HbQT do zero

Projeto Harbour QT - HbQt, HbXBP e HbIDE

Moderador: Moderadores

leandrolinauer
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

HbQT do zero

Mensagem por leandrolinauer »

Boa tarde a todos.
Estive a tempos tentando compilar a HBQT com o Harbour 3.2 que já uso a tempos, mas não obtive exito que sigo os passos todos de instalação sempre da erro quando vou compilar os exemplos e não funciona de forma alguma, da ultima esta semana, ele até compila, cria o executavel, mas não funciona, da erro avisando que não há o plugin QT para windows, algo assim.

Alguém se habilita a passar o caminho das pedras para fazer funcionar QT no harbour?.

Lembrando, já tenho instalado HB32 já com a Addons GTWVW a qual utilizo e que deu certo compilar no harbour, agora pretendo mesclar com a QT.
Sei que aceita as duas juntas, porque quando eu usava HARBOUR 3.1, com a QT nativa, elas funcionavam juntas QT e GTWVW.
Preciso agora realmente migrar para QT, e só sei que poderei fazer isto, criando os módulos novos em QT com o principal em GTWVW.

Fico grato a todos.
:D
Harbour 3.2 + GtWVW + QT + SQLite3 + DBF + SQL (Firebird)
leandrolinauer
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

HbQT do zero

Bom dia a todos.
Depois de muitos testes, consegui fazer funcionar a HBQT no harbour.
O problema agora é, como a QT já vem com o compilador eu não consegui juntar com o meu projeto atual que esta usando versão diferente.
Estou analisando como fazer isto, se migro tudo para a versao que vem com a QTContribs ou ao contrário.
Posto resultados em breve.
leandrolinauer
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

HbQT do zero

Boa tarde
Consegui compilar a QT junto com meu projeto o problema é que não executa como executava com harbour 31.

Mensagem de erro

This application has requested the runtime to terminate it in an unusual way.
please contact the application´s support team for more information.

Alguém sabe o que pode ser?
:(
leandrolinauer
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

HbQT do zero

Boa tarde, já consegui resolver.
Já esta funcionando HBQT com GTWVW, agora é começar a brincadeira em QT, modulo por modulo.
Valeu
leandrolinauer
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

HbQT do zero

Bom dia a todos.
Em anexo na imagem, já esta o pequeno inicial exemplo de um módulo QT dentro do sistema em GTWVW.
Gostei muito da QT, tem muitas possibilidades de designer, estou fazendo tudo na unha.
Verifiquem a imagem abaixo.
Falta descobrir muito, pq os tutorias em qt são escassos e estou tendo que garimpar na internet como usar as funções e montar minha biblioteca própria.
Já fiz:
QT_OpenWindow() minha função que desenha a janela padrão para todas.
QT_DrawBox() minha função que desenha os box, tipo do anexo "FILTROS" e "TIPO" etc.
Vou montando a biblioteca e esta funcionando show de bola.
Não vejo a hora de chegar entradas de digitação etc etc etc, vai demorar.

:)Pos
Anexos
Tela exemplo do sistema em GTWVW com um módulo em QT (Liquidação de contas a receber)
Tela exemplo do sistema em GTWVW com um módulo em QT (Liquidação de contas a receber)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

HbQT do zero

Mensagem por JoséQuintas »

Não entendi
é a HBQT que vém no Harbour, ou q QTContribs do Pritpal Bedi?
Se for a HBQT, se não me engano pode usar como GT e até as telas sem conversão ficam em QT.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Fernando queiroz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

HbQT do zero

Mensagem por Fernando queiroz »

na realidade é essa QT um tempo atraz paguei e baixei ela mas não saiu nada, hoje com certeza teria um bom resultado

https://www.qt.io/product?utm_campaign= ... Nav%202019 :)) :)) :))
HARBOUR 3.2, HWGUI 2.23 B3, SEFAZCLASS, PDFClass, ADO + MariaDB/MySQL, RMChart
JoséQuintas
Administrador
Administrador

HbQT do zero

Mensagem por JoséQuintas »

Sim a QT é a biblioteca geral pra qualquer linguagem.
Mas não dá pra usar direto no Harbour, precisa de LIB intermediária

Dentre essas LIBs intermediárias temos

- HBQT que vém com Harbour
- QTContribs, que o Pritpal Bedi criou
- Outras
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
leandrolinauer
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

HbQT do zero

Boa tarde a todos
é a QT extraída da QTContribs, pasta HBQT em addons
:D
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

HbQT do zero

Mensagem por microvolution »

post não vingou ... lamentável.
parecia ser a solução (desktop + web + mobile)
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!

Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
leandrolinauer
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

HbQT do zero

Bom dia microvolution
Lamentável mesmo, não consegui exemplos de como trabalhar com a HBQT, exemplos funcionais mesmo, através do tutorial não consegui seguir em frente e olhando o tutorial da QT própria também não obtive êxito.
Consegui desenhar a tela, mas na hora que chega na edição dos dados a coisa muda de figura, não consegui fazer leitura de GETs como faço no harbour puro colocando validações, mascaras, chamando funções etc.
Esta programação é muito diferente da programação xbase do harbour, não sei se estou me expressando corretamente.
Bom, não vou desistir, mas deixei para segundo plano a HBQT, hoje estou focado em colocar em SQL (firebird) o meu sistema feito em GTWVW para depois de implantado eu providenciaria novas mudanças na programação, ou HBQT ou MINIGUI esta achei mais simples de trabalhar e funcional e contem tudo que preciso e muita ajuda aqui no forum.

Se você tiver com vontade de engajar na luta com HBQT, podemos trocar algumas informações para podermos montar algo funcional tipo um simples cadastro.
Realmente o mundo em QT é outra coisa, pode-se fazer muita coisa com esta framework, por isto pretendo não deixar ela de lado.

Grato.
Um abraço
Responder