Ola amigos.
Pesquisei antes aqui no fórum e não encontrei nada que pudesse me auxiliar, então vou explanar a situação e ver se podem me ajudar.
Não sei o que o meu cliente aprontou que bagunçou tudo o que era de impressão.
O cenário é o seguinte :
Todas as máquinas possuem Windows 7 Ultimate
- Máquina a ser acessada que possui impressoras
Nome da máquina : Secretarianovo
Usuário : Secretaria
Senha : 0000
possui duas impressoras : EPSONLX300 ==> matricial Epson LX300, setada para uso compartilhado, conectada à LPT1
HPLaserJetM426 ==> HP Laser Jet M426, setada para uso compartilhado, conectada à USB
O que preciso, é que os outros usuários (outras máquinas que utilizam o sistema em Clipper do servidor) possam efetuar suas impressões nas impressoras conectadas à máquina Secretarianovo.
Tentei de tudo utilizando o comando do DOS "NET USE" informando máquina, usuário, senha, etc .... mas sempre retorna erro.
Não sei se usei a sintaxe correta, ou se faltou alguma informação, parametro, ou sei lá o que... (quando bate o nervosismo, já não se pensa direito...rs)
Perguntas :
- ambas impressoras, devem ter seus drives instalados nos outros equipamentos que precisam fazer impressão ?
- gostaria de criar arquivos .BAT para selecionar uma impressora ou outra, assim ficaria de fácil manuseio para os usuários, então como seriam os comandos NET USE para cada impressora ?
Agradeço a atenção e ajuda.
Uso de Impressoras em rede
Moderador: Moderadores
- rubens
- Colaborador

Bom dia...
Não sei se você vai conseguir usar a laserjet com compartilhamento... talvez algum colega passe o caminho das pedras..
Que erro é retornado quando usa o NET LPT1... com a LX300? Sem a mensagem de erro fica mais difícil.
Não precisa ter o driver dela instalado no terminal, não, basta o comando net use ser executado com exito.
Tem que ver também como está as permissões do compartilhamento da lx300. Você terá que adicionar permissão para o usuário todos...
Se quiser pode instalar ela no terminal e fazer um teste para ver se tá imprimindo pelo windows mesmo, fora do seu aplicativo...
Rubens
Não sei se você vai conseguir usar a laserjet com compartilhamento... talvez algum colega passe o caminho das pedras..
Que erro é retornado quando usa o NET LPT1... com a LX300? Sem a mensagem de erro fica mais difícil.
Não precisa ter o driver dela instalado no terminal, não, basta o comando net use ser executado com exito.
Tem que ver também como está as permissões do compartilhamento da lx300. Você terá que adicionar permissão para o usuário todos...
Se quiser pode instalar ela no terminal e fazer um teste para ver se tá imprimindo pelo windows mesmo, fora do seu aplicativo...
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você
"
-
prmuller
- Usuário Nível 3

Bom dia amigo!
Isso aconteceu comigo há tempos atrás e é uma chatice total, porém fácil para resolver.
Na máquina onde estão instaladas as impressoras, procure a pasta c:\Windows\System32\Spool\Printers. Nessa pasta, vá em propriedades/segurança/avançadas e crie um novo usuário de nome Todos e de permissão total.
Nas outras máquinas, instale as impressoras como sendo impressora de rede e use o comando net use normalmente para ambas impressoras.
Caso persista o erro, instale uma porta lpt2 nas máquinas da rede e direcione o comando net use para ela (o win 7 reserva a lpt1 para impressoras locais).
Creio que isso vá resolver o teu problema, da mesma forma que resolveu o meu.
Boa sorte!
prmuller
Isso aconteceu comigo há tempos atrás e é uma chatice total, porém fácil para resolver.
Na máquina onde estão instaladas as impressoras, procure a pasta c:\Windows\System32\Spool\Printers. Nessa pasta, vá em propriedades/segurança/avançadas e crie um novo usuário de nome Todos e de permissão total.
Nas outras máquinas, instale as impressoras como sendo impressora de rede e use o comando net use normalmente para ambas impressoras.
Caso persista o erro, instale uma porta lpt2 nas máquinas da rede e direcione o comando net use para ela (o win 7 reserva a lpt1 para impressoras locais).
Creio que isso vá resolver o teu problema, da mesma forma que resolveu o meu.
Boa sorte!
prmuller
Obrigado pessoal pelas informações iniciais.
Fiz algumas configurações nos equipamentos onde as impressoras estão instaladas, instalei os drives das impressoras em todos os equipamentos e de certa maneira consegui utilizar qualquer impressora de qualquer equipamento.
Agora, continuo com um único problema, que é a senha de acesso à máquina SECRETARIANOVO.
Se, através do DOS, digitar o comando manualmente, é solicitado a senha de usuário, conforme abaixo:
C:\net use lpt1 \\secretarianovo\epsonlx300 /user:secretarianovo\secretaria
A senha ou o nome de usuário é inválido para \\secretarianovo\epsonlx300.
Digite a senha para que 'secretarianovo\secretaria' se conecte a 'secretarianovo': _
Já tentei de diversas maneiras incluir a senha "0000" no comando NET USE para que seja algo automático e não precise que o usuário efetue esta digitação, e não consigo !!!
Fiz algumas configurações nos equipamentos onde as impressoras estão instaladas, instalei os drives das impressoras em todos os equipamentos e de certa maneira consegui utilizar qualquer impressora de qualquer equipamento.
Agora, continuo com um único problema, que é a senha de acesso à máquina SECRETARIANOVO.
Se, através do DOS, digitar o comando manualmente, é solicitado a senha de usuário, conforme abaixo:
C:\net use lpt1 \\secretarianovo\epsonlx300 /user:secretarianovo\secretaria
A senha ou o nome de usuário é inválido para \\secretarianovo\epsonlx300.
Digite a senha para que 'secretarianovo\secretaria' se conecte a 'secretarianovo': _
Já tentei de diversas maneiras incluir a senha "0000" no comando NET USE para que seja algo automático e não precise que o usuário efetue esta digitação, e não consigo !!!
Rogério "Homer"
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Amigo, você já tentou:
C:\net use lpt1 \\secretarianovo\epsonlx300 /user:secretarianovo\secretaria 0000
Abraços
C:\net use lpt1 \\secretarianovo\epsonlx300 /user:secretarianovo\secretaria 0000
Abraços
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
-
prmuller
- Usuário Nível 3

Amigo,
Muito provavelmente a máquina em questão (a que exige senha no net use) deve estar com seu compartilhamento protegido por senha. Verifique e desabilite a opção.
Prmuller
Muito provavelmente a máquina em questão (a que exige senha no net use) deve estar com seu compartilhamento protegido por senha. Verifique e desabilite a opção.
Prmuller
Amigo,
Pra mim, o que resolveu foi acrescentar um comando no registro, pelo Regedit, executado como Administrador:
Em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System, acrescente NOVO> Novo valor DWORD chamado EnableLinkedConnections, com valor 1. Reinicie o computador.
Fernando
Pra mim, o que resolveu foi acrescentar um comando no registro, pelo Regedit, executado como Administrador:
Em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System, acrescente NOVO> Novo valor DWORD chamado EnableLinkedConnections, com valor 1. Reinicie o computador.
Fernando
Fernando Lara
fernando.pareschi@gmail.com
Clipper 5.2 - Blinker 7 - Samba
xHarbour
fernando.pareschi@gmail.com
Clipper 5.2 - Blinker 7 - Samba
xHarbour