Olá,
Um cliente pediu que eu transformasse o programa monousuário dele para multiusuário.
O problema é que não fui eu quem desenvolvi, mas já estou com ele totalmente descompilado pelo Valkirie e já tenho todos os fontes (aliás um só de 13 mil linhas...).
Alguém poderia me dar uma sugestão de por onde começar?
Obrigado
DE MONOUSUARIO PARA REDE
Moderador: Moderadores
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
DE MONOUSUARIO PARA REDE
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
monousuário para rede
creio que você poderia tentando separar e conhecer as rotinas, depois para rede tem que abrir os arquivos de dados com o share.
(eu faria assim)
[]'s e boa sorte
(eu faria assim)
[]'s e boa sorte
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Sim claro,
As rotinas ja separei praticamente uma por PRG pra estudar melhor, mas não basta só abrir com SHARE, tem q bloquear e desbloquear toda vez que vai usar o banco....
Mas valeu...
As rotinas ja separei praticamente uma por PRG pra estudar melhor, mas não basta só abrir com SHARE, tem q bloquear e desbloquear toda vez que vai usar o banco....
Mas valeu...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
- rrfsistemas
- Usuário Nível 3

Não quero ser polêmico, mas acho que vc deveria dizer ao seu cliente que a solução seria desenvolver outro sistema, pois a engenharia reversa é um crime e um dia isto pode acontecer com vc e creio que não iria ser plausível da sua parte , Ok !
Sei que vc me diria : ai vem outro e faz : se todos partissem para este lado, estariamos prejudicando a nós mesmo pois além de NÃO APRENDERMOS o correto estariamos sendo FORAS DA LEI...
Apenas um desabafo e não uma crítica...
Sei que vc me diria : ai vem outro e faz : se todos partissem para este lado, estariamos prejudicando a nós mesmo pois além de NÃO APRENDERMOS o correto estariamos sendo FORAS DA LEI...
Apenas um desabafo e não uma crítica...
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá,
Entendo perfeitamente sua colocação e concordo plenamente.
O caso é o seguinte: o programador desenvolveu 80% do sistema sentado no micro do próprio cliente. Ele salvava os fontes e levava para casa. Isso faz uns 6 anos.
No meio do desenvolvimento o cara faleceu e nunca mais ninguém pode terminar o sistema. Tentou-se entrar em contato com a família do sujeito mas esta disse que não se responsabilizava pelo ocorrido...
Obviamente que ofereci um novo sistema ao cliente, visto que para mim, além de ser mais rentoso é também mais fácil de se trabalhar (pois é muito mais trabalhoso 'corrigir' sistemas desenvolvidos por terceiros).
Espero que eu possa ter esclarecido a situação e que eu não fique com esta imagem de carrasco ladrão e fora da lei.
Obrigado pelas considerações.
Entendo perfeitamente sua colocação e concordo plenamente.
O caso é o seguinte: o programador desenvolveu 80% do sistema sentado no micro do próprio cliente. Ele salvava os fontes e levava para casa. Isso faz uns 6 anos.
No meio do desenvolvimento o cara faleceu e nunca mais ninguém pode terminar o sistema. Tentou-se entrar em contato com a família do sujeito mas esta disse que não se responsabilizava pelo ocorrido...
Obviamente que ofereci um novo sistema ao cliente, visto que para mim, além de ser mais rentoso é também mais fácil de se trabalhar (pois é muito mais trabalhoso 'corrigir' sistemas desenvolvidos por terceiros).
Espero que eu possa ter esclarecido a situação e que eu não fique com esta imagem de carrasco ladrão e fora da lei.
Obrigado pelas considerações.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Algumas dicas.
1 - Não trave o arquivo todo na rede para fazer alguma operação de replace, isto pode impedir em determinados momentos que os outros terminais parem, pois vc não conhece como funciona os processos do sistema ao fundo, apesar de ser um programa muito pequeno
2 - Trave o registro sempre que for repassar os dados e sempre depois de algum laço ou de todo o processamento, dê um DBCOMMITALL para poder garantir que os buffers locais sejam dispejados na rede. Nesta função de travamento use um do while até que o registro seja liberado, pois como disse, vc não sabe o processo e vc evitaria acesso irrestrito a um determinado registro.
Sem precisar, o que acho não ser o seu caso, no meu site montei algumas dicas do que deve ser mudado para colocar o programa em rede.
1 - Não trave o arquivo todo na rede para fazer alguma operação de replace, isto pode impedir em determinados momentos que os outros terminais parem, pois vc não conhece como funciona os processos do sistema ao fundo, apesar de ser um programa muito pequeno
2 - Trave o registro sempre que for repassar os dados e sempre depois de algum laço ou de todo o processamento, dê um DBCOMMITALL para poder garantir que os buffers locais sejam dispejados na rede. Nesta função de travamento use um do while até que o registro seja liberado, pois como disse, vc não sabe o processo e vc evitaria acesso irrestrito a um determinado registro.
Sem precisar, o que acho não ser o seu caso, no meu site montei algumas dicas do que deve ser mudado para colocar o programa em rede.
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá,
Muito obrigado Vagner,
Em outra ocasião já consultei as dicas do seu site e realmente achei muito úteis.
Obrigado pela atenção
Muito obrigado Vagner,
Em outra ocasião já consultei as dicas do seu site e realmente achei muito úteis.
Obrigado pela atenção
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs