https://capricho.abril.com.br/comportam ... la-lgbtqi/– O que significa LGBTQIA+?
A sigla é dividida em duas partes. A primeira, LGB, diz respeito à orientação sexual do indivíduo. A segunda, TQIA+, diz respeito ao gênero.
L: lésbica; é toda mulher que se identifica como mulher e têm preferências sexuais por outras mulheres.
G: gays; é todo homem que se identifica como homem e têm preferências sexuais por outros homens....
B: bissexuais; pessoas que têm preferências sexuais pelo gênero masculino e feminino.
T: transexuais, travestis e transgêneros; pessoas que não se identificam com os gêneros impostos pela sociedade, masculino ou feminino, atribuídos na hora do nascimento e que têm como base os órgãos sexuais.
Q: queer; pessoas que não se identificam com os padrões de heteronormatividade impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem também necessariamente concordar com tais rótulos.
I: intersexuais; antigamente chamadas de hermafroditas, são pessoas que não conseguem ser definidas de maneira distinta em masculino ou feminino.
A: assexuais; que não sentem atração sexual por ninguém, podendo ou não se interessar por envolvimentos românticos;
+: engloba todas as outras letrinhas de LGBTT2QQIAAP, como o “P” de pansexualidade, que é a atração por pessoas, independentemente do gênero ou da orientação sexual delas.
– É ofensivo usar siglas que já caíram em desuso?
Talvez não seja ofensivo para todas as pessoas, mas é errado, já que, como foi dito anteriormente, a sigla caiu em desuso. Transitar entre LGBT, LGBTQ+ e LGBTQIA+ é, atualmente, o mais correto. E, é claro, se você estiver na dúvida sobre como se referir ou qual pronome de tratamento usar ao falar com alguém do movimento, pergunte.
Não é complicado, basta dizer comunidade LGBTT2QQIAAP
Do jeito que vai essa sigla, melhor reduzir pra +PQP

