Olá amigos,
Utilizo a Minigui (HMG.3.0.46) e estou desenvolvendo um sistema para um cliente que necessita do controle de emissão de NFe. Até o momento ainda não havia trabalhado com essa parte e não sei por onde começar (para ser bem sincero...).
Venho humildemente pedir auxílio dos amigos para entender o processo de controle de emissão de NFe.
Tenho lido algumas postagens onde vejo que muitos colegas utilizam o ACBrMonitor, como também já li alguns comentando que não o utilizam.
Atualmente qual seria a forma ideal de fazer esse controle ?
É algo que já deveria estar trabalhando há algum tempo, mas devido a 'N' fatores, acabei não tendo a possibilidade de usar até o momento.
Então o que lhes peço, por favor, é que me informem (se possível), quais passos devo executar ou onde encontrar o passo-a-passo para poder fazer de forma correta esse controle.
Peço que me perdoem a ignorância neste assunto e desde já agradeço toda e qualquer ajuda!
Muito obrigado!
NFe - Iniciando do zero
Moderador: Moderadores
NFe - Iniciando do zero
Olá...
Uso o ACBrNFeMonitor desde 2009 e tem atendido bem, porém fico dependente pois não sei alterar os fontes do projeto, tenho q me sujeitar ao q disponibilizam, mas não tenho o q reclamar.
Em virtude desta certa dependência comecei a tentativa de migrar para o projeto hbNFe q tem colegas q migraram do ACBrMonitor para o hbNFe e tem tido sucesso, a vantagem resumidamente falando, é a liberdade maior de trabalho e controle melhor de tudo q ocorre.
O projeto do hbNFe, no geral, aparenta estar parado, mas da forma q esta vc já consegue trabalhar.
Tem um subfórum exclusivo sobre ele.
[]´s
Uso o ACBrNFeMonitor desde 2009 e tem atendido bem, porém fico dependente pois não sei alterar os fontes do projeto, tenho q me sujeitar ao q disponibilizam, mas não tenho o q reclamar.
Em virtude desta certa dependência comecei a tentativa de migrar para o projeto hbNFe q tem colegas q migraram do ACBrMonitor para o hbNFe e tem tido sucesso, a vantagem resumidamente falando, é a liberdade maior de trabalho e controle melhor de tudo q ocorre.
O projeto do hbNFe, no geral, aparenta estar parado, mas da forma q esta vc já consegue trabalhar.
Tem um subfórum exclusivo sobre ele.
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
- jjr_rs
- Usuário Nível 2

- Contato:
NFe - Iniciando do zero
Muito obrigado fladimir pelo retorno !
Sua experiência nestas duas opções, conta muito.
O que me deixa preocupado é saber se as mudanças (quando acontecem), são grandes e assim temos que sair correndo a fim de ter que fazer atualizações no cliente. Digo mudanças tanto da parte da aplicação (ACBrMonitor ou hbNFe) quanto da parte da receita federal (criando ou alterando o formato de informações a serem enviadas).
Acho que nesse caso não temos muito o que fazer, né ?!
Sua experiência nestas duas opções, conta muito.
O que me deixa preocupado é saber se as mudanças (quando acontecem), são grandes e assim temos que sair correndo a fim de ter que fazer atualizações no cliente. Digo mudanças tanto da parte da aplicação (ACBrMonitor ou hbNFe) quanto da parte da receita federal (criando ou alterando o formato de informações a serem enviadas).
Acho que nesse caso não temos muito o que fazer, né ?!
Bahsis Sistemas de Gestão
NFe - Iniciando do zero
Correto.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
- JoséQuintas
- Administrador

NFe - Iniciando do zero
Tudo envolve três coisas:
1 - A geração do "documento" com as informações
2 - A comunicação com a Fazenda
3 - A geração de impressão/PDF
Se gerar o documento em formato XML do governo, serve pra qualquer coisa que escolher depois.
Se o governo altera alguma coisa, vai ser nesse documento, é o ponto de partida pra tudo.
Não tem biblioteca que te facilite nisso, o máximo que ela vai fazer é te obrigar a aprender outro formato, que só serve pra ela.
O resto, pode decidir depois sobre o que usar.
1 - A geração do "documento" com as informações
2 - A comunicação com a Fazenda
3 - A geração de impressão/PDF
Se gerar o documento em formato XML do governo, serve pra qualquer coisa que escolher depois.
Se o governo altera alguma coisa, vai ser nesse documento, é o ponto de partida pra tudo.
Não tem biblioteca que te facilite nisso, o máximo que ela vai fazer é te obrigar a aprender outro formato, que só serve pra ela.
O resto, pode decidir depois sobre o que usar.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- jjr_rs
- Usuário Nível 2

- Contato:
NFe - Iniciando do zero
Amigos fladimir e JoséQuintas, agradeço muito a ajuda de vocês !
Estou vendo por aqui e logo decidirei qual método utilizar.
Com certeza estarei incomodando novamente, solicitando a ajuda dos colegas para as prováveis dúvidas que venham a surgir.
Estou vendo por aqui e logo decidirei qual método utilizar.
Com certeza estarei incomodando novamente, solicitando a ajuda dos colegas para as prováveis dúvidas que venham a surgir.
Bahsis Sistemas de Gestão