Emails não são mais enviados pelo Smtpsend

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Moralles
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Moralles »

Tenho programas em Clipper em que o Smtpsend funcionava normalmente, e por razão que desconheço deixaram de enviar mensagens automáticas, e nada aparece no arquivo de erro. De início pensei que fosse algum bloqueio criado recentemente pelo provedor IG, mas tive o mesmo problema utilizando o Yahoo. Alguém poderia me ajudar a descobrir a razão ?.
Grato
Moralles
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Por padrão, o SmtpSend utiliza a porta 25 para envio. Tente verificar com seu provedor de email qual a porta que passou ser utilizada. Geralmente, será a 587. Depois, verifique no help do SmtpSend qual parametro permite alterar a porta. Outra hipótese, veja sua senha se esta correta, já ocorreu comigo de a senha esta incorreta e não ser comunicado erro, alias, exibia "email enviado com sucesso", mas não chegavam.

Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Moralles
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Moralles »

Andril,
Acrescentei -p587 e resolveu o problema no IG. Quanto ao Yahoo, faltava o mail apos smtp (-hsmtp.mail.yahoo.com.br).
Com o provedor UOL infelizmente o -p587 não resolveu, mesmo usando smtps em vez de smtp. Utilizo a versão 3.53 do Smtpsend. Tem idéia de que porta deveria tentar no UOL?.
Agradeço sua colaboração e procurarei retribuir quando me for possível.
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Texto retirado do SAC do UOL:
Envio de mensagens (SMTP)
Configuração principal
Servidor: smtps.uol.com.br
Porta: 587
Requer servidor seguro/SSL? Não

Caso o dispositivo não aceite esta configuração, use a configuração alternativa:
Servidor: smtps.uol.com.br
Porta: 465
Requer servidor seguro/SSL? Sim
Fonte: https://sac.uol.com.br/info/primeiros_passos/email.jhtm

Não tenho certeza, mas acho que o SMTPSend não envia quando o servidor requer SSL.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Moralles
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Moralles »

Amigos,
O Uol aceita sim a porta 587. Eu devo ter cometido algum erro no teste.
Resumindo: Ig e Uol exigem -p587. Uol usa smtps em vez de smtp. Yahoo usa porta default (25) mas não esquecer de incluir mail antes do servidor (-hsmtp.mail.yahoo.com.br). Agora só falta fazer nos programas clipper com que a macro "smtpsend -@e_nvio.txt > verro.txt" registre algo quando o email nâo for enviado. Mas dá para trabalhar enquanto não consigo a solução desse problema. Grato pela colaboração.
Responder