SET DEFAULT - Como configurar para servidor?
Moderador: Moderadores
- Mario Mesquita
- Usuário Nível 4

Bom dia e bom ano novo para todos!
Amigos, qual seria a forma mais simples e prática de configurar um programa para reconhecer o caminho das tabelas DBF?
O que eu consegui foi colocar o atalho fixo no programa. Tipo: "SET DEFAULT TO \\servidor\drive\pasta\"
Funciona, mas a cada cliente que vc quer atualizar algo, tem que trocar esse atalho, pois cada um tem o seu.
O bom seria algo no servidor, um .dbf ou talvez um .mem que guardasse esse atalho ao ativar o programa.
Alias, quando digo servidor, nem sempre é um servidor de fato, é uma máquina que hospeda o programa e "serve" para a rede. Tem cliente que nem servidor de verdade tem...
Será que funcionaria ou tem algo melhor e simples de fazer?
Desde já, agradeço qualquer dica.
Saudações,
Mario.
Amigos, qual seria a forma mais simples e prática de configurar um programa para reconhecer o caminho das tabelas DBF?
O que eu consegui foi colocar o atalho fixo no programa. Tipo: "SET DEFAULT TO \\servidor\drive\pasta\"
Funciona, mas a cada cliente que vc quer atualizar algo, tem que trocar esse atalho, pois cada um tem o seu.
O bom seria algo no servidor, um .dbf ou talvez um .mem que guardasse esse atalho ao ativar o programa.
Alias, quando digo servidor, nem sempre é um servidor de fato, é uma máquina que hospeda o programa e "serve" para a rede. Tem cliente que nem servidor de verdade tem...
Será que funcionaria ou tem algo melhor e simples de fazer?
Desde já, agradeço qualquer dica.
Saudações,
Mario.
- JoséQuintas
- Administrador

Pra que complicar?
É só usar o default mesmo.
Um BAT, ou um atalho indicando a pasta.
Assim fica igual pra todo mundo.
Aqui o EXE usa a pasta default, então tanto faz aonde está instalado.
É só usar o default mesmo.
Um BAT, ou um atalho indicando a pasta.
Assim fica igual pra todo mundo.
Aqui o EXE usa a pasta default, então tanto faz aonde está instalado.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- Mario Mesquita
- Usuário Nível 4

Bom dia a todos.
Quintas, como seria? Eu acho que o atalho que chama o programa chama o .EXE direto e isso dava erro de abertura das tabelas. Por isso coloquei o atalho cravado no programa.
No caso do .BAT seria como? Pq em alguns casos, nem aquela letra atribuída ao drive remoto existe, tipo Z:, etc..
O .BAT ficaria no servidor ou nas máquinas que vão chamar o programa? Perdoe meu raciocínio lento.
Quanto mais simples, melhor, de fato. É que eu quero...
Desde já agradeço a dica.
Saudações,
Mario.
Quintas, como seria? Eu acho que o atalho que chama o programa chama o .EXE direto e isso dava erro de abertura das tabelas. Por isso coloquei o atalho cravado no programa.
No caso do .BAT seria como? Pq em alguns casos, nem aquela letra atribuída ao drive remoto existe, tipo Z:, etc..
O .BAT ficaria no servidor ou nas máquinas que vão chamar o programa? Perdoe meu raciocínio lento.
Quanto mais simples, melhor, de fato. É que eu quero...
Desde já agradeço a dica.
Saudações,
Mario.
- JoséQuintas
- Administrador

No EXE não sei se vai fazer automático igual com BAT:
No caso do BAT:
Pelo Windows entra na pasta, clique da direita, enviar para, área de trabalho criar atalho.
Já fica configurado.
Se criando atalho para o EXE não fizer a mesma coisa, em propriedades, preencha "funcionando em" com a pasta aonde está o EXE.
Atenção:
No Harbour antigo, pouco depois do 3.0 e início do 3.2, isso não dava certo.
No 3.0, e no atual, funciona normalmente. (já fazem alguns anos que está ok).
START no bat é pra não ficar preso à janela do prompt.
Se criar atalho sem posicionar na pasta primeiro, fica pra pasta errada, também teria que alterar em propriedades depois.
Assim ó, encima da "testa" do BAT/EXE, e não pela área de trabalho.
No caso do BAT:
Código: Selecionar todos
START SEUPROGRAMA.EXE
Já fica configurado.
Se criando atalho para o EXE não fizer a mesma coisa, em propriedades, preencha "funcionando em" com a pasta aonde está o EXE.
Atenção:
No Harbour antigo, pouco depois do 3.0 e início do 3.2, isso não dava certo.
No 3.0, e no atual, funciona normalmente. (já fazem alguns anos que está ok).
START no bat é pra não ficar preso à janela do prompt.
Se criar atalho sem posicionar na pasta primeiro, fica pra pasta errada, também teria que alterar em propriedades depois.
Assim ó, encima da "testa" do BAT/EXE, e não pela área de trabalho.
José M. C. Quintas
- Mario Mesquita
- Usuário Nível 4

Olá, Quintas.
Que interessante, nunca fiz um .BAT assim. O meu programa está sendo compilado pela HMG 3.0.46, será que a versão do harbour suporta?
Essa semana vou visitar um cliente que tem um servidor e vou tentar assim. Seria show se rodasse sem precisar ficar trocando o caminho no SET DEFAULT de acordo com o freguês.
Te conto se resolveu. Muito obrigado.
Saudações,
Mario.
Que interessante, nunca fiz um .BAT assim. O meu programa está sendo compilado pela HMG 3.0.46, será que a versão do harbour suporta?
Essa semana vou visitar um cliente que tem um servidor e vou tentar assim. Seria show se rodasse sem precisar ficar trocando o caminho no SET DEFAULT de acordo com o freguês.
Te conto se resolveu. Muito obrigado.
Saudações,
Mario.
- JoséQuintas
- Administrador

Uso assim há muitos anos.
Nisso já passou Clipper, VB6, xHarbour, Harbour 3.2, Harbour 3.4, GTWVG....
Uso atualização automática, e o BAT ajuda muito nisso.
É interessante.
Uma opção que era Clipper num dia, no outro dia virou VB6, ou xHarbour, ou Harbour, etc.
Sempre o mesmo BAT.
A própria rotina de atualização também chegou a virar VB6 numa época....
Mas o BAT sempre esteve lá, firme e forte.
O usuário só clicando em atualizar, e nada mais.
Agora alguns já viraram EXE, por restrições do W8, mas continua no mesmo conceito.
Nisso já passou Clipper, VB6, xHarbour, Harbour 3.2, Harbour 3.4, GTWVG....
Uso atualização automática, e o BAT ajuda muito nisso.
É interessante.
Uma opção que era Clipper num dia, no outro dia virou VB6, ou xHarbour, ou Harbour, etc.
Sempre o mesmo BAT.
A própria rotina de atualização também chegou a virar VB6 numa época....
Mas o BAT sempre esteve lá, firme e forte.
O usuário só clicando em atualizar, e nada mais.
Agora alguns já viraram EXE, por restrições do W8, mas continua no mesmo conceito.
José M. C. Quintas
- Mario Mesquita
- Usuário Nível 4

Boa tarde a todos.
Quintas, esse .BAT vai ficar na maquina que serve o programa? Daí então as maquinas que vão acessar devem fazer como vc está orientando?
É quase como eu fazia antigamente, mas atribuía uma letra ao drive ou pasta do servidor (Z:, Y:, etc.).
Mas isso era ruim pq desconfigurava, ou mudavam as letras e parava de acessar, essas coisas.
Quando comecei a usar o Harbour, achei legal usar o atalho direto, tipo "\\maquina\drive\pasta". Mas adiante começou a dar erro porque ele não aceitava isso para abrir as tabelas.
Daí só consegui resolver usando o comando SET DEFAULT TO <atalho>. O ruim é que fica fixo no programa, tipo:
Se assim como vc diz funcionar, será bom pois não precisarei mais colocar o atalho fixo no programa.
Desde já, agradeço a ajuda.
Abraço,
Mario.
Quintas, esse .BAT vai ficar na maquina que serve o programa? Daí então as maquinas que vão acessar devem fazer como vc está orientando?
É quase como eu fazia antigamente, mas atribuía uma letra ao drive ou pasta do servidor (Z:, Y:, etc.).
Mas isso era ruim pq desconfigurava, ou mudavam as letras e parava de acessar, essas coisas.
Quando comecei a usar o Harbour, achei legal usar o atalho direto, tipo "\\maquina\drive\pasta". Mas adiante começou a dar erro porque ele não aceitava isso para abrir as tabelas.
Daí só consegui resolver usando o comando SET DEFAULT TO <atalho>. O ruim é que fica fixo no programa, tipo:
Código: Selecionar todos
SET DELE ON
SET CENT ON
SET SOFT OFF
SET DATE BRIT
SET EPOC TO 1964
SET NAVIGATION EXTENDED
SET BROWSESYNC ON
SET EXCLUSIVE OFF
SET DEFAULT to l:\mrcart\Dados\
Desde já, agradeço a ajuda.
Abraço,
Mario.
- filizola
- Usuário Nível 3

Você pode usar um arquivo com o caminho onde estao os dados ou simplesmente informar o caminho sem a letra mapeada que funciona.
caminho=campodoarquivocomocaminho (\\servidor\dados) ou um arquivo.txt com o caminho
set default to &caminho.
ou
set default to \\servidor\dados
caminho=campodoarquivocomocaminho (\\servidor\dados) ou um arquivo.txt com o caminho
set default to &caminho.
ou
set default to \\servidor\dados
"Um passo a frente, e já não estará mais no mesmo lugar..."