Amigos,tenho uma roitina de pedidos, funciona assim;o usuario diguta o codigo do produto é feita uma busca com o comando seek para o produto.
só que antes do seek apos o get tem uma rotina que verifica se o Codigo do produto digitado já existe correspondente ao nº atual do pedido isto é para que não seja inserido o mesmo produto duas vezes.
esta verificação é feita atraves do comndo if comparando nº do pedido + codigo do produto se os dois são achados retorna produto já inserido.
no micro onde o programa esta instalado roda muito bem, só que quando é no micro da rede demora a conferencia atrasando a exibição do produto pois o bco de dados esta grande.
existe uma outra maneira de fazer esta busca mais rapido esta conferencia mais especifica que o retorno seja imediato mesmo se tratando dela sendo feita em um micro da rede buscando no servidor onde esta o programa . alguma dica de como fazer ! se alguém puder me ajudar fico muito grato. um abraço.
Ajuda com Pesquisa em Bco de Dados!
Moderador: Moderadores
Caro Vaninho,
no sistema de pedidos que desenvolví faço da seguinte forma:
No servidor:
ARQUIVO 1 - (Cabeçalho do pedido)
É o arquivo com os dados do cabeçalho do pedido com os seguintes campos:
Número do pedido, cond. pagto, cliente, cod. vendedor, desconto, valor, acrescimo, entre outros.
ARQUIVO 2 - (Produtos)
Número do pedido, codigo do produto, quant, valor, peso, etc...
Nos terminais:
ARQUIVO TEMPORÁRIO 1
É o arquivo que guarda os produtos que estão sendo digitados, portanto, eu só verifico neste arquivo o que o digitador está operando.
No final do pedido eu gravo os dados nos arquivos definitivos e tudo funciona tranquilamente.
Quando vou imprimir o pedido, pego os dados do arquivo1(cabeçalho) e depois procuro o número do mesmo no arquivo2(produtos).
Pensei nesta solução para evitar que os arquivos ficassem muito grandes, e com isto tenho agilidade tanto na parte de produtos vendidos como na parte de clientes e valores.
Espero ter colaborado.
Atenciosamente,
Anderson R.
no sistema de pedidos que desenvolví faço da seguinte forma:
No servidor:
ARQUIVO 1 - (Cabeçalho do pedido)
É o arquivo com os dados do cabeçalho do pedido com os seguintes campos:
Número do pedido, cond. pagto, cliente, cod. vendedor, desconto, valor, acrescimo, entre outros.
ARQUIVO 2 - (Produtos)
Número do pedido, codigo do produto, quant, valor, peso, etc...
Nos terminais:
ARQUIVO TEMPORÁRIO 1
É o arquivo que guarda os produtos que estão sendo digitados, portanto, eu só verifico neste arquivo o que o digitador está operando.
No final do pedido eu gravo os dados nos arquivos definitivos e tudo funciona tranquilamente.
Quando vou imprimir o pedido, pego os dados do arquivo1(cabeçalho) e depois procuro o número do mesmo no arquivo2(produtos).
Pensei nesta solução para evitar que os arquivos ficassem muito grandes, e com isto tenho agilidade tanto na parte de produtos vendidos como na parte de clientes e valores.
Espero ter colaborado.
Atenciosamente,
Anderson R.