Uma pergunta de peso. Relacionado a empresa e sociedade.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Uma pergunta de peso. Relacionado a empresa e sociedade.

Mensagem por rochinha »

Amigos

Em 1995 resolvi, junto com um "amigo" de minha classe estudantil de processamento de dados de abrir uma empresa de informatica.

Abrimos e durante dois anos funcionamos legal, mas ai tivemos problemas e quase fechamos a mesma.

Fiquei com toda documentaçào da mesma aguardando o momento de aparecer um dinheirinho e colocar minha mãe como sócia e continuar meu trabalho.

Dois anos depois este mesmo "amigo" me procurou dizendo estar interessado em dar continuidade a utilização do nome da empresa e topei trabalhar com o mesmo.

Ele tinha um sistema em Clipper, criado a partir de aulas de programação que dei à ele, o qual refiz conforme o meu modo de programar e montei o sistema que praticamente suportou minha empresa durante estes anos.

A dois anos atrás estava eu com o nome sujo no SPC e ele apareceu com uma idéia de entrar em algumas concorrencias e licitações, na época de produzir um programa de controle de prefeituras e me disse que o fato de estar nesta situação, sendo eu um dos sócios, atrapalhava as negociações então entramos em comun acordo de que eu retirasse o meu nome do contrato social para que se pudesse concorrer à estas licitações e assim que resturasse o meu nome poderiamos voltar ao que era antes.

O tempo passou, a empresa sempre tendo problemas de caixa, meu pro-lábore sempre mirrado meu nome mais sujo que pau-de-galinheiro e minha mãe veio a falecer, pois eu não tinha dinheiro sequer para levá-la ao médico.

Comecei a trabalhar em minha versão Windows e batalhar novos clientes e quando a ferramenta estava em ponto de testes, fui até a empresa e peguei bancos de dados contendo informações o bastante para testar e verificar o resultado, qual não foi a minha surpresa ao puxar os relatórios de contas à pagar, onde lá constavam meus ultimos pro-lábores de 600, 900 enquanto que os dele eram de 3000 fora os levantamentos de gastos extras da ordem de 4000, 5000 e até 6000 reais.

Pelo fato de minha mãe ter ficado enferma e eu sem dinheiro para pagar alguém para tomar conta dela, transferi meu equipamento para casa e de lá eu dava todo o suporte para meu clientes via internet, icq, skype, vnc etc. deixando a empresa em suas mão para que o mesmo gerenciasse.

O que houve foi que quando decobri este desfalque e resolvi fazer algo, ele veio com uma consultoria e praticamente me colocaram para fora da empresa, alegando que a empresa estava encontrando dificuldades no mercado e que os clientes estavam queimados com a mesma por minha causa, pois meu suporte tinha sido precário, que o sistema dava paus e os sites não eram produzidos.

Até então havia acumulado as funções de produção de sites para pelo menos oito clientes e cuidava do suporte de desenvolvimento para 35 clientes, sozinho.

Me deram uma lista de dez clientes para que eu pudesse atender e fosse tocar minha vida.

Agora pergunto:

Pelo fato de não fazer parte do contrato social e pleitear os clientes que usam o meu sistema( pois somente eu possuo os fontes ), me apresentando como o responsável pelo seu desenvolvimento e suporte e agora fazendo parte de outra empresa, agora minha, estaria eu fazendo algo ilícito, pois o fato de um cliente ter contrato com uma empresa não amarra ele à mesma e nem tampouco impede de outras empresas apresentarem o seu produto, que no meu caso é a continuidade do trabalho do meu sistema.

E agora o que fazer?

@braços :?)
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Caro Rochinha,

Situação muito difícil mesmo...

Isso serve de exemplo para todos nós.

Desculpe por não poder ajudar, pois não sou um grande conhecedor de leis, mas não pude me furtar a responder à sua mensagem.

Boa Sorte!!!!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Os fontes tão registrados? Se sim em nome de quem, se for do dele ou da empresa tu tá danado. Se for no seu nome tu por não fazer parte da empresa pode pedir direitos autorais e multar eles. Se não tiver registro registre o programa em seu nome e processe eles pelo uso. E chegue nos clientes e fale sobre o assunto, assim alem de poder processar a empresa do sacana e recuperar tudo que ele roubou ainda vai levar os clientes.

Pode até ser anti ético mas ele fez pior antes. Te deixou na mão na hora que tu precisou.

Edit: Por sinal não é ilicito tu ir nos clientes dele e roubar eles, isso é a coisa mais natural um trabalhador sair de uma empresa de software e ir nos clientes dela pra tentar conseguir contrato. Concorrência de mercado é assim mesmo.
Sergio "Evolver" Fagundes

CURVE-SE DIANTE DE MIM SER INSIGNIFICANTE, POIS EU SOU ROOT
Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
Trazom
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Trazom »

Caro Rochinha,

já vi esse filme antes,
acho até que mais de uma vez

existem vários ângulos de observação:

1 - o domínio e usabilidade dos fontes
2 - a preferência dos clientes: você ou seu ex-sócio
3 - o que vier a ser correto judicialmente
4 - o seu sustento e da sua família

por precaução, sendo você a parte mais fraca, pelo menos financeiramente, adiante-se em entrar com uma ação judicial por danos morais ou algo parecido, ou prepare-se para responder, pois é provável que seu ex-sócio ja esteja planejando isso

no mais, siga em frente e boa sorte com o que você sabe fazer de melhor

valeu
Imagem

Harbour 3.2 HMG 1.2a NSX
Evandro
Pelo fato de exercitar bem a própria arte,
cada um pretendia ser sapientíssimo também nas
outras coisas de maior importância,
e esse erro obscurecia o seu saber

Platão, Apologia de Sócrates
brandon75
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por brandon75 »

Caro colega,
a melhor alternativa seria o que o amigo Evolver disse, primeiramente se precavina de que os softwares ainda não estejam registrados.
Em meus softwares eu coloco sempre no cabeçalho o nome de minha empresa, com direitos à mim, pra que não haja esse tipo de problema.
Nos mais, boa sorte, e precisando de algo,e ntre em contato.

Nilso de Campos
41 33231901
41 91040849
ncampos@niconti.com.br
Diderot
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Diderot »

Rochinha

Acredito que suas perdas foram várias e o caminho que melhor se apresenta é construir um novo negócio a partir dos dez sistemas que "recebeu" e dos demais que estão "rolando" com a sua inteligência.

Pondere bem sobre as críticas que foram feitas ao seu trabalho e defina uma nova forma de trabalhar para não deixar margens a qualquer crítica. Seja muito profissional. Conhecimeno você tem para dar e vender. Use essa situação como apoio para crescer.

Assuma os dez que recebeu e faça deles um modelo de profissionalismo. Dê passos de acordo com a suas possibilidades. Seja realista e pragmático!

Os demais de sua autoria acabarão "voltando" quando for necessário e ai use bem a cabeça para poder reverter um pouco da história.

Olhe bem o contrato social da empresa para ver se não consta o seu nome. Caso tenha dificuldades pode ser feito na Junta Comercial. Caso seu nome ainda esteja constando "abra o olho" e encaminhe de acordo com a sua vontade.

Trata-se apenas de uma resposta e um estímulo para que você siga em frente usando os seus conhecimenos em seu benefício e daqueles usuários em potencial de seus sistemas.

Sucessos!!
gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Problemas com Sociedades

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI-MG, 2 de agosto de 2005.

Prezado Rochinha,

Conforme você mencionou,

"... o mercado e que os clientes estavam queimados com a mesma por minha causa, pois meu suporte tinha sido precário, que o sistema dava paus e os sites não eram produzidos... "

Então estas Empresas não deveriam estar utilizando os Softwares elaborados por você e/ou sob Assistência da antiga Empresa e do tal AMIGO.

Já que não é possível ACORDO que te beneficie no seu entendimento, melhor é procurar Assistência Jurídica. Se você era associado ao CDL ou Associação Comercial, os custos serão mais acessíveis.

Como os fontes são seus - e você poderá facilmente demonstrar domínio sobre os algorítmos, cabe uma Petição bem redigida sobre os fatos e com detalhes técnicos.

E como ÚLTIMO recurso:

Já que o seu nome e CPF estão fora do Contrato Social, como anda a situação Fiscal da tal Empresa? ISS, PIS, COFINS, ICMS e IRPJ batem com a movimentação financeira? Ou a tal CONSULTORIA também já está contornando este problema?

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amigos

Valeu pelas resposta e o apoio, fico muito grato e sei que aqui posso contar com profissionalismo alem da grande amizade.

Quanto a consultoria, eles não me apresnetarm nenhum numero, agiram como se não fosse de minha conta e juridicamente, ou seja, contratualmente não é mesmo.

Mas quando não se tem nada a esconder nunguém teme apresentar resposta.

Mas mesmo assim vou lutando e logo logo poderia mostrar os frutos de meu trabalho e ajudar muita gente.

Obrigado amigos

@braços :?)
Responder