Minigui com MingW
Moderador: Moderadores
- Cavalo Marinho
- Usuário Nível 3

Minigui com MingW
Boa noite pessoal, feliz ano novo a todos
Comece a trabalhar com minigui a pouco tempo baixe e instalei ja fiz alguma coisa e estou empolgado, e estou trabalhando com o bcc da borland, acontece que conversando com um um amigo e vendo coisa no fórum se fala muito bem da MingW com o gcc se não me engano, foi baixe a minigui 2.4.2 e tambem a MingW para esta mesma versão, mas não conseguir compilar o meu projeto, fiz o seguinte comecei um novo do zero, não obtive sucesso, sempre que vou em projeto->buind gera este erro, conforme as telas em anexo, segue as telas de configuração das preferencias para conferencia. :%
Comece a trabalhar com minigui a pouco tempo baixe e instalei ja fiz alguma coisa e estou empolgado, e estou trabalhando com o bcc da borland, acontece que conversando com um um amigo e vendo coisa no fórum se fala muito bem da MingW com o gcc se não me engano, foi baixe a minigui 2.4.2 e tambem a MingW para esta mesma versão, mas não conseguir compilar o meu projeto, fiz o seguinte comecei um novo do zero, não obtive sucesso, sempre que vou em projeto->buind gera este erro, conforme as telas em anexo, segue as telas de configuração das preferencias para conferencia. :%
- Anexos
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Minigui com MingW
eu tambem com o bcc eu fazia um hbp e compilava normal com a minigui com mingw o hbp nao funciona nem a pau
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Minigui com MingW
Amigos, na página de download da MiniGui Extended, além do link da MiniGui para BCC, também tem o link para baixar a MiniGui já compilada para MingW:
Link da MiniGui 2.4.2 para BCC:
Harbour MiniGUI Extended Edition 2.4.2 setup or Zip Compressed Setup File.
Link da MiniGui 2.4.2 para MingW:
Harbour MiniGUI Extended Edition 2.4.2 with Harbour 3.2.0dev precompiled libraries for MinGW compiler 4.6.1
Faça a configuração da IDE conforme imagem abaixo:
Depois faça um teste compilando o seu sistema.
Abraços,
Link da MiniGui 2.4.2 para BCC:
Harbour MiniGUI Extended Edition 2.4.2 setup or Zip Compressed Setup File.
Link da MiniGui 2.4.2 para MingW:
Harbour MiniGUI Extended Edition 2.4.2 with Harbour 3.2.0dev precompiled libraries for MinGW compiler 4.6.1
Se você já baixou a MiniGui 2.4.2 para BCC, então baixe o MiniGui para MingW e instalar na mesma pasta onde você instalou a MiniGui para BCC:Cavalo Marinho escreveu:baixe a minigui 2.4.2
Faça a configuração da IDE conforme imagem abaixo:
Depois faça um teste compilando o seu sistema.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
- JoséQuintas
- Administrador

Minigui com MingW
Programas compilados em BCC ou MSVC contém a extensão OBJ, já em mingw a extensão é .O
Bibliotecas compiladas em BCC ou MSVC contém a extensão LIB, já em mingw a extensão é .A
Mas não é apenas a extensão, elas são incompatíveis entre si.
A minigui é uma biblioteca.
Se quer usar o compilador mingw, precisa da minigui compilada com mingw pra poder juntar com seus programas que serão compilados em mingw.
A diferença comparando ao Clipper:
No Clipper o compilador tinha formato único, e pra usar uma LIB ela tinha que ser compatível com o Clipper.
No Harbour há várias opções de compilador C, e precisa que todas as LIBs estejam no mesmo formato de compilador C.
Não dá pra misturar.
E daí que vém aquilo de baixar fontes do Harbour, baixar fontes da minigui, e compilar tudo com o mesmo compilador.
A gente se confunde porque o Harbour é tão parecido com o Clipper, que a gente esquece que quem compila é o compilador C e não o Harbour.
E a minigui é uma bilbioteca, vindo ou não com Harbour e compilador C.
Trocou o compilador C, tem que trocar tudo, até a minigui.
Nota: "bibliotecas compiladas" é força de expressão. A bilbioteca em si é um conjunto de objetos compilados.
Bibliotecas compiladas em BCC ou MSVC contém a extensão LIB, já em mingw a extensão é .A
Mas não é apenas a extensão, elas são incompatíveis entre si.
A minigui é uma biblioteca.
Se quer usar o compilador mingw, precisa da minigui compilada com mingw pra poder juntar com seus programas que serão compilados em mingw.
A diferença comparando ao Clipper:
No Clipper o compilador tinha formato único, e pra usar uma LIB ela tinha que ser compatível com o Clipper.
No Harbour há várias opções de compilador C, e precisa que todas as LIBs estejam no mesmo formato de compilador C.
Não dá pra misturar.
E daí que vém aquilo de baixar fontes do Harbour, baixar fontes da minigui, e compilar tudo com o mesmo compilador.
A gente se confunde porque o Harbour é tão parecido com o Clipper, que a gente esquece que quem compila é o compilador C e não o Harbour.
E a minigui é uma bilbioteca, vindo ou não com Harbour e compilador C.
Trocou o compilador C, tem que trocar tudo, até a minigui.
Nota: "bibliotecas compiladas" é força de expressão. A bilbioteca em si é um conjunto de objetos compilados.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- Cavalo Marinho
- Usuário Nível 3

Minigui com MingW
Boa noite pessoal
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que responderam minha dúvida, mas infelizmente nao funcionou, fiz tudo como o recomendado, fiz um projeto novinho contendo somente o main.prg e o main.fmg e nada, quando vou executar o Project->build(Incremental) do projeto ele gera um erro conforme telas em anexo. :%
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que responderam minha dúvida, mas infelizmente nao funcionou, fiz tudo como o recomendado, fiz um projeto novinho contendo somente o main.prg e o main.fmg e nada, quando vou executar o Project->build(Incremental) do projeto ele gera um erro conforme telas em anexo. :%
Minigui com MingW
Amigo, ao invés de usar a MiniGUI Extended, use a MiniGUI original ( http://harbourminigui.com ), no menu de opções de fundo vermelho, clique no link "Descarga - Instalación" e baixe a instalação, que só existe usando a versão de C++ que vc deseja. Talvez vc se pergunte pq a maioria dos programadores que utilizam a MiniGUI usam a versão Extended, e a resposta é que na época, alguns anos atrás, o criador da lib, o argentino Roberto Lopez, tomou a decisão de tocar sozinho o projeto, e nisso, ele parou para deixar as coisas como achava que era melhor, e dar andamento em outros projetos também, desde essa época, outros desenvolvedores, usando a mesma base da lib, criaram a versão Extended, que está ai até hoje, tendo o diferencial de ter funções que não existiam na versão original, e uma tonelada de exemplos na pasta samples, compilando tanto com xHarbour como Harbour, o que foi ganhando os programadores, além do lançamento de novas versões em curto espaço de tempo. Hoje em dia, a MiniGUI original, se não tem as mesmas funções da Extended, não deve nada, até pq, quem implementa novidades pegando o código, é a versão Extended, portanto, usar uma ou outra versão, não deprecia em nada o desenvolvimento de um sistema, é mais uma questão de escolha pessoal.
Abraços
Abraços
Marcelo Neves
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0067609615
whatsapp (41) 99786-3995
http://harbourdeveloper.blogspot.com
marcelo.souza.das.neves@gmail.com
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0067609615
whatsapp (41) 99786-3995
http://harbourdeveloper.blogspot.com
marcelo.souza.das.neves@gmail.com
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Minigui com MingW
Amigo, este erro é na compilação ou na execução do seu programa?Cavalo Marinho escreveu:quando vou executar o Project->build(Incremental) do projeto ele gera um erro
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
- Cavalo Marinho
- Usuário Nível 3

Minigui com MingW
Bom dia Toledo
É na compilação, pra voce ter uma ideia eu criei um novo projeto do zero, apenas com o main.prg e um formulário em branco sem nenhum componente, somente para exibir um form em branco na tela, quando tento compilar gera o erro reportado no post anterior. sinceramente já não sei mais o que fazer.
Agradeço a todos as resposta dadas aqui no forum. :-Y
Só mais uma coisa, a ide que estou utilizando é de Walter Formigoni.
É na compilação, pra voce ter uma ideia eu criei um novo projeto do zero, apenas com o main.prg e um formulário em branco sem nenhum componente, somente para exibir um form em branco na tela, quando tento compilar gera o erro reportado no post anterior. sinceramente já não sei mais o que fazer.
Agradeço a todos as resposta dadas aqui no forum. :-Y
Só mais uma coisa, a ide que estou utilizando é de Walter Formigoni.
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Minigui com MingW
Boa noite colegas.
Instalei hoje pela manhã, a MIniGui Extended 2.5.2. Passei a tarde toda tentando configurar a IDE e não consegui. Acabei por DESISTIR e pedir ajuda.
Ao tentar compilar com BCC55, não gera erro e também não cria o executável.
Ao tentar compilar com o MingW, gera erro.
Estou anexando alguns arquivos e cópias de tela para que o auxílio seja mais eficiente.
Os 6 arquivos abaixo estão zipados no Anexo:
1)-Tela de configuração da IDE ativando o BCC55 (Config BCC55.jpg)
2)-Tela de configuração da IDE ativando o MingW (Config MingW.jpg)
3)-Tela com o erro do MingW (Erro_MingW.jpg)
4)-Arquivo "demo.ini"
5)-Arquivo "demo.mpm"
6)-Arquivo "MaqueFile.Gcc"
Informações:
Pasta da MiniGui: E:\Dev2\Minigui.2.5.2
Pasta do xHarbour: C:\xHarbour (1.21.6406)
Instalei hoje pela manhã, a MIniGui Extended 2.5.2. Passei a tarde toda tentando configurar a IDE e não consegui. Acabei por DESISTIR e pedir ajuda.
Ao tentar compilar com BCC55, não gera erro e também não cria o executável.
Ao tentar compilar com o MingW, gera erro.
Estou anexando alguns arquivos e cópias de tela para que o auxílio seja mais eficiente.
Os 6 arquivos abaixo estão zipados no Anexo:
1)-Tela de configuração da IDE ativando o BCC55 (Config BCC55.jpg)
2)-Tela de configuração da IDE ativando o MingW (Config MingW.jpg)
3)-Tela com o erro do MingW (Erro_MingW.jpg)
4)-Arquivo "demo.ini"
5)-Arquivo "demo.mpm"
6)-Arquivo "MaqueFile.Gcc"
Informações:
Pasta da MiniGui: E:\Dev2\Minigui.2.5.2
Pasta do xHarbour: C:\xHarbour (1.21.6406)
- Anexos
-
Arqivos texto.rar- (1.61 KiB) Baixado 73 vezes
-
Arqivos JPG.rar- (429.73 KiB) Baixado 57 vezes
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
Minigui com MingW
Toledo, aproveitando o tópico...
- Para usar a MiniGUI tenho que usar o harbour que já vem com ela? Ou posso usar o meu harbour (3.2) que já tenho aqui com MinGW?
- Pelo pouco que li há duas versões da MiniGUI, qual vc usa (curiosidade)? As duas tem IDE?
- Na hwgui as TELAS são criadas dentro do próprio prg e junto com as funções. Na MiniGUI não é assim?
Janio
- Para usar a MiniGUI tenho que usar o harbour que já vem com ela? Ou posso usar o meu harbour (3.2) que já tenho aqui com MinGW?
- Pelo pouco que li há duas versões da MiniGUI, qual vc usa (curiosidade)? As duas tem IDE?
- Na hwgui as TELAS são criadas dentro do próprio prg e junto com as funções. Na MiniGUI não é assim?
Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Minigui com MingW
É possível usar o seu Harbour, mas neste caso você teria de recriar todas as LIBs da MiniGui. As versões mais recentes da MiniGui já vem com o Harbour 3.2, hoje a HMG está com a versão 3.4.1 com Harbour 3.2 e MingW, geralmente é versão mais atual do Harbour Nightly e MingW. O padrão da MiniGui Extended, na sua versão mais recente 2.5.2, também vem com o Harbour 3.2 e com o Borland C++ Compiler version 5.5, mas também existe uma versão para a MingW.janio escreveu:- Para usar a MiniGUI tenho que usar o harbour que já vem com ela? Ou posso usar o meu harbour (3.2) que já tenho aqui com MinGW?
Eu tenho sistemas desenvolvidos com as duas versões da MiniGui (HMG e MiniGui Extended), mas uso mais a MiniGui Extended. As duas versões tem IDE, que são bem parecidas. O diferencial da HMG, em suas últimas versões, é que tem uma IDE ANSI e outra UNICODE.janio escreveu:- Pelo pouco que li há duas versões da MiniGUI, qual vc usa (curiosidade)? As duas tem IDE?
Fica ao seu gosto, você pode criar dentro do PRG ou criar com a IDE os formulários (arquivos FMG) que depois podem ser incorporados ao PRG, utilizando o comando LOAD WINDOW.janio escreveu:- Na hwgui as TELAS são criadas dentro do próprio prg e junto com as funções. Na MiniGUI não é assim?
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br