Error SDF/1004 Erro de criação: d:\sitema\arquivo.xml

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por juniorcamilo »

em um cliente esta com vários problemas de Erro de criação! tanto local quanto em rede!
parte do codigo onde deu esse erro... e na é ta ha e nem sempre!!

Código: Selecionar todos

Sele LINHAO
     cArqaux := "d:\sstea\arquiv.xml"     
     COPY TO &cArqaux. SDF
__DBCOPY(0)
_DBSDF(0)
GERAFE(2220)
....
....

outra duvida pq os error estão em português?
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!

a) Formatar a maquina.
b) Antivirus
c) Hd com badblocks
e) Falha no seu código! Veja se o arquivo existe ou se tem alguém acessando.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Erro em português.... ou alterou Harbour pra language PTBR, ou tem errorsys personalizada, o que pode não mostrar o erro corretamente.

Com certeza está incompleta porque falta o "DOS ERROR xxxxx", que facilitaria identificar o motivo do erro.

Por acaso o nome da pasta é sitema ou sistema?
Tá parecendo que seu teclado está falhando, e talvez os nomes no fonte estejam errados.

Comparou o nome da pasta, pra ver se existe no disco? ou se está protegido contra gravação? ou se o usuário tem acesso à pasta? etc. etc. etc.
Comece tentando obter a mensagem completa/correta do erro.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
e na é ta ha e nem sempre!!
Entendi que o erro é aleatório. As vezes funciona.
Neste caso verificar a existência do arquivo antes de criá-lo, mover ele para a pasta /tmp por exemplo, ou tentar apagar, antes de criar. Para não tentar criar com o arquivo já aberto...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

JoséQuintas escreveu:Erro em português.... ou alterou Harbour pra language PTBR, ou tem errorsys personalizada, o que pode não mostrar o erro corretamente.
Sim utilizo um errorsys personalizado(peguei aki no forum), mas não possui a msg em português no código!
Como faz para por em Inglês?
JoséQuintas escreveu:Por acaso o nome da pasta é sitema ou sistema?
Tá parecendo que seu teclado está falhando, e talvez os nomes no fonte estejam errados..
Sim é o meu teclado mas falhou ao digitar aqui no fórum e não no meu código!!
JoséQuintas escreveu:Comparou o nome da pasta, pra ver se existe no disco? ou se está protegido contra gravação? ou se o usuário tem acesso à pasta? etc. etc. etc.
Comece tentando obter a mensagem completa/correta do erro.
Sim fiz verificação de pasta e arquivo!! outro lugar q da esta mesma(não é td hora!!) mensagem é hora de abrir um arquivo

use ( nomarq ) new alias ( aliarq ) SHARED &&via Tipo
      If neterr() == .t.
      .....
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Ola!
Neste caso verificar a existência do arquivo antes de criá-lo, mover ele para a pasta /tmp por exemplo, ou tentar apagar, antes de criar. Para não tentar criar com o arquivo já aberto...
Sim ja esta verificando isso!!
este problema só em um único cliente e começou de um dia para outro!! eu pus aki no fórum para saber c alguém já passou por isso mas acho q deva ser maquina ou rede!!
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Pessoal,

Para o erro aparecer em inglês, remova de sua função Main() o comando: Hb_LangSelect( "PT " ). Esse comando coloca as mensagens do Harbour em português (não confundir com Hb_CdpSelect(), esse por sua vez seleciona a Code Page).

Quanto ao erro nessa máquina, sugiro você baixar e rodar o AdwCleaner: https://toolslib.net/downloads/viewdown ... dwcleaner/ (site oficial), mesmo que tenha antivirus na máquina, é possível ela ter sido contaminada por algum malwere que periodicamente está interferindo.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Eu continuo insistindo na remoção da errorsys, pra ver direito a mensagem de erro.
essa mensagem é incompleta, não diz qual o motivo do erro.
Eu estou quase apostando que o erro deve ser violação de compartilhamento, mas a errorsys usada não mostra.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

JoséQuintas escreveu:Eu continuo insistindo na remoção da errorsys, pra ver direito a mensagem de erro.
essa mensagem é incompleta, não diz qual o motivo do erro.
Eu estou quase apostando que o erro deve ser violação de compartilhamento, mas a errorsys usada não mostra.
eu vou fazer isso e monitorar!! assim q der d novo eu posto aki!!
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Agora que dei atenção a outro ponto:

Sele LINHAO
cArqaux := "d:\sstea\arquiv.xml"     
COPY TO &cArqaux. SDF
Isso é pra copiar um XML do arquivo, é isso?

hb_MemoWrit( "d:\sistema\arquiv.xml", linhao->CampoXml )
Continua valendo o que já postei antes, referente descobrir o motivo do erro, mas poderia ser feito assim, se é um XML mesmo.
José M. C. Quintas

juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

então é o arquivo todo!! vários registros!! gravo no campo linhao!!
JoséQuintas escreveu:

hb_MemoWrit( "d:\sistema\arquiv.xml", linhao->CampoXml )
Aqui esta copiado todos os registros do arquivo "linhao" do campo 'CampoXML' para o arquivo arquiv.xml!! correto?

onde eu acho sobre esses novos comandos Hb(quais sao?,o que faz? e etc)?
pois migrei a pouco tempo de clipper para xharbour!!
JoséQuintas
Administrador
Administrador

juniorcamilo escreveu:onde eu acho sobre esses novos comandos Hb(quais sao?,o que faz? e etc)? pois migrei a pouco tempo de clipper para xharbour!!
juniorcamilo escreveu:então é o arquivo todo!! vários registros!! gravo no campo linhao!!
No geral, tudo que poderia usar no Clipper pode usar no Harbour, com a diferença de que no Harbour praticamente não tem limites.
hb_MemoWrit() é equivalente ao MemoWrit(). A diferença é que MemoWrit() é específico pra DOS, igual o Clipper, e grava um Chr(26) no final do arquivo, o que pro Windows é considerado um caractere a mais.

Como faria isso no Clipper?

cTxt := ""
GOTO TOP
DO WHILE ! Eof()
   cTxt += linhao->CampoXml
   SKIP
ENDDO
hb_MemoWrit( "arquivo.xml", cTxt )
A única diferença do Clipper seria o hb_MemoWrit() ao invés de MemoWrit(), apenas pra não ficar igual no Clipper, que não é pra Windows.

Só lembrando também: o XML é uma única linha. Aquilo de várias linhas é só pra "humanos enxergarem", e o explorer mostra assim porque formata a visualização. Acho que o COPY SDF acaba colocando cada registro em uma linha.

Mas achei interessante o uso do COPY SDF, é um jeito diferente de gerar um arquivo.
Pra dar certo teria que remover todas as mudanças de linha: Chr(13) + Chr(10)
José M. C. Quintas

Responder