Ajuda sobre TEF... favor!
Moderador: Moderadores
Amigos,
Preciso da ajuda de vcs no sentido de mim esclarecer alguns duvidas gerais sobre TEF (transferência eletronica de fundos)!
Ja tenho PAF homologado, mas como no meu Estado não eh obrigatório tbm a homologação do TEF... não fiz. Porém um cliente está precisando e preciso correr atras.
As duvidas são:
- Pq preciso homologar o TEF? Tipo: o que mim impede de usar o TEF sem passar pelo processo de homologação?
- Qual a diferença entre TEF discado e dedicado?
- A comunicação entre a maquininha (pinpad) e a operadora do cartao eh através de linha telefônica ou internet?
- Como eh o processo de homologação? Complicado, facil, tempo de duração...
- Precisa escolher bandeira ou isso eh a maquina que ja identifica?
Janio
Preciso da ajuda de vcs no sentido de mim esclarecer alguns duvidas gerais sobre TEF (transferência eletronica de fundos)!
Ja tenho PAF homologado, mas como no meu Estado não eh obrigatório tbm a homologação do TEF... não fiz. Porém um cliente está precisando e preciso correr atras.
As duvidas são:
- Pq preciso homologar o TEF? Tipo: o que mim impede de usar o TEF sem passar pelo processo de homologação?
- Qual a diferença entre TEF discado e dedicado?
- A comunicação entre a maquininha (pinpad) e a operadora do cartao eh através de linha telefônica ou internet?
- Como eh o processo de homologação? Complicado, facil, tempo de duração...
- Precisa escolher bandeira ou isso eh a maquina que ja identifica?
Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Além das perguntas acima, alguém já trabalha com alguma solução homologada integrada ao seu sistema??
Janio
Janio
fui...
- Cavalo Marinho
- Usuário Nível 3

Bom dia Janio
Sim, é preciso homologar o TEF, e você tem que homologar para cada bandeira que for utilizada, ou seja VISA, REDECARD, TECBAN(REDE 24 HORAS) AMERICA EXPRESS, HIPERCARD etc etc, para isso você vai entrar em contato para solicitar material para testes e homologacao, quando eu fiz VISA E REDECARD era uma só, America express e tecban outra, hipercard outra, Antigamente a comunicação entre sua maquina(computador) e operadora de cartões era via telefone, hoje já é tudo internet, a comunicação do pin-pad é via serial ou usb, mas voce nao precisa se preocupar com isso, porque quem faz a comunicação é o soft que a operadora disponibiliza, faça discado, pois hoje com a comunicação via internet é muito rápido, a versao dedicada somente para quem tem muito movimento tipo super-mercado ou lojas que vendem muito no cartão
O processo de homologação é um saco, você terá que ir ate as homologadoras e passar por uma bateria de testes (disponibilizado no roteiro de testes que compoe o material fornecido pelas homologadoras), pode reservar aí no minimo uma semana para esta homologação, isso se você ja estiver com o seu soft todo redondinho, tem que levar os fontes pois certamente terá que fazer alguma alteração na hora da homologação. Quando eu fiz encontrei pessoal que já estava em SP a mais de 15 dias e ainda ficou lá resolvendo os pepinos, mas não se desespere se você cumprir todos os passos dos manuais vai se dar bem.
Espero ter ajudado.
Sim, é preciso homologar o TEF, e você tem que homologar para cada bandeira que for utilizada, ou seja VISA, REDECARD, TECBAN(REDE 24 HORAS) AMERICA EXPRESS, HIPERCARD etc etc, para isso você vai entrar em contato para solicitar material para testes e homologacao, quando eu fiz VISA E REDECARD era uma só, America express e tecban outra, hipercard outra, Antigamente a comunicação entre sua maquina(computador) e operadora de cartões era via telefone, hoje já é tudo internet, a comunicação do pin-pad é via serial ou usb, mas voce nao precisa se preocupar com isso, porque quem faz a comunicação é o soft que a operadora disponibiliza, faça discado, pois hoje com a comunicação via internet é muito rápido, a versao dedicada somente para quem tem muito movimento tipo super-mercado ou lojas que vendem muito no cartão
O processo de homologação é um saco, você terá que ir ate as homologadoras e passar por uma bateria de testes (disponibilizado no roteiro de testes que compoe o material fornecido pelas homologadoras), pode reservar aí no minimo uma semana para esta homologação, isso se você ja estiver com o seu soft todo redondinho, tem que levar os fontes pois certamente terá que fazer alguma alteração na hora da homologação. Quando eu fiz encontrei pessoal que já estava em SP a mais de 15 dias e ainda ficou lá resolvendo os pepinos, mas não se desespere se você cumprir todos os passos dos manuais vai se dar bem.
Espero ter ajudado.
No meu estado precisa homologar e apresentar junto o certificado de homologação qdo da entrada no processo de registro do PAF, nos demais estados não sei, mas se não me engano isso consta do ATO Cotepe então teria q ser exigido nas demais UFs, mas no meu ponto de vista o q ocorreu contigo ai é q somente exigiram o PAF e não o certificado do TEF teu.- Pq preciso homologar o TEF? Tipo: o que mim impede de usar o TEF sem passar pelo processo de homologação?
Na prática nada te impede de usar o TEF sem passar pelo processo de homologação, seria mais pra atender a legislação e se alguém levantar algo contra vc, vc teria um documento provando q eu sistema passou pelos testes do TEF para vendas com cartão.
Discado - Não sei se ainda tem pq no ano passado a Cielo pelo menos tinha parado as demais não sei, mas seria tipo acessar a internet via FAX MODEM lembra? Tipo a transação do TEF é feita via linha telefonica plugada no FAX MODEM lento pra caramba, mas funciona (va).- Qual a diferença entre TEF discado e dedicado?
Dedicado - Tem 1 link dedicado no estabelecimento fazendo a conexão do mesmo direto com as administradoras de cartão para validação das transações TEF, se aplica a grandes empresas com um volume altissimo de transações.
Tem 1 outro q vc não mencionou mas quero deixar aki registrado para caso alguém tenha dúvida q é o TEF via IP q nada mais é a transação que se dá por meio da Internet (banda larga ou via rádio etc), esta é a q esta mais em uso hj, pois atende tanto pequenas qto empresas maiores, é rápida 3 a 4 segundos em média para aprovar a transação e se vc já homologou teu TEF pro discado ele funciona tb sem mudar nada pro via IP.
Explicado acima.- A comunicação entre a maquininha (pinpad) e a operadora do cartao eh através de linha telefônica ou internet?
Basicamente, vc entra em contato com eles e eles disponibilizam um material (roteiro) tipo como homologamos o PAF, e vc segue ele passo a passo, eles tem um canal para duvidas, depois de preparado vc agenda com eles o teste. ( e logicamente tem q pagar pra fazer o teste, não lembro o valor, mas não passa de 2.000,00 se não me engano.)- Como eh o processo de homologação? Complicado, facil, tempo de duração...
Via código não precisa, vc cria arquivo de Requisação e trata os Retornos, se vc trabalha com ACBrMonitor pra ECF e/ou NFe é 1 processo semelhante.- Precisa escolher bandeira ou isso eh a maquina que ja identifica?
Se vc diz com relação a qual forma de TEF uso, eu trabalho com TEF IP da Global Automação, já trabalhei com Elgin e Daruma, mas achei muito burocráticos, apesar de funcionarem e tal, mas com a Global achei o suporte sensacional, pq qdo não passa ou da algum erro, 99% é algo relacionado ao TEF e não ao sistema pois o mesmo apenas cria Arquivo e Le Retorno, quem faz todo o processo é o Aplicativo Gerenciador Padrão q é interligado com os servidores e consequentemente com as adminstradoras, ai os caras te orientam o q tem fazer pra rodar o TEF (não q fique dando problema, mas qdo ocorre), além de vc ganhar 1 adicional na mensalidade do TEF q eles te repassam sobre os q vc implantar na tua carteira (os outros fazem isto tb, mas aki q me refiro a burocracia pra receber as comissões, mas isto é outra história).Além das perguntas acima, alguém já trabalha com alguma solução homologada integrada ao seu sistema??
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Muito obrigado, Pessoal!
Andei levantando mais informações e eh o seguinte:
- O cliente vai usar um TEF disponibilizado pela Martins. Será via satélite. Acredito que seja o tal "tef dedicado". Pelo que andei vendo, toda a transação demora cerca de 4 segundos!
- Esse TEF da Martins trabalha com a RedeCard.
Minhas duvidas ainda são:
- Como vou fazer a comunicação da minha aplicação com esse TEF da Martins? Eles disponibilizam tipo um Gerenciador em que fico trocando informações com ele??
Fladimir,
Vc disse que ja trabalhou com o TEF da DARUMA... como funciona esse da Daruma? Eh tipo um gerenciador que eles fornecem e fico trocando informações com ele??
Mesmo que vc não tenha trabalhado ainda com o TEF DA MARTINS, acredito que o Daruma seja semelhante e assim eu tenho uma ideia de como eh todo o processo!
Janio
Andei levantando mais informações e eh o seguinte:
- O cliente vai usar um TEF disponibilizado pela Martins. Será via satélite. Acredito que seja o tal "tef dedicado". Pelo que andei vendo, toda a transação demora cerca de 4 segundos!
- Esse TEF da Martins trabalha com a RedeCard.
Minhas duvidas ainda são:
- Como vou fazer a comunicação da minha aplicação com esse TEF da Martins? Eles disponibilizam tipo um Gerenciador em que fico trocando informações com ele??
Fladimir,
Vc disse que ja trabalhou com o TEF da DARUMA... como funciona esse da Daruma? Eh tipo um gerenciador que eles fornecem e fico trocando informações com ele??
Mesmo que vc não tenha trabalhado ainda com o TEF DA MARTINS, acredito que o Daruma seja semelhante e assim eu tenho uma ideia de como eh todo o processo!
Janio
fui...
- Cavalo Marinho
- Usuário Nível 3

ola
Não conheço o tef da Martins, conheço do sitef, hiper e banese(estado de Sergipe), mas todos funcionam exatamente iguais, nossa aplicação agera uma arquivo no padrao exigido, coloca dentro de uma pasta onde esta monitorada pela aplicação Tef, aí o aplicativo ler este arquivo envia para operadora e devolve uma reposta em outra pasta onde sua aplicação ler o retorno e trata de acordo com a resposta.
Exemplo:
c:\tef_dial\req - pasta para você fazer sua requisição
c:\tef_dial\resp - pasta onde sera colocado os arquivos de resposta
Quando voce envia uma requisição deverá ficar aguardando a resposta para posterior tratamento
Basicamente é isso, mas neste meio de campo tem muita coisa pra fazer, vou dar um pequeno exemplo:
Suponha que ao enviar uma requisição e ao receber a resposta com aprovação do cartão, daí você vai fechar o cupom e iniciar o cupom para imprimir o recibo de Tef, neste momento a impressora trava, o falta papel ou falta energia, seu sistema terá que gerenciar esta transação para quando for restabelecido ele ser capaz de enviar uma requisição solicitando o cancelamento da transação. mas isso vai esta bem explicado nos manuais e nos roteiros de testes.
Não conheço o tef da Martins, conheço do sitef, hiper e banese(estado de Sergipe), mas todos funcionam exatamente iguais, nossa aplicação agera uma arquivo no padrao exigido, coloca dentro de uma pasta onde esta monitorada pela aplicação Tef, aí o aplicativo ler este arquivo envia para operadora e devolve uma reposta em outra pasta onde sua aplicação ler o retorno e trata de acordo com a resposta.
Exemplo:
c:\tef_dial\req - pasta para você fazer sua requisição
c:\tef_dial\resp - pasta onde sera colocado os arquivos de resposta
Quando voce envia uma requisição deverá ficar aguardando a resposta para posterior tratamento
Basicamente é isso, mas neste meio de campo tem muita coisa pra fazer, vou dar um pequeno exemplo:
Suponha que ao enviar uma requisição e ao receber a resposta com aprovação do cartão, daí você vai fechar o cupom e iniciar o cupom para imprimir o recibo de Tef, neste momento a impressora trava, o falta papel ou falta energia, seu sistema terá que gerenciar esta transação para quando for restabelecido ele ser capaz de enviar uma requisição solicitando o cancelamento da transação. mas isso vai esta bem explicado nos manuais e nos roteiros de testes.
Otimo, Cavalho Marinho!
Preciso saber qual o Gerenciador Padrao que a Martins usa e pegar o Roteiro da RedeCard.
Fazendo uma comparação... a RedeCard seria a impressora fiscal, o Gerenciador Padrão seria o AcbrMonitor... acho q eh isso!
Outra coisa...
Digamos q eu tenho o TEF homologado pra qq uma dessas redes ae, certo? Dae eu posso escolher o TEF DEDICADO de quem eu quiser (martins, daruma, etc)? Ou uma coisa eh vinculada a outra?
Janio
Preciso saber qual o Gerenciador Padrao que a Martins usa e pegar o Roteiro da RedeCard.
Fazendo uma comparação... a RedeCard seria a impressora fiscal, o Gerenciador Padrão seria o AcbrMonitor... acho q eh isso!
Outra coisa...
Digamos q eu tenho o TEF homologado pra qq uma dessas redes ae, certo? Dae eu posso escolher o TEF DEDICADO de quem eu quiser (martins, daruma, etc)? Ou uma coisa eh vinculada a outra?
Janio
fui...
Olá, já implantei o TEF da Martins a uns 5 anos atrás em um cliente, ele é muito bom, mas não foi pra usar junto ao meu software e sim junto a um software que represento para Médios e Grandes Supermercados.
Ele trabalha tanto no Linux qto no Windows, agora o processo não lembro, mas lembro q o suporte era muito bom, tenta conseguir o contato deles pra te auxiliar e disponibilizar o material pra integração.
Acredito q o processo seja semelhante aos discados q por sua vez são semelhantes (pra não dizer igual) aos via IP.
O TEF da Martins nada mais é q um TEF via IP fornecido pela Martins.
O da Daruma é um TEF via IP fornecido pela Pay & Go em parceria com a Daruma.
Resumidamente teu aplicativo faz o q foi mencionando anteriormente, troca de arquivos, analisando os retornos, nas pastas necessárias ao Gerenciador Padrão q é o cara q faz a comunicação com os Servidores e por sua vez com as Administradoras de Cartões.
[]´s
Ele trabalha tanto no Linux qto no Windows, agora o processo não lembro, mas lembro q o suporte era muito bom, tenta conseguir o contato deles pra te auxiliar e disponibilizar o material pra integração.
Acredito q o processo seja semelhante aos discados q por sua vez são semelhantes (pra não dizer igual) aos via IP.
O TEF da Martins nada mais é q um TEF via IP fornecido pela Martins.
O da Daruma é um TEF via IP fornecido pela Pay & Go em parceria com a Daruma.
Resumidamente teu aplicativo faz o q foi mencionando anteriormente, troca de arquivos, analisando os retornos, nas pastas necessárias ao Gerenciador Padrão q é o cara q faz a comunicação com os Servidores e por sua vez com as Administradoras de Cartões.
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Onde encontro os roteiros e manuais pra RedeCard?
Ja rodei internet toda e nao consegui encontrar...
Janio
Ja rodei internet toda e nao consegui encontrar...
Janio
fui...
- Cavalo Marinho
- Usuário Nível 3

Se você trabalha com AcbrMonitor este seria o gerenciador para fazer todos os processos com a Impressora fiscal ou via Dll por exemplo, e os gerenciador dos cartões por exemplo o tef Martins para fazer a integração com a operadora de cartões, e a comunicação com pin-pad, internet etc.janio escreveu: Fazendo uma comparação... a RedeCard seria a impressora fiscal, o Gerenciador Padrão seria o AcbrMonitor... acho q eh isso!
Janio
Não, você tem que seguir uma direção ou discado (agora via Ip como o colega mencionou) ou dedicado ou pode homologar para os dois, daí seriam roteiros diferenciados.janio escreveu: Digamos q eu tenho o TEF homologado pra qq uma dessas redes ae, certo? Dae eu posso escolher o TEF DEDICADO de quem eu quiser (martins, daruma, etc)? Ou uma coisa eh vinculada a outra?
Janio
Veja aqui com este pessoal http://www.softwareexpress.com.br/janio escreveu: Onde encontro os roteiros e manuais pra RedeCard?
Janio
eles é quem homologam para a maioria das bandeiras
Pessoal,
A principio mim parece que farei a homologação na NTK que eh quem faz homologação tef dedicado ou ip. Ok, ja baixei manuais e mais algumas coisas para o desenvolvimento.
O que não consegui entender ainda... eh onde entra as "integradoras" daruma, martins, etc. Haverá algo no GERENCIADOR PADRÃO onde informarei quem vai fazer a comunicação com as BANDEIRAS?
Janio
PS: Por incrível que pareça, o PAF eh mais simples!
A principio mim parece que farei a homologação na NTK que eh quem faz homologação tef dedicado ou ip. Ok, ja baixei manuais e mais algumas coisas para o desenvolvimento.
O que não consegui entender ainda... eh onde entra as "integradoras" daruma, martins, etc. Haverá algo no GERENCIADOR PADRÃO onde informarei quem vai fazer a comunicação com as BANDEIRAS?
Janio
PS: Por incrível que pareça, o PAF eh mais simples!
fui...
Aos amigos q já fizeram tef, pergunto:
1- uma venda no valor de R$ 100,00. O cliente paga 80 no dinheiro e 50 no cartão. Pode isso???
2- a gravação das formas de pagamentos vcs fazem antes ou depois do resultado do tef?? Estava pensando em só lançar as formas de pagamento no ecf depois do resultado da operação do tef. Assim, se por exemplo, a operação do tef for rejeitada por algum motivo... Eu volto pra tela de FORMAS DE PAGAMENTO e dou a oportunidade de o cliente pagar de outra forma.
Janio
1- uma venda no valor de R$ 100,00. O cliente paga 80 no dinheiro e 50 no cartão. Pode isso???
2- a gravação das formas de pagamentos vcs fazem antes ou depois do resultado do tef?? Estava pensando em só lançar as formas de pagamento no ecf depois do resultado da operação do tef. Assim, se por exemplo, a operação do tef for rejeitada por algum motivo... Eu volto pra tela de FORMAS DE PAGAMENTO e dou a oportunidade de o cliente pagar de outra forma.
Janio
fui...
depende do teu sistema flexibilizar o recebimento, mas acredito q vc quis se referir a se é permitido... Sim é permitido...
Exemplo pode fazer teu sistema em uma venda de 100,00
Receber 10,00 em dinheiro
10,00 cheque A
10,00 cheque B
10,00 cheque C
5,00 cartao A
15,00 cartao B
não lembro se pode mais de 2 cartões, acho q pode (to respondendo de cabeça) teria q olhar melhor pra responder mais qtas são permitidas...
40,00 Ticket...
Etc.
Com relação a gravação seria após a confirmação.
Exemplo pode fazer teu sistema em uma venda de 100,00
Receber 10,00 em dinheiro
10,00 cheque A
10,00 cheque B
10,00 cheque C
5,00 cartao A
15,00 cartao B
não lembro se pode mais de 2 cartões, acho q pode (to respondendo de cabeça) teria q olhar melhor pra responder mais qtas são permitidas...
40,00 Ticket...
Etc.
Com relação a gravação seria após a confirmação.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
fladimir,
Mim refiro ao total das formas de pagamento serem maior q o total do cupom!
Cupom de R$ 100,00
O usuário seleciona R$80,00 no dinheiro e R$ 50,00 no tef (80 + 50 = 130,00, ou seja, passando R$ 30,00 do total do cupom)
O q fazer nesse caso?
Mim refiro ao total das formas de pagamento serem maior q o total do cupom!
Cupom de R$ 100,00
O usuário seleciona R$80,00 no dinheiro e R$ 50,00 no tef (80 + 50 = 130,00, ou seja, passando R$ 30,00 do total do cupom)
O q fazer nesse caso?
fui...
Esse negocio de TEF eh mais complicado que PAF-ECF, aff!
Depois de horas, horas, horas e horas lendo tudo na internet... muitas informações confusas.
Pois bem... a Soft.Express ou NTK sera a empresa que fará a homologação do nosso sistema, certo?? Se eu homologar na KTK além de pagar a homologação vou ficar pagando uma mensalidade a eles??
Janio
Depois de horas, horas, horas e horas lendo tudo na internet... muitas informações confusas.
Pois bem... a Soft.Express ou NTK sera a empresa que fará a homologação do nosso sistema, certo?? Se eu homologar na KTK além de pagar a homologação vou ficar pagando uma mensalidade a eles??
Janio
fui...