Prezados Colegas
Resisti o quanto pude, mas infelizmente (ou felizmente) terei que migrar para Harbour + Visual, portanto gostaria da ajuda de vocês. Preciso inicialmente de :
Onde e qual versão do Harbour baixar ?
Onde e qual versão da Minigui baixar ?
Como configurar o ambiente para compilação ?
Exemplos de habour+minigui (ideal que fosse algum programa básico)
Não tenho nenhum conhecimento do uso do ambiente gráfico e uso de IDE (controles, propriedades, etc) o que posso estudar para me familiarizar com ess tipo de ambiente ?
Bem, inicialmente é isso.
Agradeço desde já.
Até logo.
Marcelo
Começar com Harbour + Minigui
Moderador: Moderadores
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Aloo Pablo Cesar esse é pra você !!!
Seus domínios ...
Aqui nesse forum tem as mensagens do Pablo Cesar, procure nas outras sessões também que existe muita informação.
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=12658
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Seus domínios ...
Aqui nesse forum tem as mensagens do Pablo Cesar, procure nas outras sessões também que existe muita informação.
mais em:Eu venho aconselhando a muitos colegas aqui no fórum. Se quiser converter seu código em Clipper e passar seus sistemas em 32 bits, você pode contar com um IDE muito boa porque é muito prática, muito fácil de trabalhar. Claro que você tem duas opções de compilar em modo console. Modo console para os que não sabem é modo não gráfico, assim como são as telas do Clipper (iguaizinhas).
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=12658
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Prezado Itamar
Obrigado por sua resposta.
No meu caso eu tenho que partir para ambiente Visual, o modo console não atende minhas necessidades atuais e provavelmente as futuras, então terei que partir para o uso de alguma IDE tipo Minigui e Hwgui.
O que realmente pesa para mim é a completa falta de conhecimento desse tipo de ambiente, por isso gostaria de saber onde e ou como poderia aprender mais rapidamente o uso desse tipo de ferramenta.
Aproveitando. Algum colega já usou o Dbase Plus (Visual) ? Baixei a versão trial (30 dias) e mexi um pouco, me pareceu bem interessante e aparentemente simples, tem recursos bem interessantes que acesso nativo a SQL e ADO, mas o que pegou foi a bendita criação de forms, telas e tudo aquilo que tem que ser feito via IDE, embora ele tenha a vantagem de ter a opção do modo wizard que me ajudou e até consegui criar uma tela com entrada de dados. Gostaria da opinião de alguém que eventualmente tenha usado ou testado.
Obrigado !
Até logo.
Marcelo
Obrigado por sua resposta.
No meu caso eu tenho que partir para ambiente Visual, o modo console não atende minhas necessidades atuais e provavelmente as futuras, então terei que partir para o uso de alguma IDE tipo Minigui e Hwgui.
O que realmente pesa para mim é a completa falta de conhecimento desse tipo de ambiente, por isso gostaria de saber onde e ou como poderia aprender mais rapidamente o uso desse tipo de ferramenta.
Aproveitando. Algum colega já usou o Dbase Plus (Visual) ? Baixei a versão trial (30 dias) e mexi um pouco, me pareceu bem interessante e aparentemente simples, tem recursos bem interessantes que acesso nativo a SQL e ADO, mas o que pegou foi a bendita criação de forms, telas e tudo aquilo que tem que ser feito via IDE, embora ele tenha a vantagem de ter a opção do modo wizard que me ajudou e até consegui criar uma tela com entrada de dados. Gostaria da opinião de alguém que eventualmente tenha usado ou testado.
Obrigado !
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
- Pablo César
- Usuário Nível 7

kkkkk Ahhh Só você Itamar ! Mas eu pensei que a sua indicação não era para mim e sim pro amigo Marcelo. Mas hoje, posso falar um pouco mais do que eu falava antes... kkkk Você Itamar va ficar surpreso com o que vou dizer...Itamar M. Lins Jr. escreveu:Aloo Pablo Cesar esse é pra você !!!
Desculpa Marcelo e outros, por sair um pouco do contexto. É que eu sempre ficava e ainda fico muito empolgado em relatar a minha experiência com a migração para Harbour. E te explico o por quê, acho que já expliquei diversas vezes.
Sempre, mas sempre acreditei no Harbour acima do xHarbour. Desculpem todos aqueles que são felizes com xHarbour. Mas é que eu lia muito bem sobre Harbour e ver a evolução dele, principalmente com os relatos do Itamar (grande fã do Harbour e com razão). Então este é um ponto muito importante que você deverá tomar Marcelo, mas tudo irá depender da sua experiência entre Harbour e xHarbour. Na minha opinião optar de cara por Harbour e não xHarbour é um grande passo.
Que ainda saber a minha opinião ?
HARBOUR, HARBOUR e HARBOUR !
O que o Itamar se refere, é que eu sempre indico HMG para essa transição. Isto não quer dizer que você precise de HMG para passar pra Harbour. Senão que o pacote que vinha na versão 3.035 da HMG, vinha e ainda vem, com todos os componentes Harbour, compilador MInGW e bibliotecas gráficas para você começar a programação. Sem outra necessidade de instalar outros componentes ao menos que o seu editor de textos para edição do seu código fonte. Hoje,a HMG indica o Notepad++ que é freeware, é open source e possui muitos recursos de edição e de aplicativos (chamados também de Plugins).
Então passei muito tempo procurando o que baixar, como configurar e como utilizar o conjunto todo. Tudo no começo parece uma dor de cabeça, principalmente quando a documentação é escassa (isso há anos atrás) agora graças a internet e a madurez dos próprios usuários do Harbour, temos muito material para analisar e avaliar. Mas é justamente isso, que as vezes se tornar cansativo e alguns fracassos tornam-se traumáticos. Eu cansei de encher o saco ao Itamar, ao Leonardo, enfim pedir ajudar aqui no fórum e eu me dar mal, bem mal pela minha falta de conhecimento e também porque os outros também estavam aprendendo (acho que era isso, não acredito que era por maldade). Mas juro, fiquei bem traumatizado até o momento que conhecí HMG que só precisou instalá-lo e começar a compilar.
HMG é um biblioteca gráfica (também chamado de Minigui) e que deu origem a outras bibliotecas gráficas. Mas ela utiliza e sempre utilizou Harbour. Tal é assim, que uma das sub-pastas da HMG tem o Harbour para cada versão de HMG. Ela evolui junto com Harbour e com as demandas que o fórum oficial e contribuições dos seus usuários. Esse é o grande pulo do gato: não precisar instalar mais nada.
Mas uma coisa eu tinha em mente, que programação gráfica (GUI) é totalmente diferente a programação em modo console (como fazíamos com o velho Clipper). E eu aceitei muito bem a IDE da HMG, porque é bem simples e trabalha muito bem. Tem muitas coisas que podem ser feitas ainda para melhorar, mas não está no nosso alcance, porque é o único que não é OPENSOURCE.
Imagine Marcelo, ter o Clipper e todos os seus códigos fontes (apenas uma ilustração comparativa). Mas sabemos que pesquisando na internet todo mundo consegue ver os código fontes do Harbour. Então a HMG também possui excepto a IDE.
A IDE é basicamente para elaboração de telas gráficas, tem um módulo para criação de DBFs, módulo para elaboração de relatórios (nunca usei), um módulo para compilação. Mas também através dela você pode compilar seus sistemas que estavam em Clipper em modo console. Claro que sempre obedecendo a regra principal do Harbour/xHarbour: Function Main (no começo) e ainda ter a opção de poder inserir código C. É simplesmente fantástico !
Então a minha indicação por utilizar HMG 3.035 na migração Clipper x Harbour, é pela praticidade da utilização do ambiente Harbour como principal. Mas então você está querendo dar outro passo que ir para a programação gráfica e isso é muito bom. Mas te digo algo que todos devemos concordar: sem conhecer o Harbour ninguém, consegue programar adequadamente em modo gráfico.
HMG oferece vários exemplos na sub pasta SAMPLES, que você pode compilar e ver cada exemplo. Atualmente trabalhamos em modo UNICODE (como o ambiente de internet) com caracteres gráficos e multilingua (japonês, árabe e por ai vai..).
Bom acho que já falei de mais, só que não posso deixar de mencionar o mais importante de tudo.
Tudo depende da sua forma de programação, tudo depende da sua assimilação. Por exemplo, eu fiz faculdade e sempre me bati com OOP (sigla em inglês: programação orientada a objeto) e não porque sou formado quer dizer que domino tudo. Mas se você tem boa assimilação, você poderá optar por hwgui, FiveWin, Marinas, QT e o melhor de todos (na minha opinião): Java porque HMG é semi-OOP. Também terá que pesquisar o que é freeware, o que é pago e também o que oferece melhor suporte, maior comunidade para o seu aprendizado. Tudo isto pesa.
Então, essa é a minha opinião e outros virão com as suas. O importante, você não desistir e se interessar pela aquela que mais te dá tesão. Simples assim.
Marcelo, que bom que você deixou de resistir. Realmente é traumático mas felizmente você está em uma das melhores comunidades para aprender e conta com excelentes profissionais aqui no fórum do Paulo César Toledo (um grande amigo) um grande incentivador.
Então, quiser começar com HMG, estarei disponível para ajudar em tudo que estiver no meu alcance, não só em consideração ao nobre colega que sempre ajudou a todos nós, senão também o faço pela comunidade ao qual eu me dedico com entusiasmo. Agora é tempo de retribuir também. Mas faça suas perguntas sobre Minigui na seção correspondente daqui do fórum, poderá também fazê-lo em inglês, espanhol ou até mesmo português lá no fórum internacional da HMG.
Esqueci também de mencionar que em HMG não preciso preocupar-me com qual LIB preciso compilar.
Um grande clip-abraço a todos. Boa sorte Marcelo, você consegue my friend.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Na MiniGui Extended tem um programa completo que vai lhe servir muito bem como exemplo, procure na pasta \SAMPLES\Applications\Super. É um programa de controle de pizzaria, que foi desenvolvido pelo nosso amigo Marcelo Neves (software_facil).Clipper escreveu:Exemplos de habour+minigui (ideal que fosse algum programa básico)
Na pasta \SAMPLES\Applications da MiniGui Extended tem vários outros programa que podem servir de exemplo. Na pasta \SAMPLES\Applications\CONTACTOS da HMG Oficial também tem um programa que pode servir de exemplo.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao