ola amigos
bom dia
estou migrando o sistema DBF para MariaDB
gostaria de uma opinião dos colegas mais experientes, o que é melhor:
conectar ao DB uma única vez e fazer select, update etc etc e desconectar somente depois de sair do sistema.
ou
a cada select update fazer a conexão no DB e depois desconectar.
grato.
conectar e desconectar sempre após uma consulta ao BD
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

Infelizmente isso sobrecarrega e pode fazer tudo travar.Amparo escreveu:a cada select update fazer a conexão no DB e depois desconectar.
O Windows mantém conexões em estado de espera, mesmo depois de fechar.
A operação de abrir conexão, antes de conseguir abrir, também fica em estado de espera.
NÃO há limite de conexões abertas, mas há limite pra conexões em estado de espera.
Isso é chamado de half-open-connections.
Antes do Windows XP service pack 3, o limite de half-open-connections era de 67.000.000, depois disso, o limite baixou pra 8.
Todo restante vai entrando em uma fila, aguardando a liberação das half-open-connections.
Isso pode até causar travamento de tudo, precisando até mesmo reiniciar o computador.
Acho que isso responde sua pergunta.
O que deixa na dúvida é: se o Windows faz isso pra reutilizar, porque não reutiliza?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Bom dia.
José Quintas, gostei do seu parecer.
Poka
José Quintas, gostei do seu parecer.
Poka
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Quando se olha para sistemas gigantes, com alta disponibilidade, grande número de usuários acessando simultaneamente, e onde falhas não são toleradas, estes SGBD não são a melhor opção. Nesta situação, o horizonte aponta para os SGBD pagos. Neste ponto, diversas variáveis entram em jogo, como exemplificado no artigo cujo link segue abaixo, apenas como exemplo, relativo aos produtos Oracle, e que deve ter regras semelhantes às de outros produtos pagos.
https://pt.linkedin.com/pulse/tudo-que- ... petruzalek
Em nosso mundo Harbour, isto pode ser um método válido de programação, usando pequenos ou grandes sistemas desktop que acessam sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais open source e/ou gratuitos.Poka escreveu:José Quintas, gostei do seu parecer.
Quando se olha para sistemas gigantes, com alta disponibilidade, grande número de usuários acessando simultaneamente, e onde falhas não são toleradas, estes SGBD não são a melhor opção. Nesta situação, o horizonte aponta para os SGBD pagos. Neste ponto, diversas variáveis entram em jogo, como exemplificado no artigo cujo link segue abaixo, apenas como exemplo, relativo aos produtos Oracle, e que deve ter regras semelhantes às de outros produtos pagos.
https://pt.linkedin.com/pulse/tudo-que- ... petruzalek
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
Obrigado Alexandre, apesar que para utilizar esses bancos caros, a empresa tem que investir bastante.
Os clientes que eu tenho não conseguem fazer nem um atalho para chamar o sistema.
Poka
Os clientes que eu tenho não conseguem fazer nem um atalho para chamar o sistema.
Poka