Joao Jose da Sila em Funcionarios (via Dbseek(), p.ex) automaticamente sera setado o mesmo cidadão em Salarios
Código: Selecionar todos
Sele 1
Use DbFUNC alias Funcionarios
Set INDE TO (CDXFUNC) // chave=filial+matricula
Sele 2
Use DbSAL alias salarios
SET INDE TO (CDXSAL) // CHAVE=Filial+matricula
Sele Funcionarios
Set rela to Filial+matricula into Salarios
lugab
- JoséQuintas
- Administrador

Pera aí....
A pergunta inicial diz que é pra "cadastrar uma venda".
Pra cadastrar uma venda vai pesquisar o produto, mas não precisa relacionar.
Se usa um tbrowse pra mostrar o pedido conforme vai digitando pode ser útil, mas melhor fazer de outra forma, porque o set relation não respeita registros excluídos.
A pergunta inicial diz que é pra "cadastrar uma venda".
Pra cadastrar uma venda vai pesquisar o produto, mas não precisa relacionar.
Se usa um tbrowse pra mostrar o pedido conforme vai digitando pode ser útil, mas melhor fazer de outra forma, porque o set relation não respeita registros excluídos.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Tem um exemplo legal na pasta C:\HMG.3.0.35\SAMPLES\PEDIDOS da instalação padrão da HMGalxsts escreveu:Sugiro que use a HMG. Alem de ter a IDE, tem uma infinidade de exemplos na pasta samples
[]´s
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Pessoal,
Me perdoe caro Alexandre Santos, mas salvo minha falta de conhecimento, não conheço nada mais rápido e prático para montar consulta relacional, inclusive usando em conjunto com o TBrowse.alxsts escreveu:Este comando set relation foi pouco usado no tempo do Clipper. Se eu fosse você esqueceria isso...
Me perdoe também caro José, mas o SET RELATION usa as definições definidas pelo SET DELETED [ON|OFF].JoséQuintas escreveu:mas melhor fazer de outra forma, porque o set relation não respeita registros excluídos.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)