Erro ao compilar no Harbour com biblioteca class(y).lib

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

rangelssilva
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por rangelssilva »

Prezados,
Baixei o Harbour 32 bits (versão 3.2) à fim de compilar programas clipper/xbase. Ao tentar utilizar a lib (Class(y).lib) o compilador harbour reporta o erro abaixo. Estou utilizando o hbmk2 para transformar o código em "c" e depois ser compilado com o GCC que vem no harbour. Sei que existem várias flags para informar ao hbmk2 e ao gcc compilar com as libs. Será que passei o parâmetro errado? Fiquei o dia todo tentando resolver isso , mas como não sou experiente com tal ferramenta posso ter errado. Caso possam me dar alguma fica ficaria grato com a ajuda. Obrigado!

O arquivo "cl_Rect.prg" que cria a classe é o seguinte:

Código: Selecionar todos

#include "class(y).ch"
// #include "hbclass.ch"

CREATE CLASS Rectangle
        VAR top, left
        VAR bottom, right
    EXPORT:
        METHOD init
        METHOD set
        METHOD width, height
        METHOD area
    END CLASS
O comando é dado abaixo:

d:\hb32_projs>hbmk2 Cl_Rect -Ld:\Clipper_Libs\class24b\CSY24B\LIB -lCLASSY -lCSY24B -id:/Clipper_Libs/class24b/CSY24B/include -cflag=-Ld:/Clipper_Libs/class24b/CSY24B/LIB -cflag=-lCLASSY.LIB
Harbour 3.2.0dev (r2004201301)
Copyright (c) 1999-2020, https://harbour.github.io/
Compiling 'Cl_Rect.prg'... Lines 334, Functions/Procedures 1 Generating C source output to 'C:\Users\shopm\AppData\Local\Temp\hbmk_c33cku.dir\Cl_Rect.c'... Done.
d:/Clipper_Libs/class24b/CSY24B/LIB/CLASSY.lib: file not recognized: File format not recognized
collect2.exe: error: ld returned 1 exit status hbmk2: Erro: Executando linkeditor. 1
gcc.exe C:/Users/shopm/AppData/Local/Temp/hbmk_c33cku.dir/Cl_Rect.o C:/Users/shopm/AppData/Local/Temp/hbmk_c33cku.dir/hbmk_jc4dz0.o -mconsole -Wl,--start-group -lCLASSY -lCSY24B -lhbextern -lhbdebug -lhbvm -lhbrtl -lhblang -lhbcpage -lgtcgi -lgtpca -lgtstd -lgtwin -lgtwvt -lgtgui -lhbrdd -lhbuddall -lhbusrrdd -lrddntx -lrddcdx -lrddnsx -lrddfpt -lhbrdd -lhbhsx -lhbsix -lhbmacro -lhbcplr -lhbpp -lhbcommon -lhbmainstd -lwinmm -lkernel32 -luser32 -lgdi32 -ladvapi32 -lws2_32 -liphlpapi -lwinspool -lcomctl32 -lcomdlg32 -lshell32 -luuid -lole32 -loleaut32 -lmpr -lmapi32 -limm32 -lmsimg32 -lwininet -lhbpcre -lhbzlib -Wl,--end-group -oCl_Rect.exe -Ld:/hb32/lib/win/mingw -Ld:/Clipper_Libs/class24b/CSY24B/LIB
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

LIB de Clipper.... é pra Clipper, esqueça essa LIB..

A notícia boa é que o Harbour já tem classes, não precisa dessa LIB.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
rangelssilva
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por rangelssilva »

Obrigado meu caro.

Tenho o Harbour aqui e essas Libs do "Clipper" ficarão somente para "brincadeiras" em máquinas virtuais e Dos Box. Vou verificar a sintaxe no Harbour e construir alguma coisa, mais como hobby mesmo e prática de lógica de programação.

Mas agradeço pela resposta e desejo sucesso a todos.

Obrigado!
Responder