Servidor do banco de dados

Fórum sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Me surgiu uma questão básica aqui.

Geralmente eu mesmo instalo o servidor MySQL.

Mas... e se for o cliente?
De repente ele não passa a senha, por segurança, e não vamos passar a nossa senha, também por segurança.
E aí?
Como resolver a questão?

Deixar o usuário escolher a senha para o aplicativo acessar o banco?
parece o mais óbvio, fazer isso e criptografar tudo.

É isso?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
Na década de 80, tinha toda uma divisão. Ninguém entrava no "CPD"!, era o lugar com ar condicionado!
Tínhamos o programador, o analista e até o cara que carregava a caixa com os cartões perfurados.
Um computador "AT" custava o preço de um trator...
Agora ninguém quer saber de nada, apenas quer usar.
Se vc encontrar em uma empresa o "entendido" que indique tal BD, tal linguagem, tal OS... Igual tínhamos antigamente..., e não sabia editar o autoexec.bat..., não sei quem está pagando esse tipo de profissional ainda.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Não é exatamente isso.
Hoje temos o responsável pelo servidor/rede, o cara que libera senha de acesso, que configura o domínio do servidor.
Geralmente ele tem todas as senhas de tudo.
Principalmente se já existir um servidor MySQL, com informações da empresa, vai ficar limitado a que ELE faça as liberações.
Com isso, ele precisaria saber no mínimo qual usuário/senha vamos precisar.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
Hoje temos o responsável pelo servidor/rede, o cara que libera senha de acesso, que configura o domínio do servidor.
Só se foi ai em SP, aqui, isso é passado.
Agora tá tudo indo para as nuvens, essas empresas que vc está citando.
Eu mesmo faço tudo. Ninguém pergunta nada sobre BD. E tem cliente com até 10, 15 CPUs.
Se uma maquina da rede falha, o cliente me liga via Teamviwer e eu vejo o problema, não tem mais essa pessoa. Pelo menos aqui, essa pessoa sumiu.

Complementando, essa pessoa é um técnico avulso, que aparece vez ou outra.
Tem uma empresa que trabalha assim, mas a senha fica no papel colado no monitor.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Pessoal,

Vamos ao certo ou errado primeiro.
Sistema é nossa/vocês o banco de dados é exclusivamente do cliente e isso é direito dele.

Lido com varias empresas grandes que eles tem seus servidores e algumas vez já tem o PostgreSQL instalado lá, eu solicito apenas para criar um novo usuário e senha para ficar apenas para nosso DATABASE, e quando o cliente deseja por exemplo integrar com PowerBI digo para ele criar um novo usuário e dar acesso somente leitura no banco de dados, isso garante que não vão fazer alguma cagada de mexer em alguma tabela/registro sem querer.

Então sim, temos que conceder os acesso e deixar o cliente usar seu usuário e senha, e ele poder informar isso no nosso sistema para conectar no banco de dados.

Além, disso temos cliente usando conexão do banco de dados com certificado SSL, para ter trafego e conexão segura. Então tem muito para onde correr, geralmente isso acontece em empresas que tem TI próprio ou DBA na empresa.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder