Tentando usar a HBide (r417) e abandonar meu editor TextPad a fim de desfrutar de algumas facilidades de uma ide feita para xbase, porém algumas dificuldades:
Primeiro tentando colocar a hbide do jeito do textpad devido a eu estar bastante acostumado com os atalhos e tal...
1-) Nao consigo mapear algumas teclas de atalho. Tento colocar F5 para PROCURAR mas nunca funciona. Depois percebi que o F5 eh padrao na hbide chamar o debug. Eu deleto esse controle, salvo, mas qndo fecho a ide... ele está la novamente;
2-) No textpad estou acostumado ao botao HOME ir, NAO PARA O INICIO DA LINHA, mas para ANTES DO PRIMEIRO CARACTERE da linha. Como meus fontes são todos identados... estou tendo muita dificuldade nisso pq pressiono HOME e depois tenho q ir com a setinha da direita até chegar no primeiro caractere...
3-) Assim como no textpad, na hbide CTRL + G vai para a linha desejada. Porém, uma diferença: No textpad ele guarda a ultima localização q estivemos no prg. Exemplo: estando na linha 56 pressiono CTRL+G e vou para a linha 150. Estando na linha 150 se eu pressionar novamente CTRL+G... no textpad ja aparece a ultima posição q eu estava (linha 50). Na hbide tenho q digitar "50" para voltar para a linha. Tem mim atrasado muito isso pq como mim movimento muito dentro do prg indo do codigo para uma função para verificar algo e depois retornando ao local onde eu estava...
4-) Na seleção de um texto... algo estranho acontece como podem ver na imagem anexa. No caso, o texto q esta selecionado eh "DESCRI", mas vejam como fica na hbide...
5-) Em "File -> Open" sempre mostra "All Files (*.*). Gostaria de setar e que fosse default "PRG sources (*.prg)". Toda vez q vou abrir um arquivo (e 99% das vezes eh um prg), preciso escolher la q so quero ver os prgs... isso eh chato pra caramba.
6-) Alguns comandos como por exemplo "LOCAL" ele identa e coloca todo maiusculo. Gostaria de tirar essa caracterista...
7-) Pra que serve o botao "Save State"???
9-) Se preciso baixar (<ENTER>) uma linha q esta tabulada (identada), ele baixa mas joga a linha na primeira coluna perdendo a identação (ta um saco isso)
Janio
PS: Alguma outra difuldade vou postando aqui conforme for aparecendo