Tentando usar HbIDE

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

janio
Colaborador
Colaborador

Tentando usar HbIDE

Mensagem por janio »

Ola a todos,

Tentando usar a HBide (r417) e abandonar meu editor TextPad a fim de desfrutar de algumas facilidades de uma ide feita para xbase, porém algumas dificuldades:

Primeiro tentando colocar a hbide do jeito do textpad devido a eu estar bastante acostumado com os atalhos e tal...

1-) Nao consigo mapear algumas teclas de atalho. Tento colocar F5 para PROCURAR mas nunca funciona. Depois percebi que o F5 eh padrao na hbide chamar o debug. Eu deleto esse controle, salvo, mas qndo fecho a ide... ele está la novamente;

2-) No textpad estou acostumado ao botao HOME ir, NAO PARA O INICIO DA LINHA, mas para ANTES DO PRIMEIRO CARACTERE da linha. Como meus fontes são todos identados... estou tendo muita dificuldade nisso pq pressiono HOME e depois tenho q ir com a setinha da direita até chegar no primeiro caractere...

3-) Assim como no textpad, na hbide CTRL + G vai para a linha desejada. Porém, uma diferença: No textpad ele guarda a ultima localização q estivemos no prg. Exemplo: estando na linha 56 pressiono CTRL+G e vou para a linha 150. Estando na linha 150 se eu pressionar novamente CTRL+G... no textpad ja aparece a ultima posição q eu estava (linha 50). Na hbide tenho q digitar "50" para voltar para a linha. Tem mim atrasado muito isso pq como mim movimento muito dentro do prg indo do codigo para uma função para verificar algo e depois retornando ao local onde eu estava...

4-) Na seleção de um texto... algo estranho acontece como podem ver na imagem anexa. No caso, o texto q esta selecionado eh "DESCRI", mas vejam como fica na hbide...

5-) Em "File -> Open" sempre mostra "All Files (*.*). Gostaria de setar e que fosse default "PRG sources (*.prg)". Toda vez q vou abrir um arquivo (e 99% das vezes eh um prg), preciso escolher la q so quero ver os prgs... isso eh chato pra caramba.

6-) Alguns comandos como por exemplo "LOCAL" ele identa e coloca todo maiusculo. Gostaria de tirar essa caracterista...

7-) Pra que serve o botao "Save State"???

8-) Se vc tem varios prg's abertos e vc quer FECHAR APENAS UM com CTRL+F4... ele FECHA TODOS! E o pior: Daí pra frente vc não consegue abrir mais nenhum fonte. Tem q fechar a HBIDE e abrir novamente pra tudo voltar a normal!

9-) Se preciso baixar (<ENTER>) uma linha q esta tabulada (identada), ele baixa mas joga a linha na primeira coluna perdendo a identação (ta um saco isso)

Janio

PS: Alguma outra difuldade vou postando aqui conforme for aparecendo
Anexos
hbide.jpg
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Tentando usar HbIDE

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
Janio, se possível, tem que transformar esse seu texto para inglês, e mandar para o grupo QTContribs.
https://groups.google.com/forum/#!forum/qtcontribs
O Pritpal está ocupado segundo informação dele, mas acredito que ele olhará pelo menos para dizer algo.
No mais, depois vou tentando seguir por aqui para ver no que posso ajudar.
2-) No textpad estou acostumado ao botao HOME ir, NAO PARA O INICIO DA LINHA, mas para ANTES DO PRIMEIRO CARACTERE da linha. Como meus fontes são todos identados... estou tendo muita dificuldade nisso pq pressiono HOME e depois tenho q ir com a setinha da direita até chegar no primeiro caractere...
Já tentou usar CTRL+<- (seta)
3-) Assim como no textpad, na hbide CTRL + G vai para a linha desejada. Porém, uma diferença: No textpad ele guarda a ultima localização q estivemos no prg. Exemplo: estando na linha 56 pressiono CTRL+G e vou para a linha 150. Estando na linha 150 se eu pressionar novamente CTRL+G... no textpad ja aparece a ultima posição q eu estava (linha 50). Na hbide tenho q digitar "50" para voltar para a linha. Tem mim atrasado muito isso pq como mim movimento muito dentro do prg indo do codigo para uma função para verificar algo e depois retornando ao local onde eu estava...
Pode usar o toggle mark, um livrinho no rodapé, para marcar eu faço assim. Mas é bom que o Pripal adicione essa característica na HBIDE.

6-) Alguns comandos como por exemplo "LOCAL" ele identa e coloca todo maiusculo. Gostaria de tirar essa caracterista...
Esse você já ajustou HBIDE SETUP -> Supress convertion to upper case of harbour keywords ?
7-) Pra que serve o botao "Save State"???
Salvar o estado da HBIDE, por exemplo vc quer que quando abrir a hbide ela chame o(s) prg(s) tais na tela, porque aqui no meu note mesmo a bateria não dura 1 minuto, e sempre perco a tela na qual estava trabalhando quando falta energia, ele abre na tela que encerrei(sair normalmente) por ultimo que não é a mesma que eu estava, dai se apertar o botão save state posso resguardar que se der pau ou faltar energia saberei qual prg, linha, etc parou antes do BO.
8-) Se vc tem varios prg's abertos e vc quer FECHAR APENAS UM com CTRL+F4... ele FECHA TODOS! E o pior: Daí pra frente vc não consegue abrir mais nenhum fonte. Tem q fechar a HBIDE e abrir novamente pra tudo voltar a normal!
Eu clico no quadrado vermelho com um x branco no canto superior direito.
Mas testando aqui acredito que é um bug, CTRL+W aconteceu isso.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
janio
Colaborador
Colaborador

Tentando usar HbIDE

Mensagem por janio »

Itamar,

Itens 6 e 7 resolvidos, valeu!

Ha muito tempo procuro não usar mouse pra nada (mouse eh um atraso). Qndo vc aprende as teclas de atalho, tudo fica mais rapido! Por isso prefiro mim movimentar no codigo com Ctrl+G - muito acostumado com isso (em vez do toggle mask), e fechar algum prg com Ctrl+F4 ou Ctrl+W (em vez de ir com o mouse no xiszinho vermelho).

O item 1 não eh tao importante assim pq ja substituí (no meu cérebro) o F5 pelo F4 hehehe. De qualquer forma, se eu não consigo DELETAR uma função de uma tecla... ha um bug aí e precisa ser verificado.

No item 4 (seleção de texto)... eh impressionante! Não eh toda hora e nem com todo texto que acontece isso. Hora acontece, hora não. Ja tentei identificar um padrão em que isso acontece, mas ate agora não consegui.

Em relação aos outros itens (crtl+g, botao home, descer linha ja identada, etc...), são cruciais pra mim tendo em vista q já uso ha uns 08 anos o TEXTPAD e nele tudo funciona direitinho e, na minha modesta opinião, considero CORRETO o comportamento do textpad nestas questões.

Crtl+(seta) vai para o inicio da palavra na linha. Desse modo, se eu estiver no final da linha e nesta tiver 50 palavras... se eu quiser chegar até a primeira terei q pressionar crtl+(seta) 50x. Botão HOME indo para o PRIMEIRO caractere da linha ja resolve de uma vez. No TextPad funciona assim: Botao home -> vai para o primeiro caractere da linha. Botao home de novo... aí sim vai para a primeira coluna da linha.

Faltando pouco para abandonar o textpad... hehehe

Meu inglês eh péssimo. Por isso peço a vc (Itamar), ou qualquer outro colega, qndo tivessem tempo, postasse no grupo da qt a fim de que o guru visse e dissesse algo.

Janio
fui...
janio
Colaborador
Colaborador

Tentando usar HbIDE

Mensagem por janio »

Com a ajuda do google tradutor postei la no grupo da qtcontribs
fui...
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tentando usar HbIDE

Ola!
É como eu faço.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
lucimauro
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Tentando usar HbIDE

Mensagem por lucimauro »

O pritpal bedi ja respondeu la no forum, e nos proximos commit´s pelo visto ja tera aalgumas correções e ajustes conforme sugestões.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tentando usar HbIDE

Parabéns Janio.

Código: Selecionar todos

Hi Janio

1) Can not map some shortcut keys. F5 to try to put FIND but never works. Then I realized that the F5 eh standard in hbide call debug. I delete this control, safe, but qndo close the ide ... he's again;

I am looking for a solution to this, but seems it may be difficult.

2) In TEXTPAD'm used to going home button, NOT FOR HOME LINE, but for FIRST BEFORE the line CHARACTER. As my sources are all indented ... I'm having a hard time of it because press HOME and then have to go with the right small arrow until you reach the first character.

Hopefully this will be implemented.

3) As in textpad in hbide CTRL + G goes to the desired line. However, a difference: In textpad he keeps the last location we were at the PRG. Example: standing in line 56 press CTRL + G and go to the line 150. Standing in line 150 if I press CTRL + G again ... textpad already appears in the last position I was q (line 50). In hbide have to type "50" to return to the line. I have much delayed me this because like me much movement within the PRG going the code for a function to check something and then returning to where I was ...

Implemented. Will be there in next commit. A good suggession indeed.

4) When selecting a text ... something strange happens as you can see on the picture link below. In case the text q selected this eh "DESCRIPTION" but see how it looks in hbide
    (https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=16459)

This is a known issue and it belongs to the font you select, or when source is zoomed-in-out. 
Use only Courier New, 10 font.

5) Under "File -> Open" always shows "All Files (* *).". I would like to set and it was default "PRG sources (* .prg)". Every time q will open a file (and 99% of the time is a PRG), it must choose who just want to see the PRGS ... this is boring as hell.

Fixed. A good observation.

6) If you have several PRG's open and you want CLOSE JUST A with CTRL + F4 ... CLOSES ALL! And the worst: From then on you can not open any more supply. You have to close the HBIDE and open again for everything back to normal!

Yep. You are right. Finding a solution but not successful yet.

7) If you need to download (<ENTER>) a line that tabulated (indented), plays low but the line in the first column missing the indentation

Fixed. Nobody ever pointed this out. A good find.

Thanks Janio for these observations.

É como sempre digo, conversando a gente se entende.
Agora esse problema da marcação do texto, você trocou a fonte ? Porque aqui aparece mesmo usando courier 10 só que ainda não prestei a atenção em como reproduzir. Vc pode confirmar isso ? trocou a font ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
janio
Colaborador
Colaborador

Tentando usar HbIDE

Mensagem por janio »

Itamar,

Realmente, Pritpal eh gente muito boa mesmo! Não foi arranjar desculpas (odeio isso). Mas disse: "Eh, isso aqui tem um erro mesmo e estou tentando consertar"! Ótimo isso!

Para o Pritpal oh....
:{ :{ :{

Com relação à seleção do texto... acabei de descobrir aqui o problema! NAO TEM NADA A VER COM FONT OU TAMANHO DELA! (coloquei courier, tamanho 10 e aconteceu o mesmo problema)

O problema eh que outros editores, taxtpad (por exemplo), qndo vc pressiona tab... ele pula o tanto de colunas q está configurado, 3 no meu caso. Ja na HBIDE, qndo pressionado tab, ele vai para a tabulação configurada E ACRESCENTA ESPAÇOS VAZIOS ANTES DA TABULAÇÃO! Eis a diferença! E eh isso q está fazendo a HBIDE se perder quando vai selecionar algum texto (quando houve um TAB noutro editor e não ha espaços vazios)!

Na imagem anexa da pra perceber bem a diferença nessa questão entre a hbide e outro editor.
Veja na imagem:

"vUSACXA := empresa->USACXA"
(texto com tabulação feita pelo taxtpad - seleção fica ERRADA na hbide)

"Janio Aguiar"
(texto com tabulação feita pela hbide - seleção fica CORRETA na hbide)

Percebeu os TRES pontinhos antes de "Janio Aguiar"????

Só eh possivel perceber essa diferença em algum editor que mostre "ESPAÇOS VAZIOS"

Janio
Anexos
marca.jpg
fui...
janio
Colaborador
Colaborador

Tentando usar HbIDE

Mensagem por janio »

Itamar,

1-)
Na HBIDE que tenho aqui (r417), ele starta o sistema após a compilação (F9).

Sabe dizer se eh possível tirar essa característica? Prefiro executar o sistema após a compilação pelo proprio .hbp (-run).

Para não abrir o sistema DUAS vezes após a compilação, tirei do meu .hbp o parametro -run. Ocorre que após a compilação a hbide da um "Start c:\Harbour32\Sistemas\Pafpdv\Criapaf.exe". Todavia, eu verifico a existência de alguns arquivos na inicialização do meu sistema. Se o arquivo não existir... ele não prossegue. Como a hbide está executando o arquivo DE FORA (path) da pasta (c:\Harbour32\Sistemas\Pafpdv)... logo o arquivo que verifico NÃO EXISTE e o sistema não prossegue.

2-)
Eh possivel em algum lugar ver pela HBIDE as funções do harbour? Tipo quando a gente tivesse duvida sobre alguma função... parametros? Como se fosse um help das funções do harbour. A HBIDE tem essa documentação?

Janio
fui...
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tentando usar HbIDE

Ola!
Olha em keyboard macros.
Lá tem CTRL+F9 não inicia o EXE.
A outra questão, como está seu intellisense ? veja a tela em anexo, talvez ela não achou os DOC's do Harbour.
No caso eu digitei DB e apareceu a tela com as funções que começam com db

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Anexos
intellisense.png
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tentando usar HbIDE

Ola!
Quanto a documentação, olhar se seu Harbour tem essa pasta. Veja imagem.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Anexos
intellisense.png
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
janio
Colaborador
Colaborador

Tentando usar HbIDE

Mensagem por janio »

O meu harbour tem a pasta DOC, porém ao digitar "db" a IDE não mostra a lista de funções como no seu mostrou!

Janio
Anexos
licence.jpg
fui...
lucimauro
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Tentando usar HbIDE

Mensagem por lucimauro »

itamar;

Voce pode disponibilizar seus arquivos HBD para testarmos, ja que os que vem com a versao 3.2 do harbour nao estao funcionando.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tentando usar HbIDE

Ola!
ja que os que vem com a versao 3.2
Isso deve ser comunicado na lista QtContribs.
Porque eu uso a versão 3.4 e tem que funcionar nas duas principalmente na versão 3.2.
O Pritpal não da suporte a qualquer outra versão a não se a oficial 3.2. Eu uso a versão da HBIDE com o fork 3.4 por minha conta e risco.
A HBIDE que disponibilizo é a que eu mesmo criei usando o fork 3.4.

https://dl.bintray.com/vszakats/generic ... win.7z.exe
Nesse link podem baixar se desejar o Harbour 3.4 nele vem os arquivo .hbd (documentos do harbour)

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
janio
Colaborador
Colaborador

Tentando usar HbIDE

Mensagem por janio »

Ok, Itamar!

So uma coisa... o procedimento para a HBIDE mostrar a documentação do harbour (funções, parametros, etc) é esse mesmo que fizemos ou precisa fazer algo a mais?

Janio
fui...
Responder