Existem várias formas de se fazer isso. Geralmente o que é usado é uma senha mensal que deve ser passada ao cliente. Isto é bom pois caso o cliente não efetue o pagamento da mensalidade, você simplesmente não passa a senha. Você deve criar uma rotina que modifique a senha diariamente e tenha em sua chave alguma coisa tipo código do cliente + data. Além disso, é indispensável ter uma trava contra pirataria.
opa,
eu criei um arquivo de configuração que aloquei na pasta do windows, onde contém informações sigilosas como: Nome da empresa licenciada, aminho dos arquivos etc.....e entre as informações está a data de travamento, aviso no sistema uns dois dias antes pro cliente me ligar aí mando um arquivo com uma rotina que apenas alterará a data de travamento, pode ser ,meio complicado pra clientes que não tenham net mas estou estudando também uma contra-senha, aí voltamos a conversar.
Abraços
"Ter Problemas é Inevitável, ser derrotado por eles é opcional.!!"
Eu utilizo número de execuções, a cada 120 execuções o cliente deve solicitar uma nova liberação, quando chega em 100 o sistema começa a avisar, quando chega em 120 o sistema só abrirá se for digitada uma contrasenha, essa contrasenha pode ser digitada a qualquer momento bastando o cliente pegar a nova contra senha e ir na opção UTILITARIOS-LIBRA EXECUÇÃO.
gravo no EXE o numero de serie, data e hora da proxima liberacao, numero de vezes que foi utilizado a senha de liberacao. Gero uma senha utilizando o numero de serie do sistema e data do dia em que esta sendo digitada a senha. O numero de serie e um algoritimo relacionado com numero de serie do HD para protecao contra pirataria, assim gardando este numero de serie em um banco de dado no meu computador, criei um sistema que gera a senha para fornecer ao cliente. EX:
senha + dias + hora, misturando os tres
SSSS + DDD + HHHH
Faria de uma forma diferente, criaria uma rotina para gerar um número aleatório que chamaria de Trial, por exemplo, o cliente me ligaria passando este número, com este número eu gero uma contra senha fazendo uma conta qualquer ,e mais junto com esta contra senha tb iria junto um numero de dias que programa rodaria a partir da liberação, pois existem clientes que poderiam se chatear em ter que ficar me ligando todo mes, assim posso liberar o programa pelo período de tempo que eu achar conveniente sem ter que ficar alterando os fontes e sem ter que ficar enviando arquivos pro cliente.
IDEIA : NOS USAMOS SISTEMAS QUE DENTRO TEM GRAVADO O NUMERO DE SERIE DO TERMINAL DO CLIENTE E LIMITAMOS A DATA DE MANUTENCAO EM 3 (TRES) MESES, TUDO DENTRO DO SITEMA.
TEM FUNCIONADO DE ACORDO COM O PAGAMENTO DO CLIENTE E SEM E COPIAR OU FUNCIONAR EM OUTRO MICRO
....ja testou algumas delas...ou qr mais opiniões a respeito....não basta soh colocar travas pra cliente picareta....tem q ter um contrato no papel registrado em cartório....discriminando multa...tals...após vencimento...eu nunca tive problema com inadimplência....mas sou precavido...pois naum confio nem na minha sombra...além da trava...q eu faço q nem o "matrix"...uso data de expiração e contra-senha....cliente pago eu libero a atualização....mando via e-mail ou conecto remoto e atualizo...fora o contrato de locação....alguns clientes pedem customização no programa....ae agrego valor fechando um contrato de manutenção....no msm esquema...uma vez deixei uma msg...logo no inicio do sistema....sistema expira tal dia....rs...cliente pagou e me ligou....rs...mas coloquei soh pra ver...pq o cara (cliente) tinha jeito de ser enrolado....ai pra naum ter prob logo no primeiro pagto....dei um susto nele alguns dias antes do vencimento... 8) ....
Ok Dudu_Xbase !!! É mesmo eu gostaria de houvir mais opniões , além de ser um assunto interessante, outros colegas com certeza entram para ver as opiniões, como houveram 160 acessos na primeira vez que perguntei sobre o assunto até eu me espantei com esse número ai voltei a tona pois trenho certeza que o número vai se repetir, Veremos !!!
Valeu !!!
Estpu pra fazer uma rotina que libera e programa por um determinado tempo eu escolho quantos dias ele vai rodar antes de expirar, antes de expirar ele avisa (Seu programa vai expirar em .... dias), mas ele tb vai verificar se o sistema esta rodando na máquina que foi instalado(Pelo numero de série do HD ou da BIOS), qdo o cliente me ligar dizendo que o programa vai expirar, ou ja expirou eu tenho que enviar pra ele uma senha que vai librar o programa pelo tempo que eu achar conveniente.
Façam suas sugestões.