IDE - HMG 3.1.5 versão 2013.05.05 Roberto Lopez

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Peço a ajuda para poder iniciar no uso desse software que pelo seu alcance pode facilitar muito o desenvolvimento de projetos visuais.

De cara, no início de tudo (abertura do projeto) já dá a seguinte mensagem de erro:

"Nome de projeto ou caminho inválido (espaços e caracteres especiais não são permitidos)"

Ocorre que eu entro na IDE, escolho Novo Projeto e escrevo simplesmente Janelas, seguindo um vídeo do Youtube sobre o assunto.

Nele, abrindo o projeto ele já cria a tela inicial com os códigos de abertura necessários, aí então é só acrescer os demais componentes.

Na pasta escolhida para gravar o projeto não existe nenhum arquivo, no momento.

Já tentei escreve Janelas.Hpj e dá o mesmo erro.

O que está acontecendo ?

Preciso setar alguma coisa antes de que a IDE precisa ?
Editado pela última vez por Toledo em 28 Nov 2014 18:22, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção Outras Bibliotecas Visuais e IDEs, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Hola Billy,
billy1943 escreveu:"Nome de projeto ou caminho inválido (espaços e caracteres especiais não são permitidos)"
Esta mensagem deve ser por causa do nome do full path que deve conter espaços ou caracteres que a IDE da HMG não aceita. Na minha opinião é estranho que ainda esteja com esta limitação apesar das inúmeras solicitações. Mas como eu disse em outros posts, a IDE é o único produto da HMG que é um BLACK BOX e lamentavelmente, nós meros mortais, não podemos fazer nada além do que esperar dos responsáveis (quem tem o código fontes da IDE do Roberto) a ser consertado esta "limitação". A nossa esperança está no Dr. Claudio Soto e as demandas foram diversas e extensas.

Mas vamos lá pra você dar continuidade, mesmo que manualmente...

A IDE não cria o arquivo hbp quando encontra caracter ou espaços. Então o jeito é você mesmo criar o arquivo hbp, que tanto a IDE como hbmk2 irá utilizar. Não adianta você criar o arquivo hpj (como na outra IDE para Minigui Extended) é feito.

Se você utilizar o arquivo Build.bat na mais recente versâo da HMG (creio que apartir do hmg.3.3.0 quando adotaram o novo Build) que está no principal onde você instalou a HMG (creio que nesta sua versão C:\hmg.3.1.5) ela irá compilar na boa. Isso porque foi modifcado para que aceite espaços, carcteres enfim... mas isso só no na compilação manual.

Mas por quê você não utiliza a versão mais recente e aprender UNICODE ? Na minha opinião é o melhor caminho. Outra dica, eu instalo o HMG no lugar que a instalação indica (não modifico) e os meus fontes eu faço numa pasta que não contenha espaços. Nem pensar fazer na pasta "Meus Documentos" porque os direitos nela é restrito.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Oi, Pablo César !

O prezado amigo "matou" a charada.

Quando a minha máquina foi formatada por troca de sistema de XP para W7, o drive principal (C:) foi renomeado para Disco Local C:

Assim o espaço existente é que é o vilão da história.

Vou seguir as suas instruções e criar o Projeto Inicial e a tela principal e ir colocando outros componentes.

OBRIGADO.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Responder