Harbour windows para harbour linux

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

aedurocha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por aedurocha »

Estou migrando uma aplicação harbour modo texto que roda já a bastante tempo na plataforma windows. Não estou conseguindo compilar e tenho algumas duvidas. Fico muito grato se poderem me ajudar.

"O erro de compilação é o seguintehbmk2: Dica: Instale o pacote hbct e adicione as opções 'hbct.hbc' faltando
nas funções: DirMake()"

Não sei como instalar este pacote (tenho pouco conhecimento do linux)

Eu usava o utilitario NODOSIMP.EXE para impressão. Onde encontro exemplos de impressão na plataforma linux?

Além de aplicações modo texto tenho aplicações visual desenvolvidas com harbour/minigui estaveis.

Qual o arquivo de erro de compilação gerado pelo harbour no linux?

Desde já agradeço.

Eduardo Rocha
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por marcosgambeta »

aedurocha escreveu:"O erro de compilação é o seguinte hbmk2: Dica: Instale o pacote hbct e adicione as opções 'hbct.hbc' faltando
nas funções: DirMake()"

Não sei como instalar este pacote (tenho pouco conhecimento do linux)
Você pode incluir arquivos *.hbc no *.hbp do seu sistema ou especificar na linha de comando (conforme exemplo abaixo):

Código: Selecionar todos

hbmk2 sistema.hbp hbct.hbc
Para confirmar se a biblioteca realmente existe, veja o diretório /usr/local/lib/harbour (caso tenha usado a instalação padrão). Lá deverá existir um arquivo chamado libhbct.a.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

aedurocha escreveu:Qual o arquivo de erro de compilação gerado pelo harbour no linux?
O hbmk2 vai mostrar os erros na própria janela de console.

Como esta ferramenta tem muitas opções, experimente isto:

hbmk2 -help > hbmk2.txt
Abra o arquivo hbmk2.txt num editor de textos e você poderá consultar as diversas opções e parâmetros que esta ferramenta oferece.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
aedurocha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por aedurocha »

Obrigado Marcos
Sua dica resolveu os dois problemas o erro de compilação e o arquivo de erros de compilação.
Consegui gerar minha aplicação agora fica somente o problema da impressão!
Existe alguma lib para impressao no linux? Se existe , qual? o que é preciso para utilizar?

Obrigado pela atenção.
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

aedurocha escreveu:Consegui gerar minha aplicação agora fica somente o problema da impressão!
Existe alguma lib para impressao no linux? Se existe , qual? o que é preciso para utilizar?
O Harbour tem uma biblioteca para o CUPS:

\harbour\contrib\hbcups\

Mas seu uso não é obrigatório, sendo que pode fazer assim:

set printer to "|lpr -P<NomeDaImpressora>"
Pode também criar um arquivo e depois enviar para impressão:

SET PRINTER TO <NomeDoArquivo>

// impressão

SET PRINTER TO

run("lpr -P<NomeDaImpressora> <NomeDoArquivo>")
Seria possível informar qual distribuição Linux está usando e qual desktop (Gnome, KDE, etc...) ?
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
aedurocha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por aedurocha »

Mais uma vez obrigado.
O linux é ubuntu server 14.xx e não estou utilizando interface grafica. A ideia é usar o aplicativo numa rede via terminal ssh. Por isto a duvida quanta a impressão. Dejeso capturar uma impressora local ou receber o arquivo de impressão no tetminal.
Desenvolvo soluções de acordo com a necessidade de cada cliente.
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

aedurocha escreveu:O linux é ubuntu server 14.xx e não estou utilizando interface grafica. A ideia é usar o aplicativo numa rede via terminal ssh. Por isto a duvida quanta a impressão. Dejeso capturar uma impressora local ou receber o arquivo de impressão no tetminal.
Desenvolvo soluções de acordo com a necessidade de cada cliente.
Desculpe a interrupção na discussão, mas apareceram alguns assuntos extras para resolver.

Se entendi corretamente, você vai ter a aplicação num servidor Linux e ela será executada remotamente.

Os terminais serão Linux, Windows ou Linux e Windows ? Se forem Windows, vai usar o Putty ?

O CUPS pode rodar no servidor como um serviço. Se instalar um servidor WEB, poderá acessá-lo (o CUPS) num terminal por um navegador e configurar as impressoras disponíveis na rede. Depois poderá imprimir numa impressora específica, conforme exemplificado numa mensagem anterior.

No caso do Putty, tem um local para configurar a impressora que será utilizada no terminal. Mas não estou me recordando do procedimento para que o relatório venha para o terminal. Vou tentar encontrar esta informação.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Esta página pode ajudar na instalação e configuração do CUPS:

https://help.ubuntu.com/12.04/serverguide/cups.html
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
aedurocha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por aedurocha »

Marcos obrigado pela colaboração.
Consegui compilar minha aplicação e colocar em funcionamento. Lógico que vai aparecendo alguns problemas:
Faço uso de arquivo .MEM para guardar parametros do sistema e não estou conseguindo carregalos. verifico o path com o comando curdir() e ele me mostra que está no local correto mas não consiguo carregar o arquivo a função file('arquivo.mem') retorna falso.já verifiquei se a chanada está minusculo como o nome do arquivo e está correto!

Como root executo o sistema normal mas como outro usuario não consigo nem iniciar . Como o arquivo .mem não está sendo localizado ele tenta crialo e ai aparece o erro 5 que é falta de permissão. a pasta do sistema esta assim

drwxrwxrwx 3 root cristal 4096 Set 2 17:34 vendas

o dono da pasta é o root o grupo é cristal o qual os usuarios fazem parte.

Não cosegui o DBU , baixei alguns mas não compilar cheque a comilar

Consegui baixar e compilar o dbu32.harbour mas au executar dá o seguinte erro:
./dbu: error while loading shared libraries: libslang.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory

Se poderem me ajudar fico muito grato!
Responder