Dificuldade em Migrar do clipper para harbour.

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

rangelssilva
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por rangelssilva »

Prezados programadores e colegas do fórum.

Baixei os arquivos do Harbour 3.2. (nightly que é a última versão). Instalei o mesmo no c:\hb32 e tudo ok.

Além disso baixei a HMG.3.4.0 que é a lib visual Harbour minigui. Instalei ela diretamente no c:\HMG.3.4.0. Percebi que Essa lib além de vir com a IDE , vem com o Harbour também.

Também foi baixado o borland bcc55 e instalado no c:\borland\bcc55.

Cheguei a compilar alguma coisa no Harbour 3.2 mas quis ir mais além e utilizar a LIB HMG.3.4.0. A confusão está aqui. O que devo realmente utilizar?
Os arquivos da pasta hb32 ou HMG.3.4.0? visto que devo setar minhas variáveis de ambiente no "windows xp" de acordo com o que vou utilizar.
Além disso devo escolher um compilador C. Vi que pode ser o Borland bcc, mas existe um compilador interno da mingw além do GCC.

Achei bastante informação aqui no fórum, mas para alguém que está iniciando isso pode dispersar um pouco. È muita coisa pra que conhece pouco.

Minha dúvida é como organizar tudo isso, visto que só consegui configurar o micro pra utilizar o harbour 3.2 puro. Alguém tem alguma dica?
A idéia inicial é compilar via prompt mesmo, sem o uso de IDE's.

Minhas variáveis de ambiente no "Windows XP" estão assim:

O path de sistema está assim: C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\Oracle\Java\javapath;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Skype\Phone\;C:\Arquivos de programas\VDownloader;C:\WINDOWS\system32\WindowsPowerShell\v1.0;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn\;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\DTS\Binn\;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn\VSShell\Common7\IDE\;C:\CLIPPER\BIN;%PATH%;C:\hmg.3.4.0\include;C:\hmg.3.4.0\harbour\bin;c:\borland\bcc55\bin;C:\borland\bcc5\lib

Variável do usuário.

HB_Compiler=mingw.

Bom, espero que não tenha aberto este tópico sem necessidade. Ficaria grato pela ajuda.

Saudações a todos.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Quando HMG é instalada, traz consigo e instala os compiladores Harbour e C preparados para ela. Se você tem outra versão do Harbour instalada em seu computador, certamente terá problemas se as configurações da HMG apontarem para esta outra instalação do Harbour.

Sugiro que você desinstale a HMG e o Harbour Nightly já instalados e recomece do zero. Use a busca do fórum, onde poderá encontrar muito material relacionado ao assunto, como nos exemplos abaixo:

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35 (refere-se à versão 3.0.35 mas você poderá baixar a versão mais atual)
HMG Releases - Atualizações
Quick Start
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Veja também:

https://pctoledo.org/forum/viewto ... 977#p87878
rangelssilva escreveu:Cheguei a compilar alguma coisa no Harbour 3.2 mas quis ir mais além e utilizar a LIB HMG.3.4.0. A confusão está aqui. O que devo realmente utilizar?
Para mim, HMG Oficial (ou MiniGui Extended)foi criada para desenvolver sistemas em ambiente gráfico, então se você está compilando em modo CONSOLE, o caminho certo é o Harbour 3.2 (ou 3.4). Se futuramente resolver desenvolver em modo gráfico, ai sim você pode usar HMG, MiniGui Extended, HwGUI (é possível mesclar com Harbour console) FiveWin, HbQT, um dos GT (GTWvt, GTWvg,...),etc.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
rangelssilva
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Prezado Toledo e Alexandre Santos, boa noite.

Realmente vcs chegaram no ponto que eu queria. Talvez eu tenha sido claro do que precisava. Antes de ver a mensagem aqui eu estava conseguindo compilar com o harbour 3.2 e não com a HMG. Inclusive tinha criado uns arquivos ".bat" para setar as variáveis de ambiente do jeito que precisava. Acredito que por ter os 2 instalados e tentar compilar a HMG em modo console (via comandos e tal) talvez o uso fosse "indevido".

A idéia inicial era saber (o que acontece por baixo do tapete), o que uma e outra carregam para saber mais a fundo o funcionamento. Mas para o momento compilar já é um bom começo. Conforme o colega Alexandre mencionou acho que nem vou precisar desinstalar, pois saquei o funcionamento. Então pra HMG vou compilar pela IDE dela mesmo.

Setar agorar não vai ser problema, visto que ou eu utilizo o HB32 em modo console ou a HMG em modo visual com a IDE. ou seja se uma tem harbour não preciso me preocupar ou misturar com a outra.

Minha única dúvida que ficaria seria sobre qual compilador utilizar. Tenho o borland bcc instalado no c:\. e sei que o harbour pode utilizá-lo. E com relação a HMG. Eu utilizo o compilador interno dela mingw, o BCC ou o GCC? o que seria mais indicado? como eu sempre utilizei o bcc, ficaria com ele
, mas ter a opiniao de alguém mais experiente como vocês ajudaria.

Bom, quando possível me retornem, pois esse conhecimento seria de grande valia.

Grato pela ajuda dos colegas e um grande abraço.

Boa programação a todos.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Não tenho HMG instalada aqui mas, a regra é simples: para trabalhar com ela use o Harbour e o compilador C que vem com ela. Não me lembro agora se vem o MinGW ou GCC...

Lembrando que com a HMG é possível compilar aplicações console e não apenas aplicações com visual gráficos estilo Windows.

Se quiser manter instalada uma versão 3.2 ou 3.4 do Harbour creio que seria só ter batches que façam os apontamentos necessários antes de se usar o compilador.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
rangelssilva
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Olá... Alexandre.

Verifiquei dentro da pasta onde ela está instalada e notei que há uma pasta Mingw\bin onde lá dentro têm trocentos arquivos. Tem gcc.exe, C++.exe, Cpp.exe e por ai vai.

Conforme a dica do colega mantive as duas instaladas. Tenho os "batches" para cada uma. Logo mais tentarei ela, em modo console ou com a IDE pra ver que bicho que dá.

Com relação ao harbour 3.2 tive uma pequena dúvida ao setar para utilizar o bcc como compilador. Notei que a versão 3.0 possui na pasta lib\win\mingw uma subpasta "msvc", outra "bcc" e outra "mingw". Sei que os três são compiladores. na versão 3.2 que é a que eu instalei não possui essa subpasta "bcc" e "msvc". Como utilizo o bcc e ele dependia de umas libs que estão dentro desta pasta eu copiei a pasta toda da versão 3.0 para a versão 3.2.

Isso me causaria algum problema no futuro. Visto que como compilo com o bcc o mesmo possui dependência com relação a esta pasta. Se houver problema nisso eu teria que recompilar essas tal libs? Ou seria melhor ficar com a versão 3.0?

Peço desculpas pelo nível de detalhe, mas é que prefiro saber exatamente o que estou fazendo a se aventurar e ficar perdido depois. Como já estou no caminho fica mais fácil de perceber o que está certo ou errado.

Saudações a você e o Toledo que puderam dar uma grande contribuição a meu aprendizado. Aprender com os experientes é mais fácil.

Nos falamos em breve.

Abc.
:-Y
:))
Responder