Como um usuário que explorar todo o potencial de pequenos programas seja para uso pessoal ou profissional, sempre me deparo com ferramentas de produtividade e as coloco em pratica.
Critério: tem de ser realmente boas sem detonar o desempenho de meu S.O..
Uso diáriamente muitas ferramentas e sempre que posso divulgo à voces para que não fiquem por aí testando e quebrando a testa.
Uma desta é o Virtual PC. Instalação indolor, muito pequeno mas exigente para desempenho total.
Porque falo sobre o mesmo, porque como desenvolvedor e suporte necessito ter em mãos as várias faces assumidas pelo Windows de forma a resolver os problemas de execução de meus sistemas nas várias interfaces.
Uso o Windows 2000 Professional e recentemente instalei o VirtualPC e criei dois PCs virtuais, um com o Win95 e outro com o Win98 e a intenção é instalar também o ME e XP.
O fato abre a possibilidade de testar nossos sistemas feitos com o nosso bom e velho Clipper e outras bibliotecas de agregação e testar antes de disponibilizar aos nossos clientes.
O Virtual PC em minha máquina( com 256Mbytes de RAM ) esta rodando sessões de 64Mbytes, usando as LPTs e COMs do próprio equipamento e também os recursos de hardware da minha máquina, como a placa Ethernet com a qual acesso a internet e configurei o Speedy, usando o RASPPPOE e neste momento estou acessando o forum através desta máquina virtual.
Para rodar várias sessões é necessário muita memória fisica, 256MBytes é o minimo para rodar uma unica sessão de 64MBytes e também muito espaço em HD para montar os HDs virtuais( montei cada um com 2GBytes sendo, que 1GByte seria o ideal ).
Veja na imagem abaixo o resultado de uma instalação como a descrita acima:

Particularmente não coloco isto como sendo a ultima solução em um certo tópico pois existem ferramentas de produtividade às pencas por aí e por sorte podemos testar todas e nos apaixonar-mos por algumas.
Por enquanto um abraço e bom desempenho.
:xau